7 dicas de ouro para driblar a crise

É verdade que os impactos da economia do nosso país refletem também na economia de cada indivíduo.

Em decorrência desses impactos adentramos em uma grande crise, onde é necessário se adaptar a nova realidade de mercado e aprender a conviver nessa nova fase.

É claro que um mau desenvolvimento do País e consequente queda em sua economia tornam as coisas muito mais difíceis. Até para empreender podemos encontrar dificuldades, isso porque em vista do grande percentual de desempregados mais pessoas buscam empreender.

Outro ponto é que em decorrência de altos preços, impostos e alta taxa de desemprego pode ser difícil que um número alto de pessoas sejam consumidoras desses produtos e serviços oferecidos por empreendimentos individuais.

Nesse cenário muitas pessoas priorizam gastos indispensáveis como contas de consumo, etc.

Entretanto, nem tudo está perdido. Ainda em cenários como o que vivemos é possível seguir algumas sugestões e ter bons resultados.

Crise também é tempo de oportunidade para quem sabe se reinventar. Tira-se o S da crise e temos CRIE.

No post de hoje, deixo aqui 7 dicas para você se reinventar. Essas dicas podem ser aplicadas tanto se você já possui um negócio quanto para se ainda estiver no papel.

1. Reduza custos

É até um pouco óbvio falar que em tempos de crise deve-se buscar reduzir custos. Mas essa, na verdade, é uma escolha estratégica. Porque numa crise você tem duas opções: ou você reduz os custos, ou arrisca tudo numa última tacada e investe. Investe no seu melhor produto, no seu melhor serviço, em aprender uma nova habilidade, ou uma nova profissão.

Investir na crise requer planejamento, portanto, se escolher ir para esse lado, se joga! Mas se joga com planejamento bem estruturado, para que seja um risco calculado.

Apresente a redução dos custos como benefícios para o seu cliente. Se comercializa unicamente pela internet ofereça frete grátis, por exemplo. Isso apresenta vantagem para seu cliente e aumenta o seu ticket médio.

2. Analise o seu mix de produtos

Qual é o seu produto ou serviço premium? Você sabe? É hora de avaliar o que realmente te dá mais lucro, manter o foco no produto de maior valor agregado e eliminar os que de baixo retorno.

Seu produto resolve algum problema do cliente? Você está focado no cliente certo, ou vale reavaliar o seu mercado-alvo? É hora de investir em diferenciação.

Crie novos serviços que resolvam problemas reais ou amplie os existentes. Além disso, se existem produtos fortes em seu rol, invista e fortaleça-o.

3. Agregue valor

Qual problema o seu produto resolve? Qual é a dor do seu cliente?

Em momentos de crise é importante você saber responder a essas perguntas. Será que a dor do seu cliente é tão grande que ele gastaria dinheiro com você mesmo em tempos difíceis? Não? Então é hora de rever certas coisas:

  1. qual problema ou necessidade você resolve?
  2. seu cliente enxerga valor no seu produto?
  3. planeje e decida: agregar mais valor à sua oferta ou  mudar de público-alvo?

4. Invista na sua força de vendas

Envolva e mantenha sua equipe de vendas comprometida. Faça-a exercer autonomia e assumir riscos. Informe sua equipe sobre cada detalhe ou alteração dos seus produtos e serviços.

Sua equipe de vendas conhece a fundo o seu público alvo? Eles sabem qual é a dor do seu cliente? E as objeções? Você já mapeou as principais objeções que levam o seu cliente a não comprar de você? Aposto que uma das principais é “não tenho dinheiro agora”…

E então? Como você argumentaria essa objeção? Faça uma lista das principais e possíveis objeções do seu cliente e treine a argumentação com seus vendedores.

5. Aumente o custo de mudança do seu cliente

Você sabe o que é Custo de Mudança? O quão custoso é para o seu cliente migrar para o seu concorrente? Ele perde algo se mudar? Ele tem algum custo com essa mudança?

Por exemplo: se você tem um Iphone e mudar para um Samsung, você perderá toda a facilidade do sistema integrado que a Apple tem. Isto é o custo de mudança.

E o seu cliente? Ele teria algum custo se mudasse para o concorrente?

6. Ofereça garantia

Sua satisfação garantida, ou o seu dinheiro de volta! Você pode pensar que é loucura oferecer a garantia do dinheiro de volta em tempos de crise.

Ora, se todos estão sem dinheiro, todos vão acabar pedindo o dinheiro de volta.”

Na verdade não. A garantia de reembolso aumenta o número de vendas, pois aumenta a confiança do cliente na empresa. E, você ainda pode limitar essa garantia para até 1 mês após a compra.

Lembre-se: confiança é tudo!

7. Não se desespere

Não dramatize a situação. Não é preciso fazer tempestade em copo d’água. A situação não está boa, não não está. Como se diz por aí “não tá fácil pra ninguém”.

Mas isso não quer dizer que o mundo vai acabar. Não, não vai. O país não vai acabar e sua empresa não irá morrer se você se reinventar e focar nas oportunidades que surgem com a crise.

Tenha calma, se concentre em canalizar seus esforços para encontrar uma solução!

Além disso, busque agir de acordo com as suas ideias. Não tenha medo.

Será um prazer ajudar. Deixe suas dúvidas nos comentários.

Você está visualizando atualmente 7 dicas de ouro para driblar a crise
Photo by Matthew Henry on Unsplash

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: