Autoengano: 5 passos para não ser enganado por você mesmo

Você sabia que a pior mentira é aquela que você conta pra si mesmo? Você tem percebido se você está mentindo para si mesmo? Ou de vez em quando você conta só algumas mentirinhas para outras pessoas, mas não para você?

Existem alguns mecanismos para você perceber se você está em autoengano, e como parar com este hábito.

Na verdade, existem apenas 2 tipos de hábitos: aquele que você FAZ e o que você NÃO FAZ.

O que é esse autoengano?

Mentir para si mesmo é ainda pior do que mentir para os outros.

A verdade é que todos nós temos uma tendência natural de acreditar em coisas que não são verdadeiras, de ignorar fatos que não nos agradam e de achar que estamos sempre certos. 

E é aqui que mora o autoengano, um mecanismo de defesa que nosso cérebro desenvolveu ao longo do tempo para nos proteger de situações difíceis ou ameaçadoras.

Ah, e nem precisa viajar muito para tentar imaginar o que são essas situações ameaçadoras. Elas são mais comuns do que você pensa:

  • O medo de arriscar em um novo emprego ou carreira;
  • A procrastinação quando você pensa em lançar um produto digital, mas sempre arruma desculpas;
  • O fato de nunca acreditar que, assim como as outras pessoas, você também pode alcançar muito mais resultados;
  • Não admitir que as suas falhas são suas.

Sendo bem sincero, o autoengano é um dos principais — e piores — obstáculos que a gente pode encontrar na carreira. É por isso que, além de saber o que ele significa, você também precisa estar preparado para evitar que ele aconteça.

Confira os 5 passos para sair do autoengano

Agora vamos à algumas dicas de como tomar consciência das mentiras que conta para si mesmo, e como mudar este hábito. Vamos lá!

1. Você às vezes fala SIM para as pessoas, quando na verdade gostaria de falar NÃO?

Muitas vezes, pelo mecanismo de autoengano, nos sentimos obrigados a falar sim para as pessoas, não é verdade? Mas fazendo isso o tempo todo, não só acabamos nos atrapalhando quanto mentindo, para nós mesmos e para os outros.

Dica 01

Portanto, o primeiro passo para nos conscientizarmos das nossas “mentirinhas”, digamos assim, é passar a dizer “não” quando queremos dizer “não”. Parece até óbvio demais, não é?

Mas para quem sofre com o autoengano, saber dizer um não é quase uma missão impossível.

Esse processo nem de longe é fácil, mas algumas dicas e etapas podem ser seguidas para conseguir vencer esse obstáculo.

Dica 02

A dica 02 é se avaliar de forma imparcial.

Pode parecer bem difícil, até porque a nossa tendência é sempre perceber, e aumentar, os nossos defeitos e pontos fracos, desconsiderando os pontos fortes. 

Além disso, o autoengano nos “cega” de uma forma que a terceirização da culpa parece a solução mais lógica para todos os problemas.

Aqui, um ponto que vai te ajudar é contar com a ajuda de uma pessoa para essa avaliação. Pode parecer até desconfortável, mas quando você confia na avaliação de outra pessoa, fica mais simples entender onde e como você deve mudar.

Dica 03

Por fim, a última dica é de que você não se prenda a experiências passadas.

O autoengano também acaba surgindo quando passamos por experiências que nos desmotivaram, e o nosso cérebro sempre fica “remoendo” esses sentimentos, que viram uma verdadeira barreira para novas tentativas de crescimento.

Para isso, é possível que você precise de ajuda de um profissional.

2. Você sabe quais são os seus mecanismos de defesa?

Vitimização, raiva, intelectualização, ficar na defensiva ou fazer-se de ofendido; você simplesmente está protegendo sua vulnerabilidade como forma de auto-negação.

Pare e pense: quando você está em autoengano,percebe que defende se de si mesmo, com medo de assumir alguma responsabilidade?

Por exemplo: alguma vez você já recuou de algum compromisso, afirmando para si mesmo que não seria capaz?

Identificar os mecanismos de defesa e saber como contorná-los é essencial.

3. Reconheça quando você está com medo

O medo de ter medo nos atrapalha mais que o medo em si. Se você está com medo de assumir alguma responsabilidade, como um novo projeto ou uma palestra, por exemplo, é mais fácil você se enganar dizendo que não é capaz, do que assumir o medo.

Quando você assume que tem medo, você pode buscar opções para romper com isso. Conhecimento, uma ajuda externa, um coach de oratória, por exemplo.

Mas, ter medo e não assumir, é a pior atitude de autoengano que existe. Aí, sim, você acredita que não é capaz de realizar certas coisas, apenas pelo medo de ter medo.

Portanto. Reconheça seus medos. E, se você está com medo, vai com medo mesmo, MAS VAI!

4. Seja você mesmo para não ser enganado

E assumir os seus medos faz parte disso. Mentir para si mesmo, é tentar ser quem você não é. Não compare o capítulo 30 de outra pessoa com o seu capítulo 1.

Tudo tem o seu tempo, e cada um se desenvolve no seu ritmo. Uma das piores mentiras é “ah, se eu fosse o fulano eu teria sucesso, mas como não sou, continuarei fracassado”.

Tentar ser quem não é pode te atrapalhar tanto por você querer assumir algo pelo que ainda não está preparado, quanto o contrário: acreditar que não é capaz, quando na verdade é.

Portanto, seja quem você é e confie em si mesmo.

5. Pensamentos geram emoções que levam a ações que determinam nossos resultados

Portanto, atenção aos seus pensamentos. Se você está em autoengano, seus resultados provavelmente não são positivos.

Estar atento aos seus pensamentos e às mentiras que conta para si mesmo, é super importante para se ter congruência. Ou seja, alguém cujos pensamentos estão de acordo com o que fala e com as ações que faz.

Portanto, observe seus pensamentos, diariamente.

O autoengano é uma barreira que criamos quando temos medo de dar um novo passo. Por isso, saber qual o seu próximo objetivo pode ser o primeiro passo para superar este obstáculo.

Então aproveita e já dá uma olhada neste conteúdo: Onde você quer chegar? 6 perguntas para definir seu futuro

Você está visualizando atualmente Autoengano: 5 passos para não ser enganado por você mesmo

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: