Startups

O que um investidor anjo busca em uma startup

Os investidores anjos são pessoas que possuem uma vasta experiência e dinheiro para investir em um negócio. Na verdade, eles podem ser o...

· 3 min leitura >

O crescimento de investimento anjo destinado a startups vem crescendo ano após ano no Brasil. Esse é um tipo de investimento que não vem de governo e nem de instituições formais.

Você sabe quem são esses anjos?

1_6-investidor anjo

O termo “investidor anjo” surgiu para intitular aquele investidor que, normalmente, é um profissional de sucesso, experiente. Pode ser um empresário, um executivo ou mesmo um profissional liberal empreendedor que aplica seus recursos financeiros e seu conhecimento de negócios para impulsionar uma nova empresa.

Na maioria dos casos, os investidores anjo possuem participação minoritária no negócio: não têm posição executiva na empresa, apoiando apenas como mentores e conselheiros para aumentar as chances de sucesso da startup.

Características dos investidores anjo

Além de serem normalmente indivíduos de alto patrimônio, os investidores anjo também compartilham outras qualidades importantes:

  • Olhando para a equipe . Os anjos tendem a se voltar para as startups que foram recomendadas a eles ou estão em setores que eles conhecem bem, com potencial para crescer rapidamente. Eles também querem ver um protótipo funcional e um plano de negócios claro. Mas o mais importante para eles é a paixão, habilidade e boa fé da equipe fundadora.
  • Buscando segurança em números . Desenvolver uma estratégia saudável de negócios de qualidade não é fácil. É por isso que muitas vezes não voam sozinhos: cada vez mais os anjos operam nos chamados grupos de anjos, onde podem reunir seu capital com outros investidores credenciados, aumentando o nível de investimento total e reduzindo sua exposição pessoal. Em alguns casos, vários grupos de anjos se unem, ampliando assim seu alcance.
  • Escolhendo favoritos . De modo geral, os anjos migram para certos campos e indústrias. Isso inclui software, internet e saúde, além de celular e telecomunicações. Energia e serviços públicos, eletrônicos e produtos e serviços de consumo também são populares.
  • Aproveitando o risco . Os anjos tendem a buscar retornos de cerca de 25% ou mais em um período de cinco ou mais anos por meio de uma oferta pública inicial ou de uma aquisição. Mas não se engane: esses negócios são super arriscados. A melhor estimativa para o retorno do investidor é 2,5 vezes o investimento, com chance de retorno positivo inferior a 50%. Portanto, pode não ser surpreendente ouvir que apenas cerca de 10% do total das carteiras dos anjos estão nesses investimentos iniciais.

As vantagens de trabalhar com investidores anjo 

Para os empreendedores, o financiamento anjo traz vários benefícios.

  • Sem dívidas . Como não precisam fazer um empréstimo, os empreendedores não são obrigados a pagar nada em troca. 
  • Acesso a expertise . Empreendedores inteligentes procuram anjos com vasta experiência empresarial que possam aproveitar.
  • Mais dinheiro no futuro . Depois que os anjos investem, há uma boa chance de que adicionem outra injeção de dinheiro mais tarde, em outra rodada de financiamento. 

A grande desvantagem do financiamento anjo? Perda de controle. As empresas beneficiárias devem doar de 10% a 50% do negócio ao anjo. Isso também significa potencialmente perder alguma palavra sobre como a empresa é administrada, uma vez que os investidores terão, por direito, o direito de desempenhar um papel nas decisões de negócios. 

A lição financeira

São os investidores anjos que realmente constituem a base de financiamento para as startups incipientes. Os anjos, na verdade, podem ser uma dádiva de Deus para empresas que necessitam de dinheiro e que não estão prontas – e podem nunca estar prontas – para o capital de risco. Além disso, eles oferecem experiência e conexões inestimáveis ​​para empreendedores que precisam desesperadamente deles.

Quanto aos anjos que desejam obter uma parte da ação mais promissora, ingressar em um grupo de anjos pode fornecer o melhor acesso ao fluxo de negociações. Ao mesmo tempo, embora esses investimentos de alto risco possam às vezes resultar em grandes lucros, os anjos não contam com isso. Em última análise, para muitos anjos, é a emoção de participar do desenvolvimento inicial de um empreendimento promissor que proporciona o maior retorno.

Mas como fazer com que seu modelo de negócio seja de interesse de um investidor anjo? Vamos conferir algumas dicas a seguir!

Atraindo investidores anjo para sua empresa

Não basta apenas tirar uma ideia do papel sem ter um grande conhecimento em empreendedorismo. Esse perfil de investidor procura empreendedores com engajamento e interesse. A força de vontade e a persistência do idealizador é um importante critério na visão dos investidores anjos.

Para isso, a postura profissional deve ser levada muito a sério pelo idealizador. Isto é, a capacidade de fazer negócio e networking, de preparar e apresentar materiais, estar preparado para responder todas as dúvidas e não apenas escutar o investidor. Mas isso também significa anotar as informações, considerações e métodos que lhe forem passados.

Uma dica para atrair investidores anjo é: seja capaz de encontrar situações para se posicionar bem no mercado e não querer passar por cima de ninguém para se dar bem sozinho. Esteja aberto também para compartilhar e aceitar novas ideias e conceitos. Apontar problemas que a startup enfrenta e possíveis soluções vai ajudar a conquista e mostrar que o empreendedor possui um conhecimento maior no mercado.

Além disso, o anjo também procura uma eficaz execução e uma equipe unida no negócio. Suas ideias sobre como empreender e como iniciar uma startup serão tópicos importantíssimos para convencer um investidor anjo a escolher a sua empresa. Portanto, esteja preparado para não apenas explicar a sua ideia, mas também contar como começaram os trabalhos, como você está gerenciando todos os processos e muito sobre as pessoas envolvidas.

Pode parecer clichê, mas prepare-se para responder:

Por que vocês são as pessoas ideais para tocar esse negócio?

Portanto, reúna toda sua motivação, mostre-se preparado para construir uma empresa de rápido crescimento e corra atrás do seu anjo!


Sua startup já conseguiu investimento anjo? Conte como vocês chegaram lá! O espaço de comentários está esperando suas dicas. 

Deixe seu comentário: