Carreira, Economia da paixão

Descubra o seu sonho de trabalho: como descobrir o que você quer fazer

Está confuso sobre que tipo de carreira seguir? Não se preocupe, eu mesmo estava nessa situação há algum tempo. Então, para você se...

Escrito por Rafael Carvalho · 2 min leitura >
como descobrir o que eu quero trabalhar

Você já se questionou “Como descobrir o que eu quero trabalhar?” Você tem ideias sobre o que quer trabalhar, mas não consegue identificar o necessário para alcançar o seu objetivo? Vamos te ajudar neste processo de descoberta. Neste post vamos lhe mostrar como descobrir o que você realmente quer trabalhar e encontrar seu propósito profissional. Acompanhe!

Quem nunca ficou meio perdido quando tinha que decidir que carreira seguir? É um processo que, para muitos, gera inseguranças e dúvidas. Como saber qual é o caminho certo para perseguir meu propósito profissional? Por onde começar?

É exatamente para essas pessoas que este artigo é direcionado. Aqui vamos encontrar dicas sobre como descobrir o que você realmente quer fazer com sua carreira para ter sucesso.

Quando você tem a chance de descobrir o que você realmente gosta de fazer?

A revolução digital e as mudanças dos mercados estão ampliando as novas possibilidades de carreira para as pessoas. Você precisa aproveitar essa chance para descobrir o que você gosta de fazer e sua vocação.

Considerações antes de descobrir o que você gosta de fazer

Todas essas mudanças e possibilidades nos leva a algumas considerações antes de você realmente começar o seu processo de descoberta. É necessário que você faça um balanço de sua vida profissional e pessoal para ter clareza de quais são as suas necessidades e desejos.

Isso é importante para buscar o equilíbrio entre o que é possível conquistar e o que você realmente quer.

Verificando seu histórico de trabalho

O início do seu processo de reflexão deve começar verificando seu histórico de trabalho. O que você já aprendeu? Quais áreas você já dominou? Quais habilidades você tem? Listar tudo isso é importante para continuar com um processo de auto análise.

Obtendo informação de testes online

Os testes vocacionais são muito úteis para traçar o seu perfil profissional. Existem vários testes online que são gratuitos. Esses testes podem ajudar a mapear os seus pontos fortes e fracos para guiar a sua descoberta do que você gosta de fazer.

Examinar seus interesses, talentos e habilidades

Identifique quais são os seus interesses, talentos e habilidades. É muito importante que você considere isso para descobrir o seu propósito profissional. Onde você se destaca? O que torna especial o seu trabalho? Procure refletir sobre isso.

Exercícios para descobrir o que você realmente gosta de fazer

Existem vários exercícios que podem ajudar você a descobrir o que você realmente gosta de fazer. Faça uma lista com todas as coisas que você gosta de fazer. Quais são as suas atividades favoritas? O que você gosta de estudar? Faça uma lista das possíveis carreiras que você gostaria de trilhar.

Referência de amigos e colegas

Pesquise sua rede de relações para saber quais são as áreas das quais eles gostam. Outros profissionais também podem ajudá-lo a descobrir o seu propósito. Essas pessoas às vezes se tornam seus mentores ou, pelo menos, o acompanham no caminho para descobrir o seu potencial.

Considere a realidade do mercado de trabalho

O aprimoramento de habilidades e a educação são necessários para atingir a sua meta profissional. Você precisa considerar a realidade do mercado de trabalho para ter sucesso na carreira que escolher.

Resultados positivos da descoberta do que você gosta de fazer

Descobrir o propósito profissional e encontrar o seu lugar no mundo do trabalho pode te trazer bons frutos. Você pode se sentir realizado e feliz com a carreira que escolheu. A satisfação, o reconhecimento, as metas atingidas e as conquistas pessoais são alguns dos bons resultados que você pode ter.

Descobrir o que você quer trabalhar é o primeiro passo para o sucesso profissional. É um processo que requer tempo, paciência e reflexão. É necessário considerar todas as possibilidades, os interesses, as habilidades e o mercado de trabalho para ter clareza do seu papel no mundo.

Mesmo que isso não seja uma tarefa fácil, ela pode trazer resultados muito gratificantes. Descobrir o propósito profissional é um processo que pode ser feito com ajuda de amigos e testes online, que te darão uma base sólida para começar a trilhar um caminho mais preciso para a sua carreira.


Espero que este artigo possa te ajudar a encontrar o seu lugar no mundo do trabalho e que siga os conselhos acima para descobrir o seu propósito profissional.

Leia outros artigos do blog, aqui estão alguns exemplos: Não deixe o medo de empreender te travar, Você sabe como encontrar o emprego dos seus sonhos? e 8 dicas para ter sucesso na entrevista de emprego.

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress