Sumário
Essa pode parecer uma daquelas perguntas enigmáticas sobre empreendedorismo, mas você já parou para pensar quais as diferenças entre empreendedor e empresário?
É comum que os dois termos sejam vistos como sinônimos, mas eles abrangem distinções essenciais e que podem definir os seus resultados no mundo do empreendedorismo.
Neste artigo eu vou te apresentar as principais características entre o perfil empreendedor e empresário, mostrar suas diferenças e apresentar como você pode desenvolver o perfil empreendedor com estratégias práticas.
Continue a leitura!
Características do perfil empresário
O perfil empresário é caracterizado por um cargo. Afinal, todo empresário possui uma empresa.
Desse modo, o empresário assume uma postura burocrática e formal, que está vinculada ao CNPJ do negócio. Além disso, o empresário ainda pode assumir o papel de sócio, sem necessariamente ter nenhuma atuação na empresa.
Assim, este perfil possui responsabilidades legais, sendo cobrado para que toda a empresa atue dentro da legislação, e é responsabilizado caso alguma irregularidade seja identificada.
Características do perfil empreendedor
Diferentemente do perfil empresário, o perfil empreendedor não tem nenhuma relação com uma função ou atividade, mas uma postura que é assumida no dia a dia dos indivíduos.
Se você me pedisse para resumir o perfil empreendedor em apenas uma frase, eu diria que o empreendedor é “o cara que existe para resolver problema.”
Mas por quê?
A pessoa que possui o perfil empreendedor não foca nos problemas que estão acontecendo, mas nas soluções que podem ser propostas.
Assim, dentre as características deste perfil, estão:
- Comprometimento com o objetivo;
- Capacidade de planejamento e inovação;
- Definição clara de onde pretende chegar e quais resultados alcançar;
- Proatividade e atenção a oportunidades;
- Busca a melhoria contínua de suas ações e comportamento.
Além disso, o perfil empreendedor pode existir e ser desenvolvido por qualquer pessoa. Isso quer dizer quer você não precisa ter um negócio para ser um empreendedor.
Essas mesmas características podem ser aplicadas em todos os âmbitos da sua vida, seja pessoal ou profissional.
Existem também as situações em que os colaboradores da empresa possuem o perfil empreendedor desenvolvido. Inclusive, esta é a competência chamada “intraempreendedorismo”, uma das mais procuradas no mercado de trabalho, e que você deve buscar desenvolver na sua equipe.
E se você quiser saber mais sobre isso, é só conferir o meu artigo: Intraempreendedorismo: o que é e como estimular na sua empresa.
O que diferencia o empreendedor e empresário?
Para resumir cada uma dessas características, eu elaborei uma tabela simples que demonstra como funciona a postura de cada um. Veja a seguir:
Empresário | Empreendedor |
Função | Competência |
Resultado | Método |
Status | Mentalidade |
Além disso, é preciso saber que nem todo empreendedor é empresário, assim como nem todo empresário é um empreendedor.
Afinal, qualquer pessoa pode abrir um negócio e tornar-se um empresário. Esse é o caminho “mais simples” e utilizado por aqueles que veem suas empresas com pouca clareza e percepção de crescimento.
E qual é o problema dessa percepção?
Você já deve estar cansado de saber, mas a taxa de mortalidade dos negócios no Brasil é bastante elevada, especialmente entre os negócios iniciantes.
E isso deve-se a inúmeros fatores, mas o principal deles é a falta de planejamento, e isso parte do dono do negócio.
Dificilmente uma pessoa que tem apenas o perfil empresário opta por se envolver verdadeiramente nas questões do negócio. Normalmente, este é o indivíduo que contrata outros colaboradores para que sejam os responsáveis pela sua própria empresa.
E é aqui que aplicamos uma famosa frase do empreendedorismo: “o olho do dono é quem engorda o boi”.
Transferir a sua responsabilidade como dono é transferir todos os resultados, possibilidades e investimentos nas mãos de uma pessoa que nem sempre vai estar tão interessada e ver o seu negócio evoluir.
Como desenvolver o perfil empreendedor?
E se você decidiu que não deseja ser apenas mais um empresário nas estatísticas, eu separei algumas dicas de como desenvolver o perfil empreendedor.
Confira!
Estude muito (muito mesmo)
Se o empreendedor é a pessoa capaz de resolver problemas, então você deve saber como cada uma das áreas de uma empresa funcionam.
Dessa forma, não se prenda a um tipo de conhecimento específico. Quanto mais você sabe sobre diversos assuntos, melhor a sua capacidade de promover soluções de maneira mais ampla.
Isso não quer dizer que você não deve buscar especializações ou investir em áreas com maior afinco. Mas que não é interessante que você invista o seu tempo e dinheiro em um único tipo de conhecimento e se feche para os demais.
Autoconhecimento é a chave
O empreendedor é aquela pessoa que consegue visualizar os pontos fortes e de melhoria em várias situações. Da mesma forma, ele sabe bem quais as suas principais potencialidades e os traços de comportamento que o impedem de crescer.
Assim, dentre as estratégias que você deve desenvolver para buscar a diferença entre empreendedor e empresário, está o investimento em autoconhecimento.
Isso não é papo de coach ou guru, mas segue uma lógica simples: como você pretende trabalhar a melhoria e inovação, se você não é capaz de conhecer os pontos que devem ser trabalhados no seu próprio perfil?
Busque uma referência
Para explicar esse ponto, vamos utilizar um pouco de psicologia.
O nosso cérebro funciona de uma forma extremamente visual. Isso significa que, antes mesmo de realizar ou enviar os comandos para que o restante do corpo tome uma ação, ele precisa “ver” com clareza o que deve ser feito.
Dessa forma, antes de querer desenvolver uma determinada característica, você deve visualizar o resultado a ser alcançado. E a melhor forma de fazer isso é utilizando referências de comportamento.
E para encontrar essas pessoas, você deve buscar responder esta pergunta: o que realmente me inspira?
A partir disso, você estará definindo os critérios para que a sua referência seja escolhida, podendo ser uma pessoa famosa, que alcançou o sucesso, ou mesmo alguém próximo e que apresenta as características empreendedoras que você está buscando desenvolver.
Como você percebeu, existem vários pontos que diferem um empreendedor e empresário. E tudo está relacionado com a forma de visualizar as situações e as escolhas de comportamento.
E se você quiser acompanhar mais conteúdos sobre empreendedorismo e gestão, é só me acompanhar no Instagram!