Empreendedorismo

O startupeiro e o programa Ídolos

O mundo das Startups e suas competições têm inúmeros perfis presentes neles. O interessante é que o programa ídolos é um reflexo curioso...

· 4 min leitura >

Na época em que assistia um episódio do programa Ídolos (hilário, diga-se de passagem) não pude deixar de comparar, mesmo que involuntariamente, aqueles personagens com o nosso mundinho das startups, principalmente com os presentes nas inúmeras competições de startups que acompanhamos por este Brasil afora.

Quatro perfis me chamaram atenção:

O iludido

Provavelmente você sabe bem o que significa iludido, mas por via das dúvidas vamos relembrar. Estar iludido significa estar fora de contato com realidade, significa viver a vida em um mundo de fantasia, um mundo que não existe na realidade, um mundo que só existe na mente de quem está iludido.

Uma pessoa iludida percebe um mundo que não é real, porém, em sua mente ele é percebido como sendo ‘real’.

A pessoa iludida não pode perceber a realidade e, portanto, não pode fazer a distinção entre o que é real e o que é fantasia. A pessoa realista, por outro lado, é capaz de fazer a distinção entre o que é real e o que é fantasia. 

O homem consciente e realista pode, portanto, chegar à conclusão de que está se apegando a um falso pensamento e corrigir seus caminhos. 

O homem iludido é incapaz de fazer isso; ele está cego para a realidade.

Trazendo esse conceito para o mundo das Startups, podemos nos perguntar como age o iludido. Ele afirma já ter sido “elogiado” por algum investidor (?) ou algum empreendedor famosinho.

Este vai acreditar que sua ideia é genial por muito tempo. Em alguns casos consegue convencer outras pessoas a embarcarem em sua ilusão. Colocará a culpa em tudo o que for possível se não alcançar algum sucesso.

O metódico

Faz o dever de casa. Prepara um pitch e uma apresentação bacana. Muitas das vezes está ali só pelo dinheiro (?) ou pela modinha. Pulará fora no primeiro obstáculo ou por outra nova “oportunidade irresistível”.

O sem noção

Parece que teve a ideia a caminho da competição e montou os slides durante a apresentação anterior. Não consegue responder as perguntas mais básicas. Leu algo a respeito de startups e está em busca de um investidor para sua ideia (?).

O avaliador

Consegue apenas avaliar a técnica de apresentação e filtrar os realmente ruins. Pode até fazer uma análise mais aprofundada se for um especialista (?) no mercado em questão. Sua grande vantagem é provavelmente já ter visto dezenas, centenas ou até milhares de apresentações e conseguir fazer um filtro comparativo.

Não tem a menor condição de avaliar se o negócio será ou não um sucesso. Na maioria dos casos é como o Supla avaliar um cantor de pagode.

O assertivo

Esse é provavelmente o melhor tipo de empreendedor. Pessoas assertivas não nascem apenas assim, elas são feitasClaro, existem condições que ajudam a desenvolver certos ativos ou habilidades. 

Mas, no final, todos nós temos que trabalhar para mudar a forma como nos comportamos e agimos para sermos mais adequados e construtivos. Existem certas características de pessoas assertivas que podemos identificar.

Assertividade pode ser definida como a capacidade de se relacionar com os outros de maneira sincera e edificante, formando uma ponte que leva à confiança entre as pessoas. 

Também pode ser definida como uma atitude para consigo mesmo e para com os outros que leva a um equilíbrio entre os direitos humanos e as responsabilidades que temos para com os outros, mantendo ao mesmo tempo o respeito mútuo.

É muito mais fácil teorizar sobre isso do que colocá-lo em prática em nossa vida diária. Pessoas assertivas são fruto do esforço e das ações que se unem para formar essa atitude. No final das contas, todo o nosso esforço faz parte do longo caminho para aprender a viver bem.

 Pessoas assertivas sabem o que realmente é respeito

A palavra respeito é definida como a capacidade de dar valor a algo ou alguém e tratá-lo com consideraçãoPessoas assertivas desenvolvem essa capacidade. Eles o aplicam a si mesmos, mas acima de tudo a tudo ao seu redor, sejam pessoas, ideias, trabalho ou mesmo animais.

Eles se relacionam sinceramente com os outros

Uma das características das pessoas assertivas é que priorizam o bom relacionamento com os outros. Eles entendem que não podem construir relacionamentos com mentiras ou hipocrisia. Em vez disso, eles se mostram como são e querem que os outros entendam o que esperar deles.

Eles procuram evitar comportamentos que criem desconforto a longo prazo, como condescendência. Se eles discordam de algo, eles dizem diretamente. 

Eles não sacrificam sua identidade para evitar contradições. 

Na mesma linha, eles escolhem seus amigos com cuidado. Se não sentirem uma conexão genuína com alguém, não forçarão uma amizade. Eles não são motivados por benefícios, mas sim por crenças.

Eles têm autocontrole e estabilidade emocional

Pessoas assertivas encontram maneiras de regular suas emoçõesPor causa disso, sua atitude é predominantemente calma e controlada. Eles entendem que todos nós temos sentimentos e que as emoções precisam ser processadas. 

Não é que não sintam raiva, ansiedade ou dor. Eles simplesmente aprenderam que, se perderem o controle , esses sentimentos poderosos podem levar a uma expressão inadequada de emoções.

Eles cultivam sua habilidade de se comunicar

Muitos problemas resultam de falta de comunicação. Da mesma forma, muitos problemas são resolvidos por meio da  comunicação e do diálogo

Quando as ferramentas de comunicação necessárias não são empregadas de maneira adequada, é difícil compartilhar opiniões. Podemos estar perdendo a honestidade, a verdadeira intenção de chegar a um entendimento mútuo, a capacidade de encontrar a melhor maneira de expressar algo ou simplesmente clareza.

O autoconhecimento e a reflexão também permitem o desenvolvimento dessas habilidades comunicativas. Isso implica que uma pessoa tem  a capacidade de expressar – de forma clara, simples e verdadeira – o que está sentindo.

Não só isso, mas também que sejam capazes de ouvir ativamente  o que o outro tem a dizer. O fato é que pessoas assertivas entendem o valor da comunicação e estão dispostas a investir na melhoria da forma como se comunicam.

E você, concorda com estas comparações?

Quais outros perfis tem visto por aí?

Deixe seu comentário: