Sumário
Em geral, cria-se uma startup quando um grupo de pessoas que possuem uma ideia inovadora se reúne, discute e chega a um consenso de algo que pode modificar algum mercado e gerar renda.
Esse projeto deve ter como objetivo a criação de uma empresa, com baixos custos de manutenção e crescimento rápido – o famoso mantra adaptado de Steve Blank e Eric Ries, do modelo “repetível, escalável e trabalhado em condições de extrema incerteza”.
Mas como satisfazer essa equação, principalmente quando não se tem experiência empreendedora ainda? Uma das iniciativas que procura dar esse empurrãozinho é o evento mundial Startup Weekend.
Como criar uma startup em 54h
Em 95 países, há um evento periódico que reúne as mais diferentes pessoas vindas das mais diversas áreas e que têm um só propósito: criar um projeto inovador. O Startup Weekend reúne desenvolvedores, designers e empreendedores em geral, misturando universitários e profissionais, novatos e também quem já tem algumas histórias de sucesso (ou fracasso) no currículo.
Os participantes têm como meta compartilhar as ideias, formar grupos ou times e lançar uma startup – tudo isso em apenas 54 horas! É isso mesmo: em poucas horas as pessoas têm que colocar sua ideia inovadora de negócio no ar, testada e validada pelo mercado.
Como funciona o Startup Weekend
Os participantes fazem seus pitchs e, em sequência, ocorre a formações de times. Depois, com a ajuda de mentores, os empreendedores irão trabalhar suas ideias de negócios, que posteriormente serão apresentadas para a banca de jurados. Uma delas será premiada ao final do evento.
Cada equipe formada por líderes, estudantes e empresários tem a missão de inspirar, educar e capacitar os participantes, suas equipes e mesmo toda a comunidade. É uma oportunidade excelente para quem quer montar um novo negócio, trocar experiência com outros empreendedores e profissionais de diversas áreas. O evento proporciona uma oportunidade única para a troca de experiências e networking.
Transformação empreendedora
Um dos aspectos mais interessantes é que o evento é realizado por voluntários. Ou seja, só está lá quem realmente acredita nessa experiência e compreende como é importante aquele momento.
Organizadores, mentores, palestrantes e demais participantes atuam não por receber um retorno financeiro e sim para poder plantar sementes de empreendedorismo ao redor do mundo.
Por isso, esse é o lugar perfeito para o jovem programador, designer, administrador, estudante e qualquer empreendedor-wanna-be se motivar, aprender, trocar ideias e crescer, somando a experiência dos demais e compartilhando as suas.
O despertar para o empreendedorismo e a troca de experiências são ingredientes fundamentais para o sucesso dos participantes e é claro, do evento. Todas as ideias criadas são submetidas a um júri e, por várias vezes, quando a ideia é realmente boa, os ganhadores acabam conseguindo investimento para colocá-la em prática.
Mas muito mais do que a criação de projetos de sucesso, o maior foco é a capacitação das pessoas que participam. Se você quer cativar toda uma equipe para seguir sua ideia, sair do prédio e validá-la no mercado, montar um MVP e colocar tudo no ar em pouco mais de dois dias, esse é o desafio ideal.
De fato, poderíamos listar diversos benefícios atrelados a esse evento, Startup Weekend. Mas vamos limitar a mencionar abaixo os melhores motivos para participar.
Praticamente um MBA em um fim de semana: para muitos, poderia destacar que o Startup Weekend é a maneira mais rápida de elevar suas habilidades de negócios e empreendedorismo ao mesmo tempo em que aprende muito sobre a abordagem enxuta, feedback do cliente, iteração, UX, argumento de venda e assim por diante.
Francamente, as coisas que você aprende em um fim de semana de imersão de conhecimento desses não podem ser ensinadas na escola. Esta é uma ótima maneira de começar um negócio rápido.
Prática de execução: as ideias não valem nada. Execução significa muito mais. Multiplique o valor da sua ideia pela execução e você obterá o potencial do seu negócio. (ideia x execução = valor). Esta é uma lição de aprendizado extremamente valiosa.
Além disso, você aprende um dos fatores mais importantes para a executar e dar vida a uma ideia: uma equipe incrível. Sem uma grande equipe, uma ideia não vale a pena, afinal é necessário uma equipe engajada, que compre e acredite em sua ideia tanto quanto você.
Criar uma equipe eficaz como líder é uma habilidade própria, mas o Startup Weekend pode ser bem usado para praticar suas habilidades de liderança e equipe.
Networking incrível: Esta é uma experiência de mudança de vida para muitos. Se não, é pelo menos memorável. Muitas pessoas que participam do Startup Weekend criam conexões, parcerias e laços muitos bacanas e que perduram por tempo, se desenvolvendo continuamente.
Isso fará com que você se conecte à sua comunidade de startups melhor do que a maioria dos eventos na cidade. Também é um ótimo lugar para encontrar talentos para sua próxima grande ideia.
Muito melhor do que assistir filmes durante todo o fim de semana: Francamente, o Startup Weekend é muito divertido, e você geralmente consegue aproveitar muito mais do que simplesmente “maratonar” uma série, afinal é uma grande oportunidade de construir relacionamentos eternos.
Resumindo, o Startup Weekend molda a vida de muitas pessoas como um ponto de partida como empreendedores e entusiastas de startups. Em última análise, é um trampolim incrível para começar algo (um novo negócio, carreira em uma startup ou ótimos relacionamentos).
E você, já participou de alguma edição do Startup Weekend? Conte sua experiência nos comentários!