Gestão, Marketing, Vendas

Canais de vendas: como definir os melhores para vender o seu produto digital

Definir os canais de vendas ideais pode ser o diferencial para o sucesso do seu produto digital. E se você quer saber...

· 3 min leitura >
canais de vendas

A escolha dos melhores canais de vendas para a comercialização do seu produto digital é um dos principais fatores para o sucesso nas vendas do seu negócio.

No entanto, em meio a tantas opções, é comum que os empreendedores não saibam qual a melhor forma de selecionar esses canais e caiam sempre no “achismo”.

Para evitar que você cometa este mesmo erro, eu separei algumas dicas fundamentais que vão te ajudar a descobrir quais os melhores canais de vendas para o seu produto.

É só continuar a leitura!

O que são os canais de vendas?

Antes de realizar qualquer compra, primeiramente, o seu cliente precisa saber que o seu produto existe e acessar o caminho que vai levá-lo ao fechamento do negócio. E esse é o papel dos canais de vendas no processo comercial.

Como o próprio nome sugere, esses canais são responsáveis por conduzir o cliente, fazendo com que ele conheça a sua empresa, o seu produto, e, por fim, chegue ao momento final de efetivar a compra.

Assim, os canais servem tanto como uma ferramenta para impulsionar as vendas como também para realizar a divulgação da marca, apresentando tanto o produto em si quanto o próprio negócio.

Além disso, é preciso lembrar que os canais de vendas não se resumem ao meio digital. Eles tanto podem ser no formato online e no modelo offline.

Por exemplo, estes são alguns modelos de canais de vendas offline:

  • Franquia;
  • Loja física;
  • Telemarketing;
  • Venda direta;
  • Distribuidores;
  • Rádio e televisão.

Agora, veja alguns dos principais modelos de canais de vendas online:

  • E-mail marketing;
  • Google Ads;
  • Google Shopping;
  • Redes sociais;
  • Programas de afiliados;
  • E-commerce;
  • Marketplace.

Dessa forma, pela diversidade de modelos e formatos disponíveis, existem canais que podem ser mais ou menos indicados para a divulgação do seu produto. 

E é por isso que, antes de iniciar qualquer processo de vendas do seu produto digital, você precisa definir bem quais são esses canais de vendas e como eles serão utilizados na sua estratégia de marketing.

E para descobrir como fazer isso, é só acompanhar as dicas que eu separei abaixo.

Como definir os canais de vendas para o seu produto digital

Antes de dar continuidade ao conteúdo, é preciso relembrar que nenhuma estratégia pode se realizada sem um planejamento.

Assim, por mais que você já tenha um produto digital pronto e disponível para venda, vai ser preciso dedicar uma boa quantidade de tempo para que você possa elaborar toda a estratégia da maneira mais assertiva.

Desse modo, além de evitar que você cometa vários erros durante a venda, a elaboração do planejamento ainda permite que você possa aumentar as suas chances de faturar mais com esse produto.

Por isso, o processo de definição dos canais de vendas do seu produto digital vai exigir que você pesquise e analise diversos aspectos, tanto do mercado quanto do seu próprio cliente.

Conheça a sua persona

O primeiro passo é estudar profundamente quem e como se comporta a sua persona.

Pode parecer uma dica simples, mas é neste ponto que muitos empreendedores acabam falhando. E eu vou te mostrar um exemplo.

Higor é um infoprodutor que está prestes a lançar um curso online. E, seguindo as orientações e algumas dicas que viu na internet, ele construiu a sua persona e descobriu que o melhor lugar para realizar as vendas era por meio das “redes sociais”.

No entanto, após o lançamento do seu produto, Higor verificou que não foram alcançados os resultados esperados. Além disso, percebem que, nas redes sociais, os clientes estavam mais abertos a interações e menos inclinados a realizar uma compra.

Esse exemplo é um dos erros mais comuns cometidos pelos empreendedores. 

Por isso, a análise aprofundada da persona facilita o direcionamento dos investimentos e esforços durante o processo de vendas, e auxilia na definição do canal mais adequado.

Defina o seu orçamento

Juntamente com a análise da sua persona, é preciso saber qual o orçamento disponível para a alimentação dos canais. 

Isso vai te ajudar a definir alguns critérios e limites financeiros que não poderão ser ultrapassados.

Assim, além de evitar o surgimento de prejuízos financeiros, você ainda poderá elaborar um histórico de acompanhamento da evolução e rentabilidade dos canais de acordo com os valores investidos.

Analise o impacto que os canais de vendas podem gerar

A escolha dos melhores canais de vendas para o seu produto digital está ligada ao impacto que cada um deles pode gerar.

E é por isso que este processo está diretamente relacionado tanto ao cliente ideal que você pretende atingir quanto o limite orçamentário para o projeto.

Dessa forma, é importante que alguns testes e simulações sejam feitos antes da definição do canal de vendas.

Assim, você poderá realizar algumas comparações escolher a melhor opção para que o seu produto digital alcance uma maior quantidade de compradores.

Entenda o estágio da jornada de compra

Nem todos os canais de vendas podem ser utilizados de maneira geral para as mesmas etapas da jornada de compra.

Por exemplo, ao optar pela utilização de e-mail marketing, é preciso que todo o processo de elaboração do conteúdo seja adequando ao estágio no qual o cliente se encontra.

Assim, os investimentos são feitos com muito mais assertividade.

Se você quer entender melhor o que é e como funciona a jornada de compra, é só acessar o meu artigo: Jornada de compra: entenda o caminho para alavancar suas vendas.

Você deve ter percebido que cada uma dessas etapas estão relacionadas umas com as outras. E é por isso que não pode pular nenhuma delas.

Afinal, não é possível definir o canal de vendas mais viável sem antes saber para quem você quer vender. Do mesmo modo, é provável que você não consiga realizar um projeto assertivo sem fazer o planejamento e definição do orçamento para a venda desse produto.

Ao trabalhar essas dicas, você evita que o dinheiro venha a ser desperdiçado e vai conseguir atingir resultados muito mais altos!

E se você quiser saber mais sobre quais as melhores dicas e estratégias para vender o seu produto digital, me segue no Instagram!

Deixe seu comentário: