[+Bônus] Link de afiliado: o que é e como gerar? 

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:6 de abril de 2023
  • Comentários do post:2 Comentários
  • Tempo de leitura:10 minutos de leitura

O marketing de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro online promovendo produtos ou serviços de outras empresas. Mas você sabe a função do link de afiliado nessa estratégia?

Por isso, neste post, vou mostrar como você pode gerar links de afiliados e divulgá-los em diversos canais. Além disso, vou compartilhar algumas dicas bônus para ajudá-lo a maximizar seus ganhos e aproveitar ainda mais este mercado. Acompanhe!

O que é um link de afiliado?

Um link de afiliado é um link único que é gerado para um afiliado promover um produto ou serviço de uma determinada marca. 

Cada afiliado tem o seu link exclusivo, o que permite que ele seja usado para rastrear as vendas que foram geradas por meio da promoção do produto divulgado por ele.

Na prática, quando um afiliado promove um produto usando seu link de afiliado e alguém clica nesse link e faz uma compra, a empresa ou infoprodutor sabe que essa venda foi gerada por meio da promoção do afiliado e, assim, ele recebe uma comissão pela venda.

Um exemplo bem comum são as influencers no Instagram que fazem os famosos provadores das marcas e disponibilizam links exclusivos e normalmente associados a um cupom.

Assim, você vai ter acesso ao produto da marca, ganhar um desconto na compra e o afiliado vai receber uma porcentagem desse valor. Isso é bom para os dois lados:

  • Para a empresa, que consegue alcançar um público ainda maior, alinhado com o seu perfil;
  • Para o afiliado, que gera uma renda, forma a sua audiência e faz novos negócios.

Em uma estratégia de marketing de afiliados, esse trabalho de divulgação é fundamental para escalar vendas. 

Além disso, possibilita que mais pessoas ganhem dinheiro na internet mesmo que não possuam um produto próprio.

Como gerar um link de afiliado?

Para gerar um link de afiliado é necessário que as pessoas se inscrevam no programa de afiliados em uma plataforma de marketplace.

Depois de se inscrever e escolher o produto que deseja promover, o seu afiliado vai ter acesso a um link exclusivo. O processo para gerar o link de afiliado pode variar em cada plataforma, mas geralmente é bem simples.

Por exemplo, para gerar um link de afiliado para um produto digital na HeroSpark, uma plataforma completa e exclusiva para infoprodutores, é necessário se cadastrar e receber um convite de um infoprodutor.

Depois disso, a pessoa que deseja ser afiliada do produto vai obter seu link e pode utilizar os recursos da HeroSpark para iniciar uma estratégia de divulgação, que pode incluir um funil de vendas automatizado. 

É importante lembrar que, ao gerar esse link, é fundamental seguir as políticas e diretrizes do programa de afiliados para evitar qualquer problema para garantir o pagamento das suas comissões.

Onde divulgar o link de afiliado?

A divulgação de um link de afiliado é importante porque aumenta sua visibilidade, gera tráfego, gera receita passiva e ajuda a construir relacionamentos

Mas você deve estar se perguntando “Rafa, quais os melhores canais para divulgação? Só posso utilizar redes sociais?”

E eu lhe respondo que se você deseja ganhar dinheiro na internet como afiliado, é importante que você se dedique a promover em diferentes canais e construa um relacionamento de confiança com seu público. 

Existem muitos lugares, além das principais redes sociais, onde você pode divulgar seu link de afiliado para alcançar um público maior e gerar mais comissões. 

Listei abaixo alguns canais que você pode utilizar para divulgação do seu link de afiliado para além das redes sociais:

  • Blogs: se você tem um blog, pode escrever um post sobre o produto ou serviço que está promovendo e incluir seu link de afiliado em seu conteúdo. Isso pode ajudar a direcionar tráfego para o site do produto ou serviço e aumentar suas chances de gerar comissões;
  • E-mail: criar uma régua de e-mail marketing é uma maneira eficaz de divulgar seu link de afiliado para seus assinantes e incentivá-los a fazer uma compra. Você pode enviar um e-mail promovendo o produto e incluir seu link de afiliado no e-mail;
  • Fóruns: existem muitos fóruns relacionados a diferentes nichos em que você pode divulgar seu link. Participar de discussões relevantes e incluir seu link de afiliado em suas postagens pode ajudar a direcionar tráfego;
  • Anúncios Pagos: caso você tenha orçamento para tráfego pago, pode utilizar para impulsionar anúncios e promover seu link de afiliado em plataformas como o Google Ads ou o Facebook Ads. Isso pode ajudar a aumentar sua visibilidade e alcançar um público maior.

Sempre lembrando que é importante seguir as diretrizes indicadas pelo proprietário do produto que você está promovendo e garantir que esteja divulgando seu link de afiliado de maneira ética e honesta. 

Além disso, vale muito a pena investir em conteúdo autêntico em sua promoção e se certificar que o produto está alinhado às necessidades e interesses do seu público.

Bônus: 3 dicas para ter sucesso como afiliado 

Ah, e mesmo sendo um infoprodutor, você também pode se afiliar a outros produtos!

1. Crie uma landing page

Uma landing page é uma página de destino que você cria para direcionar o tráfego do seu link de afiliado. 

É uma ferramenta importante para transformar visitantes em compradores, pois permite que você apresente informações detalhadas sobre o produto ou serviço que está promovendo e incentive o visitante a fazer uma compra. 

2. Estude o seu público-alvo

Para ter sucesso como afiliado, é importante entender as necessidades e interesses do seu público-alvo. 

Estude o comportamento deles, o que eles estão procurando e como se comunicam. Compreender seu público-alvo permitirá que você:

  • Crie conteúdo relevante;
  • Faça promoções direcionadas;
  • Aumente as chances de conversão.

3. Escolha uma plataforma para vincular ao programa de afiliados

Uma plataforma completa oferece recursos e ferramentas que permitem que você gerencie e promova seu link de afiliado de maneira eficaz. Escolha uma plataforma que forneça:

  • Relatórios precisos;
  • Opções de pagamento;
  • Suporte ao cliente confiável. 

Isso vai garantir que você tenha todas as ferramentas necessárias para rastrear suas comissões, gerenciar seus links e obter o suporte necessário para ter sucesso como afiliado.

Pensando nisso, eu tenho uma indicação especial para você que quer começar a escalar suas vendas por meio de link de afiliados.

Conheça o programa de afiliados da HeroSpark, uma plataforma que conta com recursos avançados de divulgação e vendas. Com a Hero você garanta:

  • Material exclusivo para construir um padrão das suas campanhas;
  • Comissões que podem chegar a 50% do valor do produto divulgado;
  • Programa de capacitação com especialistas no mercado digital;
  • Acompanhamento periódico para desenvolvimento de performance. 

Então não perca mais tempo. Cadastre-se agora na HeroSpark e conheça mais detalhes sobre o programa de afiliados mais completo do mercado. 

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário:

Este post tem 2 comentários

  1. Fernando Alves Barbosa

    Parabéns pelas aulas !