Carreira, Empreendedorismo, Gestão, Marketing

Como gerar autoridade: 4 estratégias para vender o seu produto digital

Conheça as melhores estratégias de como gerar autoridade e aumentar o faturamento do seu negócio digital. Confira neste artigo!

· 4 min leitura >
como gerar autoridade

Quem trabalha no mercado digital sabe que, dentre os principais desafios para os empreendedores, descobrir como gerar autoridade para vender a sua proposta é uma das grandes dificuldades do dia a dia.

E em meio a tantas dicas, fórmulas, modelos e padrões que são vendidos como “infalíveis” para alcançar estes resultados, fica ainda mais difícil saber qual o melhor caminho a seguir.

Por isso, neste artigo você vai descobrir quais os erros mais cometidos pelos empreendedores durante a construção da autoridade online, e aprender 4 estratégias que vão te ajudar neste processo.

Confira!

Principais erros cometidos ao tentar gerar autoridade digital

É bem provável que você já tenha visto uma pessoa cometendo alguns desses erros, ou até mesmo você tenha feito alguns deles.

O processo de construção de autoridade não ocorre da noite para o dia. 

Assim como um negócio, ele precisa ser estudado e trabalhado diariamente para que os resultados possam ser gerados de maneira recorrente.

Dessa forma, a construção da autoridade é um trabalho lento e que deve ser muito bem planejado.

Por isso, uma das maiores barreiras dos empreendedores está em decidir onde, quando e de que maneira iniciar. Assim, existem alguns erros comuns de serem cometidos, dentre eles:

  • Querer “imitar” uma determinada personalidade;
  • Não estudar o seu público;
  • Falar sobre muito, mas ensinar sobre pouco;
  • Não apresentar uma solução concreta e tangível para um problema;
  • Ter medo de falhar;
  • Mudar constantemente de identidade e não manter uma constância;
  • Não fundamentar seus argumentos;
  • Evitar manter um posicionamento firme sobre os assuntos.

E por que você deve evitar estes comportamentos?

Quando você está construindo a sua autoridade digital, existe um pilar que deve fundamentar todo o processo: a credibilidade.

A sua audiência precisa sentir segurança em tudo o que você comunica, seja através da linguagem verbal ou não-verbal. 

E somente através do sentimento de confiança ela vai perceber que você é uma referência no assunto e que deve ser seguida e compartilhada com mais pessoas.

Dessa forma, quando você não mantém um posicionamento firme, não busca se comunicar com assertividade e não transmite força e estabilidade para quem te acompanha, nada do que você tentar vai gerar resultados.

4 estratégias de como gerar autoridade digital

Trabalhe com o perfil do seu público

O processo de como gerar autoridade está diretamente relacionado com o público do seu negócio. 

E, apesar de ser um conceito bastante simples, é aqui que muitas pessoas acabam cometendo um dos principais erros que eu te apresentei acima: o de querer “imitar” outro empreendedor.

É importante lembrar que não existe nada de errado em utilizar referências como uma fonte de inspiração. No entanto, ao trabalhar a autoridade para o seu produto digital, você vai precisar demonstrar originalidade.

As pessoas estão cansadas de modelos e estereótipos. Elas querem personalidades cada vez mais verdadeiras e próximas da sua realidade.

Além disso, é preciso descobrir o que o seu público precisa, como o ele se comporta, e quais os aspectos são mais aceitos pelo seu cliente ideal. E isso você pode descobrir através do estudo da sua persona.

Para te explicar como isso funciona na prática, vamos utilizar um exemplo.

Se você possui um curso de transição de carreira para o público feminino, e deseja construir uma autoridade que permita impactar mais mulheres com o seu produto, será preciso construir toda a sua imagem e da sua empresa com base nas preferências do seu cliente.

  • O que elas gostam de ouvir?
  • Onde elas mais procuram informação?
  • Qual o melhor estilo de comunicação?
  • Elas preferem uma linguagem mais formar ou informal?

Assim, ao responder estas perguntas, você poderá entender o que precisa fazer e o que não deve fazer para iniciar a formação da sua autoridade.

Construa e mantenha uma presença digital

A autoridade é formada e mantida pela sua presença nas redes sociais e demais meios de comunicação acompanhados pela sua persona.

Por isso, quanto maior a quantidade de plataformas em que você está presente, melhores serão os seus resultados.

Mas cuidado! Lembre-se que é preciso manter uma alimentação constante dos seus canais de comunicação. 

Assim, caso você esteja iniciando o processo de construção da sua autoridade, o ideal é selecionar uma quantidade menor de meios pelos quais você estará mantendo o relacionamento com seu público. 

Dessa forma, você poderá entregar informações com melhor direcionamento e qualidade.

Não tenha medo de transmitir conhecimento

Esse medo é bem comum para quem trabalha com consultorias ou mentorias.

No entanto, quanto maior a quantidade e qualidade do conhecimento que você compartilha, mais as pessoas irão confiar na sua solução e perceber que o seu produto ou serviço é capaz de resolver problemas.

Assim, ao compartilhar conteúdos que possuem valor para a sua persona, você passa a ser lembrado como uma referência a ser procurada quando surge uma dúvida ou problema.

E para provar o quanto isso é verdadeiro, analise as suas redes sociais, quem você acompanha e reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Essas pessoas compartilham conteúdos com frequência? 
  • Esses conteúdos são úteis para a sua jornada?
  • Eles fazem com que você continue acompanhando esses perfis?

Se a sua resposta foi “sim” para ao menos uma destas perguntas, isso demonstra que você está sendo influenciado pela autoridade de outras pessoas, e pode aprender muito com isso.

Dessa forma, você pode explorar diversos formatos de compartilhamento de conhecimento, tanto pelas redes sociais quanto pela produção de blogposts no site da sua empresa.

Compartilhe seus resultados

Sabe aquela história do “ver para crer”? Ela é um dos principais direcionamentos que você deve seguir para gerar autoridade. 

Afinal, existem inúmeras de pessoas na internet que vendem uma solução parecida com a sua. Mas o cliente só vai escolher comprar daqueles que ele percebe que entregam resultados reais.

Por isso, além de compartilhar conhecimentos, é preciso mostrar que a promessa do seu produto é verdadeira.

E isso pode ser feito de diversas formas, dentre elas:

  • Depoimentos;
  • Número de clientes;
  • Problemas que o seu cliente resolveu com a sua solução.

Assim, ao mostrar os resultados do seu produto, as pessoas passam a confiar ainda mais na proposta do seu negócio.

Saber como gerar autoridade é fundamental se você deseja se tornar uma referência e aumentar a captação de público.

Por isso, cada uma dessas estratégias devem ser trabalhadas em conjunto para que os melhores resultados sejam alcançados.

E se você quiser saber mais sobre como impulsionar a vendas do seu negócio digital, veja o meu artigo: Como vender mais: descubra as 6 melhores estratégias.

Deixe seu comentário: