Veja como criar um negócio social

Os negócios sociais surgiram a partir da década de 1970 para promover soluções aos problemas da comunidade. São empresas que possuem funções e atividades voltadas para as dificuldades sociais da população de baixa renda.

Se você está pensando em como empreender nesse ramo, confira alguns exemplos que podem inspirar a tirar uma ideia do papel e melhorar a vida de muitas pessoas e até comunidades inteiras.

Educação

O Movimento Choice é uma rede de universitários inquietos e inovadores que promove a educação empreendedora. Seu papel é disseminar o tema negócios sociais pelas universidades. Para isso promove o Choice Day, com workshops que discutem negócios sociais e o Choice Competition, onde um projeto é selecionado e acelerado. É um primeiro ótimo passo de como iniciar uma startup no segmento social.

A Geekie é outra plataforma que entende a educação como um dos problemas na base da pirâmide. Assim, ela oferece soluções para auxiliar as escolas e a educação de jovens nos estudos para a prova do ENEM. Os professores trabalham com o “ensino adaptativo”, ou seja, defende que cada aluno aprende melhor de um modo exclusivo.

As possibilidades incluem o aumento da leitura, sessões de mais vídeos, mais tarefas, entre outros. Assim, ao analisar cada aluno, a plataforma consegue verificar as habilidades dele, as faculdades de interesse e o que ele deve estudar. Tudo isso, dentro do próprio programa de aulas na internet, para conseguir atingir seu objetivo.

Saúde

Já o Saútil é uma plataforma que auxilia, e muito, no gerenciamento de toda a nossa vida médica. Nela é possível realizar diversas funções, com muita informação e explicações fáceis de serem compreendidas:

  • salvar os nomes dos remédios que nos são prescritos;
  • listar os serviços de saúde gratuitos;
  • saber onde é possível adquirir medicamentos em sua cidade;
  • ver e fazer avaliações de estabelecimentos;
  • marcar as vacinas que você tomou e quais ainda faltam;
  • procurar locais para consultas e exames;
  • auxiliar na busca de equipamentos médicos.

Inclusão digital

A F123 permite que o usuário portador de deficiências visuais use o computador. Com o sistema dá para navegar na internet, trabalhar com documentos e planilhas eletrônicas. É possível enviar e-mails de qualquer PC através de um software inovador de alta eficiência e baixo custo.

No Brasil, temos a CDI Lan, empresa social que dá acesso e soluções de alto impacto a comunidades de baixa renda através de Lan Houses. Elas representam 35% do acesso à internet conectando 30 milhões de brasileiros! A CDI Lan se define como uma plataforma online colaborativa de negócios que gera renda, educação e capacitação para o público de baixa renda.

Por fim, vale ressaltar que, assim como os negócios tradicionais, os negócios sociais têm grande potencial. Ambos operam de maneira eficiente, apresentam inovação em seus modelos de negócio. Da mesma maneira, dependem do bom empreendedorismo para fazer com que esses produtos e serviços sustentem financeiramente a empresa.

E você? Conhece outros negócios sociais promissores? Compartilhe sua experiência nos comentários. Até a próxima!

No momento, você está visualizando Veja como criar um negócio social
Photo by freestocks on Unsplash

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: