Se você anda desmotivado com o seu trabalho atual, provavelmente, o principal motivo é que não gosta do que está fazendo, acertei? Isso é mais comum do que você pensa. Foi por esse motivo que surgiu um novo movimento no empreendedorismo que impulsiona as pessoas a investir na economia da paixão.
Isso significa que você pode usar as suas habilidades, interesses e conhecimentos para abrir um negócio digital, ou seja, é possível ganhar dinheiro fazendo o que você ama. Diante disso, o trabalho deixa de ser uma obrigação e passa a ser uma fonte de prazer na sua vida.
Não estou falando que você não terá períodos complicados, pelo contrário eles existirão, mas como estará fazendo aquilo que gosta esses momentos serão enfrentados com mais garra e motivação.
Confesso que sou um entusiasta da passion economy, por isso gostaria de compartilhar com você alguns motivos que podem te ajudar a decidir investir na economia da paixão. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!
Quais são os 7 motivos para investir na economia da paixão?
Mas, afinal, por que investir na economia da paixão? Escrevi este texto para que você consiga entender quais são os principais ganhos quando uma pessoa consegue investir naquilo que ama.
Lembre-se de que quando você deixa de fazer alguma coisa apenas pela obrigação, os resultados obtidos são outros. Já que estará sendo impulsionado pela sua paixão. Veja os principais motivos para fazer essa mudança na sua vida, a seguir.
1. Otimização do tempo
Imagine trabalhar horas por dia com algo que você não gosta, essa situação seria muito frustrante, não é verdade? Isso porque sabemos que o tempo é um bem não recuperável, ou seja, não tem como voltar atrás.
Por isso, quando você trabalha com algo que não te faz feliz, a sensação de tempo perdido é muito grande. Mas, quando faz o que ama, é possível acreditar que otimizou o seu tempo, ou seja, que conseguiu aproveitá-lo da maneira adequada.
Ademais, ao aderir a passion economy você cria o seu próprio negócio digital. Dessa forma, consegue obter mais tempo para fazer outras coisas, como curtir a família, cuidar da saúde, sair com os amigos, ler um livro, entre outros.
2. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
Investir na economia da paixão também ajuda a equilibrar a vida pessoal e profissional. Isso porque quando você faz o que ama sente-se mais motivado e esse sentimento também reflete na sua vida pessoal.
Além disso, ao criar um negócio digital com base nos seus conhecimentos fica mais fácil organizar a sua rotina. Assim, você conseguirá passar mais tempo com a família ou, ainda, cuidar da sua saúde física e mental.
Lembre-se de que quando você está bem, tudo ao redor tende a ser mais fácil. Então, transformar algo que ama em um negócio rentável somente pode trazer benefícios para a sua vida pessoal e profissional.
3. Possibilidade de ser uma autoridade
As pessoas que se dedicam a fazer aquilo que amam conseguem se destacar entre as demais. Isso acontece porque elas investem mais em conhecimento e, consequentemente, encontram boas oportunidades para desenvolver seus projetos.
Ademais, quando você se dedica a uma paixão, fica mais fácil se tornar uma referência. Já que vai sentir a necessidade de compartilhar seus conhecimentos e conquistas por meio da produção de conteúdo nas suas redes sociais.
Diante disso, as pessoas conhecerão os seus projetos e sentirão vontade de fazer parte deles, pois serão impulsionados pela sua motivação. Portanto, fazer o que ama pode contagiar outras pessoas a fazer o mesmo.
4. Melhoria da remuneração
Se você está desmotivado com o que faz, começa a perder produtividade e, consequentemente, os resultados são menores. Dependendo do tipo de trabalho que executa, isso reflete negativamente na sua remuneração também.
A partir do momento em que você sente prazer em trabalhar. A sua produtividade aumenta e os seus ganhos também, já que um é o resultado do outro. Por isso, é importante investir em algo que você ama e não apenas pela remuneração, caso contrário os seus objetivos não serão alcançados.
5. Desenvolvimento do autoconhecimento
Quando você trabalha com aquilo que ama, a busca pelo autoconhecimento é constante. Por isso, é possível conhecer os seus pontos fortes e as suas fragilidades, bem como as suas crenças limitantes.
A partir do momento que você reconhece essas crenças, consegue trabalhar para que elas se tornem crenças fortalecedoras que impulsionam o seu negócio digital. Lembre-se de que quanto mais se conhece, fica fácil lidar com os momentos mais complicados que podem surgir na sua trajetória empreendedora.
6. Motivação para trabalhar
Imagine tirar um sonho do papel, isso não seria maravilhoso? Então, quando você investe na economia da paixão, é possível conquistar esse objetivo. Já que poderá colocar em prática o que ama por meio de um negócio digital.
Podemos dizer que isso é a maior motivação para que as pessoas deixem de fazer algo apenas pela remuneração, para fazer aquilo que realmente traz prazer e, consequentemente, resultados positivos.
7. Melhoria da saúde
Por fim, investir na economia da paixão pode ajudar a melhorar a sua saúde. Isso mesmo! Quando você trabalha com algo que não gosta, sente mais estresse. Em consequência, pode desenvolver doenças que prejudicam a sua saúde mental e física.
Por outro lado, quando faz o que ama a motivação te impulsiona a cuidar mais da sua vida. Já que ao abrir um negócio digital você terá mais tempo para fazer exercícios físicos e ficar com a família. Isso ajuda muito na melhoria da sua saúde.
Podemos concluir que fazer algo que você gosta pode trazer muitos resultados positivos. Por isso, se tem alguma habilidade ou conhecimento que pode ser transformado em um negócio digital, não perca tempo! Invista na economia da paixão e conquiste o mundo.
Gostou deste texto? Então, que tal me seguir no Instagram ou LinkedIn? Assim, você encontrará todos os dias ótimos conteúdos relacionados ao empreendedorismo digital.