Carreira, Economia da paixão, Empreendedorismo

Custo de oportunidade: o que é e como pode te ajudar no dia a dia?

Você já ouviu falar no Custo de Oportunidade? Ele é um dos principais pontos a serem analisados antes de realizar uma grande...

· 3 min leitura >
balança de custo de oportunidade

Você já usou o custo de oportunidade em suas decisões? Não sabe do que eu estou falando? Então, fica por aqui que esta dica será muito útil para você que é empreendedor — ou que deseja se tornar um.

O custo de oportunidade é o valor que você perde (ou ganha) ao optar por algo entre duas ou mais opções. Ele vai te ajudar a tomar melhores decisões e ter ainda mais sucesso na jornada.

Continue a leitura e veja como é simples de calcular.

O que é o custo de oportunidade?

O custo de oportunidade é um conceito utilizado em grandes empresas, principalmente, para representar o que a organização irá perder ao fazer determinado investimento financeiro no lugar de outro.

Na nossa vida — seja como empreendedor digital, seja como CLT — também temos que olhar para o custo de oportunidade. Nesse caso, ele representa os possíveis benefícios que perdemos ao fazer cada escolha.

Quantas vezes você já se pegou pensando em coisas como:

  • Devo comprar curso X ou curso Y?
  • Me mantenho como CLT na empresa que estou há anos ou começo a empreender?
  • Invisto no empreendedorismo digital ou físico?
  • Dou entrada em uma casa ou compro um carro?

São perguntas complexas, que exigem uma análise de diferentes fatores antes de decidirmos entre uma coisa ou outra.

Como calcular o custo de oportunidade?

O custo de oportunidade deve ser bem calculado. Porém, o cálculo não segue uma fórmula exata — diferente, por exemplo, da fórmula de juros simples ou compostos.

Por isso, irei te mostrar algumas variáveis que podem te ajudar a entender o custo de oportunidade e tomar decisões assertivas.

Nós explicamos sobre elas no livro Paixão S.A., são: tempo, esforço, dinheiro e felicidade.

Todos temos as mesmas 24 horas durante um dia e escolher o que fazemos com cada uma delas é essencial, tendo em vista que não temos tempo para fazer tudo o que queremos.

Muitas vezes, nos sabotamos por insistirmos em algum objetivo que não temos tempo de realizar. Então é importante realizar essa análise de forma bastante racional e refletir sobre como podemos aproveitar o tempo da melhor forma.

Do mesmo modo, devemos analisar qual será o esforço para cada opção. 

Por exemplo, digamos que você precisa recrutar um novo colaborador para o time, e está em dúvida entre realizar todo o processo sozinho ou contar com o serviço de uma empresa de consultoria.

Para isso, você vai precisar analisar diversos fatores, como:

  • Tenho disponibilidade de tempo para realizar a seleção?
  • Possuo os conhecimentos e ferramentas necessárias?
  • A empresa pode contratar os serviços de uma consultoria agora?

Assim, você vai precisar avaliar qual a sua disponibilidade, quanto esforço será preciso dedicar, e quais recursos possui para realizar ou não a contratação.

Algumas perguntas que podem nortear o cálculo do custo de oportunidade são:

  • Estou investindo meu tempo na direção correta?
  • Entre as opções que tenho, quais posso realizar com o tempo que tenho disponível?
  • O que estou fazendo hoje se conecta com meus planos de futuro?
  • Existe algum caminho possível para que eu não me exponha a riscos desnecessários e/ou elevados?
  • Sou/serei feliz com essa decisão?
  • Terei o retorno financeiro que espero? Existe alguma opção mais rentável?

Responda-as sempre que tiver que decidir entre duas ou mais opções. Com certeza, você terá mais facilidade em tomar decisões.

Qual é a importância de olhar para o custo de oportunidade?

Tomada de decisão

Optamos sobre o que iremos fazer desde a hora que acordamos até a hora de dormir, durante toda a nossa vida. 

Algumas escolhas são mais simples, definem apenas os próximos minutos do dia. Já outras, podem definir os próximos anos.

Por isso, contar com técnicas como o custo de oportunidade é bastante útil em situações mais complexas. Assim, você não será tendencioso em uma única variável. 

Menor possibilidade de erros

Quantas vezes você achou que a coisa X te traria mais benefícios do que a coisa Y e, meses depois, percebeu que errou na decisão? Provavelmente, isso não aconteceria se tivesse sido feito o cálculo do custo de oportunidade.

Ele não tem uma fórmula exata, mas cada uma das perguntas que sugeri acima irão te ajudar a chegar em uma resposta mais assertiva, ao contrário de decisões que são analisadas de maneira subjetiva.

Enxergar potenciais prejuízos

Além de todas as vantagens, o custo de oportunidade também te permite ver as situações por outro ângulo. Assim, já é possível visualizar os prejuízos que podem surgir para cada decisão tomada.

Ou seja, algumas vezes você irá fazer uma escolha sabendo que ela pode não trazer o resultado esperado, mas que é um risco assumido.

Qual é a relação entre economia da paixão e custo de oportunidade?

Trabalhar com o que ama pode parecer uma realidade distante.

Mas esta é uma realidade mais próxima do que você imagina! Justamente por conta do conceito da economia da paixão, na qual as pessoas podem ganhar dinheiro por meio de suas habilidades.

Hoje em dia, se você ama tocar piano e é bom nisso, pode criar um curso online para ensinar iniciantes. Dessa forma, conseguirá atingir pessoas de todo o mundo e viver daquilo que é a sua paixão.

No entanto, nem tudo são flores. Acreditando que podem ter flexibilidade e serem os próprios chefes, as pessoas passaram a cumprir longas jornadas de trabalho no mercado informal e sem a remuneração devida.

É aí que entra a relação entre a economia da paixão e o custo de oportunidade. 

É preciso fazer uma análise minuciosa de cada variável antes de viver do que você realmente ama. Pense, por exemplo: eu estaria disposto a ganhar menos dinheiro durante os primeiros meses, mas ter mais felicidade? Eu conseguiria me manter dessa forma?

São essas análises que definem o custo de oportunidade, independentemente de serem situações da vida pessoal ou profissional.

Quer conhecer outras ferramentas e técnicas que vão auxiliar no seu dia a dia, assim como esta? No meu perfil do Instagram compartilho as melhores, como a Matriz de Einsenhower.

One Reply to “Custo de oportunidade: o que é e como pode te ajudar no dia a dia?”

Deixe seu comentário: