Como fazer um lançamento de um produto digital?

Para um infoprodutor, saber como fazer um lançamento de um produto digital pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. No entanto, é importante que você tenha um planejamento com etapas bem estruturadas. 

Neste artigo, vou lhe explicar as etapas essenciais de como fazer um lançamento de um produto digital, incluindo as dicas para criar uma estratégia de marketing eficaz para garantir que seu produto se destaque no mercado digital. 

Se você quer saber como fazer um lançamento de um produto digital de sucesso, continue a leitura!

O que é um lançamento de um produto digital?

O crescimento do mercado digital tem atraído cada vez mais novos empreendedores que buscam crescer e se profissionalizar nessa área. 

E sendo um profissional com mais de uma década nesse mercado, sempre me deparo com perguntas como:

“Rafa, o que garante que um produto vai atingir a visibilidade esperada? Tem algum segredo para se destacar em um mercado com tantas opções?”

Para ser bem sincero, a resposta para essa pergunta é o que pode separar infoprodutores de alcançar os sonhados 6 dígitos em vendas. 

Porque, sim, existem alguns detalhes que podem garantir o sucesso de um produto e o fracasso de outros. E o principal deles é como fazer um lançamento de um produto digital. Mas você sabe o que isso significa?

Um lançamento de um produto digital é o processo de introduzir um novo produto ou serviço digital no mercado, basicamente é colocar seu infoproduto no mundo. 

Esse processo envolve diferentes etapas que precisam de bastante planejamento, por exemplo:

  • Criação do produto digital;
  • Estudo do mercado;
  • Desenvolvimento de campanhas de divulgação;
  • Construção de estratégias de atração e conversão de clientes potenciais em compradores.

Durante todo esse minucioso processo de lançamento, é importante acompanhar o desempenho do produto, monitorar o feedback dos usuários e fazer ajustes conforme necessário. 

Pois, é com a apuração de um relatório de lançamento que você vai poder otimizar seu produto digital, fazer com que ele atenda às necessidades dos clientes e alcance os resultados que você colocou como objetivo do seu negócio.

Qual a diferença entre lançamento e perpétuo?

Antes de pensar em qualquer coisa, você precisa entender que existem dois modelos a serem trabalhados: perpétuo ou lançamento.

O modelo de produto perpétuo é aquele que vai estar sempre disponível para a compra. Isso quer dizer que você vai fazer o lançamento apenas uma única vez, e as pessoas podem comprar quando bem quiserem.

Já o lançamento é o infoproduto mais exclusivo, que você realizar a divulgação uma única vez ou em períodos específicos. Assim, diferente do perpétuo, as pessoas poderão comprar apenas durante um curto período, e depois o produto não vai mais estar disponível.

Saber a diferença entre esses dois tipos vai te ajudar a definir toda a sua estratégia de divulgação e comunicação.

Passo a passo de como fazer um lançamento de um produto digital

Mas nessa jornada, não basta apenas saber o que é, e sim como fazer um lançamento de um produto digital.

Para isso, eu separei um passo a passo bem objetivo que vai destravar seu planejamento e lhe ajudar a realizar um lançamento de sucesso. Dá uma olhada:

Defina e conheça o seu público-alvo

Antes de criar e lançar um produto digital, é importante entender quem são seus clientes em potencial. Isso inclui a identificação das necessidades, desejos e preferências do público-alvo.

Desenvolva seu produto digital

O próximo passo é criar o produto digital em si. Isso pode incluir o desenvolvimento de software, conteúdo, aplicativos ou serviços online. Certifique-se de que o produto atenda às necessidades do público-alvo.

Além disso, aqui é que você vai precisar aplicar a diferença entre o lançamento e perpétuo.

Escolha a plataforma para hospedar seu produto

A plataforma é fundamental para que seu lançamento seja um sucesso, por isso dê preferência a uma plataforma que integre recursos de hospedagem, divulgação e venda do seu infoproduto.

E aqui vai a dica: a melhor do mercado é essa aqui.

Construa uma estratégia de marketing digital

Essa estratégia deve ser detalhada para garantir que o produto digital tenha a visibilidade necessária para ter sucesso. 

Nesse planejamento você deve incluir plano de oferta, os canais de marketing e cronogramas.

Crie uma página de vendas

Uma página de vendas é uma maneira eficaz de apresentar o produto digital e incentivar as pessoas a comprarem. 

Nela, você deve incluir informações detalhadas sobre o produto. Para isso, invista em estratégia de copywriting, um design bem criativo e nunca, jamais, em hipótese alguma, esqueça a CTA.

Além disso, é necessário que você monitore de perto o feedback e os resultados do lançamento para fazer ajustes e melhorias no futuro.

5 dicas para o lançamento de um produto digital

Como você conferiu no tópico acima, como fazer um lançamento de um produto digital pode variar dependendo do tipo de produto, do público-alvo e da sua estratégia de marketing. 

Mas eu tenho algumas dicas essenciais que vão tornar seus processos ainda mais eficientes independentemente do tipo do seu infoproduto. Confira:

  1. Analise a sua concorrência e conheça as práticas que estão aplicando;
  2. Estude bem o seu nicho antes de decidir o preço do seu produto digital;
  3. Aposte em um pré-lançamento exclusivo para gerar desejo entre seu público;
  4. Faça parceria com influenciadores e parcerias com marcas que correspondem ao segmento;
  5. Tenha uma landing page e crie iscas digitais para aumentar sua base de contatos.

Confira também o vídeo abaixo, onde você vai encontrar mais algumas dicas de como fazer um lançamento de um produto digital. Veja:

Próximos passos

Agora que você já conhece todos os segredos de como fazer um lançamento de um produto digital ser bem-sucedido, eu tenho uma dica extra para impulsionar seus resultados. 

E quero apresentar a HeroSpark, uma plataforma completa para hospedar, divulgar e vender seus produtos digitais.

Com ela, você garante em um só lugar todas as soluções que precisa para se destacar no mercado digital. Você vai contar com recursos como:

  • Funil de vendas automatizado;
  • Disparo ilimitado de e-mail marketing;
  • Ferramenta de criação de landing pages com modelos de páginas pré-prontos e editáveis;
  • Página de vendas com gateway de pagamento integrado;
  • Suporte via chat direto na plataforma.

Além disso, você pode alavancar suas vendas com um programa de afiliados exclusivo, onde você escolhe quem vai divulgar seu produto. 

Então não espere mais! Faça agora seu cadastro gratuito na HeroSpark e garanta o sucesso do lançamento do seu produto digital.

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: