Infoprodutos, Marketing, Renda extra

Marketing digital: o que é e como funciona?

Provavelmente, você já foi impactado por uma ação de marketing digital, não é verdade? Mas, você sabe o que ele é e...

· 6 min leitura >
Marketing digital

Se você está começando a empreender e não sabe como fazer a sua empresa se tornar conhecida no mercado, que tal usar as estratégias de marketing digital? Dessa forma, você consegue atrair a atenção das pessoas certas, no momento certo e com o conteúdo certo.

Além disso, esse tipo de marketing apresenta muitas vantagens em comparação com o modelo tradicional. Dessa forma, você pode obter muitos resultados aplicando no dia a dia da sua empresa ações voltadas ao mundo digital.

Ficou curioso para saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separei para você. Vamos lá!

O que é marketing digital?

O marketing digital surgiu na década de 90 junto com a popularização da Internet, já que as empresas precisavam criar sua presença digital para serem encontradas com mais facilidade pelo seu público-alvo.

Assim como ele mudou a forma de abordagem dos clientes, que passou a ser mais natural e não somente interruptiva como acontece no marketing tradicional. Dessa forma, as pessoas têm um papel mais ativo diante da marca.

Mas, afinal, o que é marketing digital? É um conjunto de estratégias que visa a promoção de uma empresa ou uma marca nos canais digitais. O principal objetivo deste tipo de marketing é a criação de relacionamento com o público e, consequentemente, a transformação deles em potenciais clientes.

Quais são as vantagens?

O marketing digital revolucionou a forma como as empresas atraem seus clientes, já que as estratégias de interrupção foram substituídas na maioria das vezes pelas ações que permitem a interação das pessoas com a marca. 

Além disso, é possível identificar muitas vantagens nesse processo. Veja, a seguir, alguns dos benefícios que esse tipo de marketing pode proporcionar para as empresas. Vamos lá!

Maior interatividade com o público

A primeira vantagem do marketing digital que vou abordar é a interatividade com o público. Já que isso não acontece nos meios de comunicação tradicionais usados pelo marketing, como a propaganda e o anúncio.

No digital o público consegue interagir com a marca por meio de comentários e likes, bem como compartilhando o conteúdo nas suas redes sociais. Assim, a empresa consegue identificar a opinião das pessoas sobre a sua conduta e seus produtos ou serviços.

Maior segmentação do público

No marketing tradicional você não consegue prever quem vai assistir o seu anúncio na TV, mas no digital é possível segmentar o público. Ou seja, você consegue enviar a mensagem desejada para as pessoas certas e no momento certo.

Isso é possível porque os canais digitais possuem ferramentas que ajudam neste processo. Já que você pode filtrar as pessoas de acordo com faixa etária, gênero, nível de escolaridade, localização geográfica, hábitos de consumo, entre outros.

Redução de custos

Os custos para colocar em prática as estratégias do marketing tradicional costumam ser mais altos do que no digital. Além disso, o retorno é menor, já que você não tem controle do público que está visualizando uma propaganda na televisão, por exemplo.

Já no marketing digital, é possível criar conteúdo para as suas redes sociais e seu blog sem custo nenhum. E os anúncios geralmente são muito mais baratos em comparação com o investimento despendido para veiculação em uma revista ou um canal de TV.

Maior possibilidade de mensuração dos resultados

No marketing tradicional é quase impossível analisar os resultados, já que você não tem controle de quantas pessoas foram atingidas pelo seu anúncio ou conteúdo. Mas no digital isso é possível, pois existem ferramentas que podem ajudar neste processo.

Por exemplo, tanto as redes sociais quanto os blogs têm relatórios analíticos, no qual você pode ter acesso ao perfil das pessoas que visitaram ou fizeram alguma ação dentro do seu canal digital, como um clique no anúncio.

Assim, é possível criar estratégias mais assertivas para conseguir melhorar o seu conteúdo e, consequentemente, aumentar o alcance das suas publicações. Dessa forma, você tem mais chances de atingir o seu público-alvo.

Quais são as estratégias de marketing digital?

Mas, afinal, como colocar em prática o marketing digital? Isso é possível por meio da criação de estratégias. Nesse tipo de marketing, existem uma infinidade de ações que podem ser utilizadas para as empresa alcançarem os objetivos esperados. Continue a leitura e confira as principais estratégias que você pode usar. 

Inbound marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma das principais estratégias de marketing digital. Já que ele usa a produção de conteúdo nos canais digitais para atrair pessoas.

Dessa forma, o público visualiza seus produtos ou serviços de maneira mais natural e, consequentemente, isso desperta o seu interesse. Então, essas pessoas entram em contato com a empresa para adquiri-los.

Para tanto, são criadas estratégias para atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Em seguida, aplica-se elas nas diversas ferramentas digitais, como site, blog, redes sociais, mecanismos de busca, entre outros.

Marketing de conteúdo

Essa estratégia usa a produção de conteúdo relevante em diferentes formatos, como vídeo, imagem, texto e áudio, para atrair a atenção do público. 

Para isso, é realizado um estudo das dores, dos desejos e das objeções da persona para construir conteúdos que atendam as necessidades dela. Isso inclui criação de sites, blogs, materiais educativos, vídeos, entre outros.

E-mail marketing

Nas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é possível coletar o contato das pessoas interessadas nas suas soluções. A partir daí, você pode criar estratégias de e-mail marketing para continuar nutrindo elas com seu conteúdo de maneira mais customizada.

Além disso, você tem a possibilidade de enviar newsletters, mensagens promocionais, campanhas sazonais, e-mails informativos, entre outros. Assim, você aumenta as suas chances de fechar negócio.

Publicidade online

Essa estratégia envolve o uso de mídias pagas para impulsionar o seu conteúdo. Assim, ele consegue atingir mais pessoas com o perfil do seu cliente ideal. Para tanto, você pode utilizar banners no site ou no blog, links patrocinados nas redes sociais, anúncios nos canais digitais, Google ads, entre outros.

Também existe a possibilidade de contratar espaços em canais digitais de outras pessoas e empresas parceiras, como a publicação guest posts, a contratação de digital influencers e a criação de um programa de afiliados.

Como criar um planejamento de marketing digital?

É essencial fazer o planejamento para que as estratégias de marketing digital consigam proporcionar os resultados esperados pela empresa. Diante disso, veja, a seguir, o passo a passo para que você possa construir o seu planejamento. Confira!

Defina os objetivos e as metas

O primeiro passo para fazer o planejamento é definir os objetivos e as metas que você pretende alcançar com o marketing digital. Por exemplo, o seu objetivo pode ser aumentar o tráfego no site.

Na sequência, você tem que elencar as ações que serão tomadas, como criar conteúdo para as redes sociais, investir em links patrocinados, entre outros. Ademais, é importante definir em quanto tempo você quer obter esse resultado. Assim, é possível mensurá-los.

Defina os indicadores de desempenho

Após definir os objetivos e as metas, fica mais fácil mensurar os resultados por meio dos indicadores. Por exemplo, se você quer aumentar o tráfego, um dos indicadores seria a quantidade de visitas no site ou no blog por mês.

Dessa forma, é possível identificar se as suas estratégias de marketing digital estão dando certo ou não. Assim como você pode aplicar ações de melhoria para obter melhores resultados.

Crie a persona

Muitas pessoas começam a aplicar as estratégias de marketing sem criar a persona e acabam se frustrando com os resultados. O ideal é construir o perfil do seu cliente ideal para direcionar suas ações para atingi-lo.

Para isso, identifique por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas as principais características, desejos, dores, objeções de compra, hábitos de consumo, entre outras informações que possam ajudar na construção da persona.

Escolha as estratégias

Agora que você já conhece a persona fica mais fácil encontrar as estratégias mais adequadas para atrair a sua atenção. Assim como não se esqueça de levar em consideração os objetivos, as metas e os indicadores definidos anteriormente.

Existem muitas estratégias que você pode utilizar no seu planejamento, como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing de Afiliados, publicidade online, e-mail marketing, video marketing, entre outros.

Elabore os planos de ação

Com as estratégias definidas, chegou o momento de colocar tudo no papel ou na tela do computador. Agora você precisa escrever cada ação que será tomada, bem como a sua periodicidade, responsável, entre outros detalhes que possam orientar a sua execução.

É nesse momento que montamos o famoso calendário editorial, com os temas dos conteúdos, o prazo para produção e publicação, os canais digitais onde eles serão distribuídos, entre outros.

Mensure os resultados

Não basta apenas planejar e colocar em prática as ações, é necessário também mensurar os resultados para saber se as suas estratégias estão no caminho certo ou não. Para isso, você vai utilizar os relatórios analíticos do blog, do site, das redes sociais, do e-mail marketing, bem como das ferramentas de automação para verificar os indicadores definidos anteriormente.

Dessa forma, é possível ter acesso a performance dos seus conteúdos e da conversão deles em vendas. Assim como você pode aplicar ações de melhoria para alcançar resultados melhores para a sua empresa.

Podemos concluir que o marketing digital pode ajudar muito as empresas a conquistar os clientes certos, ou seja, aqueles que têm grandes possibilidades de conversão em vendas. Assim como ele ajuda a criar um relacionamento duradouro que facilita a fidelização e a criação de embaixadores da sua marca.


Gostou de conhecer um pouco sobre o marketing digital? Quais são as principais estratégias que você pretende adotar na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe, com os outros leitores, os seus insights sobre o assunto!

One Reply to “Marketing digital: o que é e como funciona?”

Deixe seu comentário: