TV Digital

Linguagem Lua e o desenvolvimento para TV digital interativa

Saber que a a linguagem Lua é a linguagem procedural do middleware Ginga-NCL todos sabem. Isso já não é novidade. Algumas pessoas...

· 1 min leitura >

Saber que a a linguagem Lua é a linguagem procedural do middleware Ginga-NCL todos sabem. Isso já não é novidade.

Algumas pessoas chegam a pensar que a linguagem foi criada exclusivamente para esse propósito. Porém Lua é uma linguagem muito madura e já está na estrada, e nas mãos da comunidade, há um bom tempo.

Lua foi criada em 1993 dentro do laboratório Tecgraf, da PUC-Rio, pelos professores Roberto Ierusalimschy, Luiz Henrique de Figueiredo e Waldemar Celes. Após sua criação, um dos grandes responsáveis pelo crescimento e grande visibilidade de Lua foi sua utilização no desenvolvimento de jogos, fato que elevou Lua para um nível superior em número de programadores. Hoje, um dos principais jogos que utiliza Lua como linguagem de script é o World of Warcraft.

Lua conta com uma comunidade muito ativa, onde vários projetos de grande relevância são desenvolvidos, como por exemplo: projeto kepler, luaforge e luarocks. Existe também a lua-users onde é possível encontrar muita informação relevante e vários códigos com exemplos de uso da linguagem.

lua.gif

A comunidade interage basicamente pelas listas de discussão. A principal, e com um número bem maior de membros, é a lista internacional (lua-l), porém a lista nacional (lua-br) conta com grande participação dos desenvolvedores nacionais.

Lua não começou com a TV digital e nem foi desenvolvida para essa finalidade, porém esse é mais um ambiente onde essa fantástica linguagem mostrou sua força e desempenho. A comunidade Lua só tem a ganhar com essa nova leva de desenvolvedores que chega via TV digital.

Se você deseja obter mais informações acesse:

One Reply to “Linguagem Lua e o desenvolvimento para TV digital interativa”

Deixe seu comentário:

%d blogueiros gostam disto: