Empreendedorismo, Gestão, Motivação, Startups

Valores organizacionais: o que são e como definir os do seu negócio

Os valores organizacionais são os princípios inegociáveis de uma empresa, e todo empreendedor precisa saber como defini-los. Descubra com este artigo!

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
Valores organizacionais

Construir um negócio de sucesso vai muito além de possuir os melhores produtos, pessoas ou processos. É preciso também definir quais serão os princípios que irão nortear a jornada de cada pessoa, e isso é feito através dos valores organizacionais.

Através da definição de valores sólidos e que estão alinhados com a realidade da empresa, é possível formar um campo de possibilidades para o negócio.

Neste artigo, eu vou te mostrar o que são os valores de uma empresa e como você pode definir os seus. Confira!

O que são os valores organizacionais?

Todo ser humano possui os seus valores pessoais, e eles são os responsáveis por definir os conceitos de “certo ou errado”. Portanto, eles servem para sustentar a conduta de cada um em meio aos mais diversos desafios.

Os valores organizacionais funcionam da mesma forma, pois eles são os ideais que conduzem a execução da estratégia através do comportamento das pessoas, sendo a expressão daquilo que o negócio prega como um elemento necessário para cada colaborador.

Como falei neste outro artigo, os valores são os princípios inegociáveis da empresa. Ou seja, eles são elementos extremamente valiosos que não podem ser “jogados fora” ou permitidas exceções para que sejam burlados.

E na prática, por que eles são tão importantes?

A definição dos valores permite diversas vantagens para a empresa, como:

  • Realizar processos de contratação com maior assertividade;
  • Promover o maior alinhamento do time com os objetivos da empresa;
  • Geração do sentimento de pertencimento;
  • Diminuição do turnover;
  • Aumento da produtividade e foco em resultados;
  • Melhoria do clima organizacional.

Assim, apesar de muitas pessoas acreditarem que os valores organizacionais são apenas elementos intangíveis, que servem como frases “legais” para serem colocadas em camisetas ou quadros na parede, eles são um dos principais elementos para a formação de um negócio bem-sucedido.

No estudo realizado pela Universidade de Harvard, feito com mais de 200 empresas, foi constatado que a definição de uma cultura forte foi capaz de aumentar a receita líquida em 765% no decorrer de 10 anos.

Dessa forma, a definição dos valores da sua empresa pode ser o diferencial para que o seu negócio construa mais resultados.

Como definir os valores da empresa?

Como você já viu, a cultura e os valores da empresa são formados por pessoas e para as pessoas. Por isso, eles são os principais responsáveis por definir quais serão os princípios norteadores do negócio.

Dessa forma, existem duas maneiras para definir os valores da sua empresa, e isso vai depender do tipo e estágio em que o seu negócio se encontra.

Caso o seu negócio esteja em fase inicial, contando apenas com o seu trabalho e sem a colaboração de outras pessoas, você mesmo deve definir por quais valores irá lutar diariamente para alcançar os objetivos de crescimento e evolução da empresa.

Assim, essas perguntas podem te ajudar:

  • O que é mais importante para mim?
  • Do que eu não abro mão para trabalhar?
  • O que eu percebo no mercado e não aceito como conduta?
  • Como eu quero que o negócio seja percebido no mercado?
  • Quando o meu negócio contar com mais pessoas, o que eu irei procurar em cada uma delas?

Mas caso o seu negócio já conte com a participação de outras pessoas, seja um sócio ou um colaborador, será preciso alinhar as expectativas e necessidades de cada um para a formação de valores que atendam a todos.

Desse modo, vocês podem buscar responder a estes direcionamentos:

  • Como nós fazemos o nosso negócio hoje?
  • No que acreditamos?
  • O que queremos que os nossos clientes percebam?
  • Como seremos diferentes das outras empresas?

Além disso, existem alguns critérios auxiliam no processo de definição de valores assertivos e realistas

5 critérios para definir os valores do seu negócio

  1. Relevância: eles precisam ser verdadeiramente importantes para você e a sua equipe;
  2. Diferencial: valores como “ética” e “qualidade” são princípios básicos para qualquer negócio. É preciso definir o que vai fazer com que o seu cliente perceba a diferença entre você e seu concorrente;
  3. Vivência verdadeira: não adianta formalizar um valor que não faz parte do dia a dia da sua empresa. Valores não devem ser “textos bonitos”, mas condutas que refletem o DNA da organização;
  4. Objetividade: não seja generalista ao definir os seus princípios. Descreva qual a conduta esperada por cada um dos valores da sua empresa;
  5. Utilidade: os seus valores precisam ser úteis, por isso não adianta descrever 10 ou 15 valores se eles não dizem muito. Busque maior qualidade, e menor quantidade.

Através destes critérios você vai conseguir definir com maior facilidade quais serão as bases para o futuro do seu negócio.

Exemplo de valores: HeroSpark

Na HeroSpark nós possuímos a missão de transformar o conhecimento em negócios de alto impacto. Por isso, acreditamos e disseminamos a ideia de que todas as pessoas são especiais e possuem um talento, e o nosso dever é despertar essa faísca.

Por isso, os nossos valores são centrados na geração de conexões entre pessoas. Confere aqui: 

  • Be humple (humildade): ter humildade é saber assumir suas responsabilidades sem arrogância, prepotência e soberba. Humildade não te faz melhor do que ninguém, mas diferente de muitos;
  • In heros we trust (confiar e inspirar confiança): escolhemos viver confiando uns nos outros, em nossos clientes e parceiros com a certeza de que assim iremos evoluir como verdadeiros heróis;
  • Balboa’s code (resiliência): nós sempre levantamos, mantemos a cabeça erguida e nunca desanimamos até alcançar nossos objetivos;
  • Double tap (foco na solução): focar na solução, sem buscar culpados ou esconder problemas é a melhor forma de evitar novos obstáculos;
  • We’re heromakers (sucesso do cliente): o sucesso do nosso cliente é também o nosso sucesso. E nos colocarmos no lugar de cada um deles fará com que tenhamos uma incrível cultura de apoio ao cliente;
  • Hero lovers (paixão): apaixonados são aqueles que vivem de mãos dadas com um propósito único e não descansam enquanto não alcançam seus objetivos;
  • Hero like a human (diversidade): existem milhares de pessoas diferentes ao redor do mundo. E nós acreditamos que cada uma delas tem habilidades especiais e únicas.

Definir os princípios e ideais do seu negócio não é apenas uma ação do RH, mas uma estratégia competitiva que, quando bem trabalhada, vai gerar resultados incríveis para a sua empresa.

Quer conhecer mais dicas e estratégias para elevar o potencial do seu negócio digital? É só acompanhar o meu Instagram!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress