Carreira, Cursos online, Empreendedorismo, Renda extra

Economia da paixão: como ganhar dinheiro fazendo o que ama?

Você já pensou em ganhar dinheiro fazendo o que ama? Na economia da paixão isso é possível. Quer saber mais sobre este tema? Então,...

· 5 min leitura >
Economia da paixão

Quer fazer parte da economia da paixão? Então, comece a trabalhar com aquilo que você ama. Isso mesmo! Dedique o seu tempo às atividades que oferecem uma boa remuneração e, ao mesmo tempo, proporcionam prazer.

A partir do momento em que você ingressa nessa nova modalidade de empreendedorismo, os resultados podem ser alcançados de maneira mais natural. Já que você faz aquilo que favorece as suas habilidades e os seus conhecimentos.

Mas, afinal, como ganhar dinheiro fazendo o que ama? Você quer saber essa resposta? Então, continue a leitura e confira todas informações que separei sobre a aplicabilidade da passion economy. Acompanhe!

Como encontrar o seu propósito de vida?

O primeiro passo para empreender na economia da paixão é encontrar o seu propósito de vida, ou seja, descobrir o objetivo que você pretende alcançar durante a vida. Por isso, este conceito está intimamente ligado com o ato de fazer o que você ama.

Lembre-se de que quando uma pessoa tem um propósito de vida bem definido, ela consegue ter uma visão clara da sua missão no mundo. Dessa forma, fica mais fácil saber o que precisa ser feito para buscar a sua felicidade e, ao mesmo tempo, proporcionar um bom convívio para as outras pessoas.

Portanto, ter um propósito de vida é aceitar e entender que você é um ser humano que tem certos limites. Porém, isso não o impede de lutar por aquilo que acredita. Aliás, todo esse movimento acontece porque você precisa deixar a sua marca no mundo. Já que todas as pessoas querem ser felizes com a sua existência.

Mas, afinal, como encontrar o propósito de vida? Para isso, você deve identificar e reforçar os pontos fortes da sua personalidade, pois eles indicam as suas habilidades. Quando você se concentra nelas fica mais fácil conquistar o seu objetivo de vida.

Outra forma para definir o seu propósito, é colocar em prática as suas paixões e habilidades. Ou seja, usar seus pontos fortes para criar um serviço ou produto que você gostaria de usar. Dessa forma, é possível se dedicar a algo que ama.

Por fim, desafie o seu status quo. Isso mesmo! Faça o que você gosta sem se preocupar com as convenções da sociedade ou com a busca incessante por dinheiro. Lembre-se de que quando você faz o que ama os resultados aparecem.

Quais são os obstáculos que impedem a economia da paixão?

Como vimos, encontrar o seu propósito de vida ajuda a entender o que te faz feliz e, consequentemente, é possível descobrir como trabalhar com aquilo que você ama. Mas, infelizmente, existem alguns obstáculos na vida que impedem as pessoas de seguir em frente e se dedicar a sua paixão.

Por exemplo, quando você acredita que não é bom o suficiente. Esse medo das críticas das outras pessoas pode te impedir de conquistar o seu propósito de vida. Então, não deixe a opinião alheia impedir o seu desenvolvimento profissional.

Outro obstáculo muito comum é ter medo de abandonar aquilo que é seguro, ou seja, deixar o emprego para se aventurar na economia da paixão. Mas para evitar esse tipo de problema você pode fazer uma reserva financeira, bem como planejar muito bem a sua transição para o mundo dos negócios.

Amar o que faz, mas achar que isso não dá dinheiro ou que é errado monetizar a paixão. Também é um grande obstáculo para quem quer ingressar na passion economy. Mas não se sinta culpado em pensar assim, o medo daquilo que é incerto deixa qualquer ser humano vulnerável.

Lembre-se de que quando você trabalha com o que ama, seja como funcionário, empreendedor ou autônomo. Os resultados aparecem com mais facilidade. Nesse caso, para se sentir mais seguro comece com pequenos projetos paralelos. 

Assim, você consegue ganhar mais confiança para seguir os seus sonhos e transformar a sua paixão em um negócio rentável. Portanto, lembre-se de que você é o único responsável pelo seu sucesso ou insucesso, por isso nunca desista dos seus objetivos.

Como ganhar dinheiro fazendo o que ama?

Agora que você já sabe que para fazer o que ama precisa saber qual é o seu propósito de vida, bem como romper com os obstáculos que te impedem de colocar em prática a sua paixão. Chegou o momento de conhecer algumas dicas que podem te ajudar a ganhar dinheiro fazendo o que ama. Continue a leitura e confira!

Encontre um nicho que você gosta

A economia da paixão é uma forma de monetizar a individualidade, ou seja, você usa suas habilidades e conhecimentos para criar produtos ou serviços que possam dar um retorno financeiro.

Por isso, a escolha do nicho no qual você vai trabalhar deve levar em conta as suas paixões e habilidades. Por exemplo, se você ama maquiagem, mas, atualmente, trabalha como garçonete em uma churrascaria e não está feliz com aquilo que faz.

O que te impede de olhar para a maquiagem com outros olhos, ou seja, vê-la como um nicho rentável para você conseguir ganhar o seu dinheiro fazendo o que ama. Ou, ainda, se você é especialista em um determinado assunto, por que não transformar seu conhecimento em um curso online e atuar no nicho da educação?

Portanto, quando você consegue identificar o que você ama fica mais fácil encontrar o nicho no qual é possível trabalhar. Lembre-se de que quanto mais específico melhor, já que a passion economy valoriza a individualidade.

Crie um produto ou serviço

Após identificar o nicho, é necessário criar o produto ou serviço que pretende vender para o mercado. Assim como o nicho, as soluções que você deve desenvolver precisam estar diretamente ligadas ao que você ama.

Como mencionei nos exemplos acima, se você gosta de maquiagem, pode prestar serviços como maquiadora. Ou, ainda, se é detentor de um alto conhecimento em um assunto específico, pode criar um curso online para distribuir por meio de plataformas digitais, como a Hotmart e a HeroSpark.

Nesse caso, é importante investir seu tempo para criar um protótipo do seu produto ou serviço. Dessa forma, fica mais fácil ver a aceitabilidade dele no mercado. Lembre-se de que na economia da paixão trabalhamos com aquilo que amamos.

Mas, também, precisamos ficar atentos aos movimentos do mercado. Já que não adianta de nada produzir uma solução com todo o amor, mas que não vende devido as pessoas não sentirem a necessidade de comprá-la.

Conquiste uma boa audiência

Na passion economy o relacionamento com a audiência é muito valorizado, já que é ele que ajuda no crescimento do seu negócio. Para que isso aconteça é necessário aplicar estratégias de marketing digital.

Ou seja, criar canais online, em especial, as redes sociais. Assim como produzir muito conteúdo relevante para o seu público-alvo. Lembre-se de que não é apenas publicar todos os dias, mas, sim, manter uma interação ativa com os seus seguidores.

Dessa forma, é possível criar um bom relacionamento, bem como conquistar novos clientes engajados e fiéis a sua marca. Por isso, não seja um vendedor chato, procure ajudar com informações valiosas sobre o seu nicho.

Venda o produto ou serviço

Por fim, você precisa vender o seu produto ou serviço para ganhar dinheiro fazendo o que ama, não é verdade? Então, busque a melhor maneira de expor as suas soluções para os potenciais consumidores, bem como construa um processo de vendas bem estruturado.

Ademais, o formato da venda depende do produto ou serviço. Por exemplo, se você pretende vender um curso online. Será necessário contratar uma plataforma especializada para hospedá-lo e distribuí-lo para o mercado, como a HeroSpark ou a Hotmart.

Já para prestar serviços como maquiadora, você precisará comprar todo o material de trabalho, bem como decidir se vai atender a domicílio ou terá um local próprio para os atendimentos. 

Além disso, é essencial que você invista na divulgação e no atendimento para conseguir criar um bom relacionamento com os clientes. Lembre-se de que independente da solução que você pretende vender, é necessário criar um processo de vendas específico para ele. 

Podemos concluir que a economia da paixão é uma ótima alternativa para quem pretende ingressar no mundo do empreendedorismo. Já que fazer o que você ama é muito mais prazeroso do que trabalhar com algo apenas em troca da remuneração.


Gostou deste conteúdo? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a ele.

3 Replies to “Economia da paixão: como ganhar dinheiro fazendo o que ama?”

Deixe seu comentário: