Mentor: o guru que a sua startup precisa ter!

Na vida, a opinião de uma pessoa mais velha, ou aquela com mais experiência, sempre teve valor e respeito na sociedade, não é verdade? No ambiente do empreendedorismo não é diferente. Toda startup necessita de pessoas que compartilhem de experiências e assim, ajudem no desenvolvimento de ideias inovadoras. E essas pessoas são os mentores de startups.

Quem são esses mentores?

Mentores são pessoas dispostas em equipes formadas por empreendedores de sucesso, especialistas em startups, investidores-anjo e outros profissionais do mercado.

Assim, no contexto de uma startup, o papel do mentor é fornecer uma perspectiva sobre a direção que o empreendimento pode tomar e fornecer informações e conselhos sobre como essa ideia pode ser convertida em patrimônio. 

Isto significa que o mentor não deve apenas dar opinião sobre o que considera certo, mas deve ver o empreendimento no contexto das circunstâncias individuais do mentorando e, em seguida, ajudá-lo a tomar as decisões necessárias.

Um mentor não deve impor seus pontos de vista, mas fornecer informações que ajudarão o novato a tomar decisões mais bem informadas. 

Mas o que exatamente os fazem ser os “gurus” das Startups?

Dada a sua carga de experiência de mercado e conhecimento profundo sobre questões ligadas ao empreendedorismo, os mentores apoiam e direcionam os projetos de novos empreendedores objetivando sempre apoiar o desenvolvimento de startups. Por isso, a sua opinião deve ser muito bem aceita e analisada pelas startups.

Eric Ries

Eric Ries, autor do best seller “A startup enxuta – The lean startup“.

Ele é um guru para a maioria dos empreendedores.

 

Mas como exatamente eles podem ajudar a minha startup?

A função do mentor é auxiliar o desenvolvimento da startup. Por isso ele irá auxiliar o novo empreendedor a verificar questões práticas do dia-a-dia do negócio, como analisar relações de causa e efeito em situações críticas e também guiar as atividades, dar suporte, auxiliar no networking, e desafiá-lo.

Além da estratégia e ajuda na tomada de decisões, um mentor também pode ajudar nas seguintes áreas:

Ajudar a criar um business case e um plano de negócios – neste, as maiores contribuições seriam ajudar geralmente um empreendedor de primeira viagem a compreender as complexidades do negócio, as várias estruturas de custos, o tempo que as empresas levam para se estabilizar (geralmente os empreendedores subestime o tempo necessário para estabelecer o empreendimento no mercado)

Ajudar com apresentações bem elaboradas a clientes em potencial, funcionários em potencial, parceiros em potencial ou até mesmo investidores

Fornecendo suporte em tempos difíceis – o empreendedorismo pode ser uma jornada solitária. E muitas vezes, os desafios enfrentados podem derrubar e desmotivar uma pessoa. Nesses momentos, um mentor pode desempenhar um papel crucial na manutenção do nível de motivação, garantindo ao empreendedor que os desafios fazem parte de cada jornada, dando o apoio necessário neste momento.

Entrevistar funcionários seniores (isso é especialmente útil quando os empresários são jovens e inexperientes, mas precisam contratar alguém mais velho, que tenha mais trajetória e bagagem profissional do que ele.

Cada relacionamento de mentor novato é único, mas Startups em estágio inicial precisam de mentoreamento intenso.

Não existe mentoria leve. Especialmente nos estágios iniciais, quando as ideias dos fundadores giram em torno de garantir que exista alguém por perto para dirigir o barco (e não para remar) durante essas mudanças.

A mentoria de startups requer comprometimento inabalável e habilidades variadas de engajamento.

Os fundadores (com experiência em tecnologia em particular) tendem a desenvolver uma visão de túnel em torno de seu produto / serviço. 

Portanto, é responsabilidade do mentor encorajar a equipe fundadora a ver as coisas de uma perspectiva do cliente / de fora para dentro e desenvolver hábitos de experimentação informada. 

O mentor também deve garantir que o foco da equipe não seja apenas lançar, mas criar uma instituição de longo prazo viável com valores humanos. 

A energia pessoal dos fundadores também varia ao longo da jornada – Por isso ele precisa estar preparado para ser sua âncora. Ser gentil, mas honesto; oferecer críticas construtivas com o objetivo de mexer com a mentalidade e as ações da equipe.

Agora que já sabemos o perfil dos mentores e a função que eles exercem no cenário do empreendedorismo, vamos saber como ter contato com eles.

Onde posso encontrá-los?

Normalmente, podemos encontrar os mentores em atividades de “mentoring” realizadas em eventos de startups e empreendedorismo. Assim, podemos citar o Startup Weekend, Feiras de Empreendedorismo do Sebrae, etc.

Ou ainda, se você já tiver um convívio mais próximo com alguém experiente do mercado e dentro da área da sua startup, pode ter esse contato quando for conveniente a ambos.

Como conseguir o melhor mentor para minha startup?

Nesses encontros promovidos através de eventos você pode ter contato com vários empreendedores, que lhe darão o suporte junto ao seu negócio. Mas como escolher um deles para ser o “guru” da sua startup? Aquela pessoa que você irá recorrer quando estiver necessitando de auxílio?

Bem, para isso alguns critérios devem ser levados em conta.

O primeiro é a experiência do mentor no campo em que sua Startup atua.

O segundo critério é você se certificar dos motivos do mentor em orientá-lo, pois ele deve ter a intenção de realmente levá-lo ao crescimento e acreditar na sua ideia.

Por último, o seu mentor deve ter disponibilidade física e mental para aceitar esse compromisso com você.


E então, já escolheu o mentor da sua Startup? Conte sobre sua experiência junto ao seu “guru” e como ela foi importante para o seu negócio. Não deixe de compartilhar a sua opinião!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: