Empreendedorismo

Qual é a melhor abordagem para uma entrevista de validação de ideia de negócio?

A quantidade de curtidas em um post sempre será maior que o número de pessoas dispostas a comprar seu produto. Muitos empreendedores tentam...

· 1 min leitura >
Qual é a melhor abordagem para uma entrevista de validação de ideia de negócio?

Já foi falado algumas vezes sobre entrevistas de validação de ideia de negócio aqui no blog, porém esse é um assunto que sempre gera dúvidas. Afinal, começar um novo negócio requer planejamento e muito trabalho. Entre essas tarefas está constatar se sua empresa consegue resolver os problemas de seu público.

Para isso, vou abordar neste texto alguns recursos para você alcançar a validação de seu negócio. Confira!

Entrevistas automatizadas

A entrevista automatizada pode ser feita com fichas ou enquetes na internet. Muitos empreendedores tentam realizar a validação de seu modelo de negócio enviando um formulário digital. É possível fazer esse questionamento com o uso do Google Docs, e-mail, Twitter ou Facebook. Este tipo de abordagem tem muitas vantagens, entre elas está a praticidade e agilidade na execução.

Outro benefício é o alcance do maior de número de pessoas, por ser em uma plataforma on-line. Por outro lado, ao estruturar um formulário, você já está posicionando claramente sua ideia. Essa alternativa não deixa abertura para que o entrevistado apresente suas próprias visões sobre o problema e até mesmo possa indicar soluções.

Assim, as pesquisas on-line lhe darão um panorama quantitativo. Em contrapartida, nem sempre esses valores refletem questões por trás do problema que o cliente possui. Um bom exemplo disso é o que acontece com os likes do Facebook. A quantidade de “curtir” que a foto de um produto recebe sempre será maior que o número de pessoas dispostas a comprar o tal produto.

Entrevistas pessoais

Já os encontros direto com as pessoas demonstram ser mais eficazes para entender melhor os clientes. Essas reuniões podem ser realizadas face a face ou em uma conversa por telefone. Antes de iniciar o bate papo, tenha em mãos um roteiro para não se perder. Uma boa dica é começar com uma curta apresentação e em seguida, expor o objetivo do encontro. Fique atento para deixar a entrevista breve e anotar as respostas do entrevistado.

Fuja de questões que tornam a aproximação desastrosa, como:

  • perguntas rebuscadas para o cliente;
  • uma apresentação simplista da ideia;
  • indagações desnecessárias no momento;
  • opções de respostas confusas ou insuficientes;
  • sequência longa de perguntas.

Por fim, lembre que se seu modelo de negócio for alterado por conta de adaptações, você precisa começar todas as fases do processo. Eu falei bastante sobre isso no ebook gratuito Guia definitivo para descobrir se sua ideia vale a pena. Recomendo que leia para aprofundar os seus conhecimentos.

Agora que já conferiu sobre as abordagens de entrevista de validação de ideia de negócio, me conte como está seu modelo de negócios? Compartilhe sua experiência comigo. Até a próxima!

Deixe seu comentário: