Gestão

Reunião one-on-one: como implementar na agência digital?

Você conhece a metodologia da reunião one-on-one? Então, leia este post para conferir como ela funciona e aprenda a implementar na sua agência...

· 3 min leitura >
Reunião one on one

Gerir pessoas não é uma tarefa fácil, pois cada indivíduo tem características e pontos de vista diferentes. Mas, fique tranquilo! Existem metodologias, técnicas e ferramentas que podem ajudar você a gerenciar os recursos humanos da sua agência digital. Diante disso, você já ouviu falar da reunião one-on-one? 

Essa é uma metodologia que aproxima o líder do seu liderado, já que representa um momento no qual eles tiram um tempo para realizar um encontro presencial ou online para alinhar as suas expectativas. Sendo que o protagonista dessa conversa sempre é o liderado.

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira como funciona uma reunião one-on-one na prática. Vamos lá!

O que é reunião one-on-one?

A reunião one-on-one, também conhecida como reunião 1:1, é um momento no qual o líder e o liderado sentam juntos para conversar sobre o seu desempenho em um projeto ou sobre a sua carreira. Assim como eles podem fazer o alinhamento de expectativas. Esse momento de feedback construtivo pode ser presencial ou online.

Vale destacar que o protagonista deste encontro é o liderado, por isso essa reunião proporciona um aumento no nível de conexão entre eles e, ainda, ajuda no engajamento do liderado em relação a equipe e a empresa.

Nessa reunião, existe espaço para falar de diferentes assuntos, desde aspectos pessoais da vida do liderado até aspectos profissionais relacionados a sua carreira e ao seu trabalho na empresa.

Portanto, é um encontro individualizado no qual o liderado se sente próximo do líder, já que ele disponibiliza um tempo para ajudá-lo a encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional sem fazer julgamentos.

Quais são os benefícios da reunião one-on-one?

Assim como qualquer metodologia usada na gestão de pessoas, a reunião one-on-one também apresenta benefícios. Veja, a seguir, as principais vantagens desta metodologia.

Aumenta o nível de conexão entre líder e liderado

O liderado se sente acolhido quando o líder disponibiliza um tempo para ouvi-lo. Além disso, durante a conversa ele fica à vontade para falar sobre as suas experiências na empresa, bem como sobre a conduta do líder perante a equipe. Já que nesse encontro o líder não fica fazendo julgamentos. Portanto, a reunião one-on-one ajuda a aumentar a conexão afetiva entre o líder e o liderado.

Fomenta a cultura de feedback

Durante a reunião one-on-one, líder e liderado fornecem e recebem feedbacks construtivos sobre o seu desempenho. Isso ajuda na melhoria da performance, bem como na criação de uma cultura de feedback saudável. Isso porque as pessoas se acostumam com esse processo e replicam com outros colegas de equipe dentro da empresa.

Aumenta a produtividade

Na reunião one-on-one acontece o alinhamento das expectativas, ou seja, tanto o líder quanto o liderado falam o que esperam do desempenho um do outro. Isso ajuda o liderado a saber o que realmente precisa fazer para cumprir as suas responsabilidades dentro da empresa. Assim, ele direciona os seus esforços para executar as atividades da melhor maneira possível visando a atingir os objetivos organizacionais. 

Aumenta o engajamento da equipe

Quando o liderado percebe que o líder se preocupa com o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional, ele se sente motivado a ajudar os demais colegas de equipe. Isso faz com que o nível de engajamento do time aumente e, consequentemente, a empresa consegue obter os resultados esperados com mais facilidade.

Como fazer uma reunião one-on-one?

A reunião one-on-one pode ser presencial ou online. Além disso, ela deve ser previamente agendada para que tanto o líder quanto o liderado consigam se organizar e encontrar um horário tranquilo para ambos. 

Geralmente, elas acontecem quinzenalmente para dar tempo dos feedbacks serem efetivamente colocados em prática. Os encontros costumam durar 30 minutos. Esse é o tempo suficiente para que a conversa aconteça com tranquilidade.

Vale destacar que esse tipo de reunião é mais descontraído que um encontro convencional, por isso você pode escolher um local mais informal e agradável, como uma cafeteria. Lembre-se de que esse encontro pode ter várias pautas, como o desenvolvimento de carreira, o desempenho em um projeto, entre outros.

Mas é essencial que você utilize o método 90/10, ou seja, é necessário ficar 90% do tempo escutando o liderado falar sobre si mesmo e expor as suas opiniões. E o restante do período da reunião, você deve estimular a participação do liderado e fornecer feedback construtivo.

Também é importante que ambos anotem os principais pontos da conversa para que possam ser estabelecidas metas ou planos de ação que devem ser cumpridos até a próxima reunião. 

Portanto, esse encontro é planejado e executado para que tanto o líder quanto o liderado obtenham ótimos resultados. Agora que você já sabe o que é e como funciona uma reunião one-on-one, que tal compartilhar a sua experiência com essa metodologia? Deixe sua resposta aqui nos comentários.

Deixe seu comentário: