Empreendedorismo, Gestão

Planejamento estratégico: o que é e como fazer?

Você sabe o que é e como fazer o planejamento estratégico? Então, leia este post e descubra como criar o planejamento do seu...

· 3 min leitura >
Planejamento estratégico

Para você conseguir administrar um negócio digital é essencial elaborar um bom planejamento. Dessa forma, fica mais fácil saber quais ações devem ser tomadas para atingir os objetivos esperados. Diante disso, que tal conhecer o planejamento estratégico?

Ele é o principal plano de uma empresa, já que contém as diretrizes estratégicas, bem como o plano de ação para que todos os departamentos da sua organização consigam obter os resultados almejados.

Quer saber mais sobre o que é e como fazer um planejamento estratégico? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separei para você. Vamos lá!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um roteiro que indica os caminhos nos quais uma empresa precisa caminhar para atingir os resultados esperados. Ou seja, ele é uma ferramenta de gestão que apresenta as diretrizes que você precisa seguir para obter sucesso no mercado.

Quando essa ferramenta é utilizada, deixa-se de usar a intuição para administrar o negócio. Dessa forma, fica mais fácil encontrar alternativas mais realistas e eficazes para resolver os problemas que podem aparecer durante o dia a dia.

Já que por meio do planejamento estratégico, é possível fazer um diagnóstico do ambiente interno e externo, criar metas e estratégias, bem como definir indicadores para monitorar o desempenho das ações implementadas.

Vale destacar que esse planejamento pode ser dividido de acordo com o nível hierárquico, sendo estratégico, tático e operacional. O estratégico é elaborado pela alta administração e visa os resultados em longo prazo.

Já o tático, é feito pelos diretores e gerentes de área. Esse planejamento é considerado um desmembramento do estratégico, pois ele visa criar planos de ação para que os objetivos macros sejam conquistados também em médio prazo.

Por fim, temos o operacional que representa as pequenas ações que cada membro das equipes de trabalho executam para que os resultados esperados pela organização sejam alcançados dentro do prazo estipulado.

Por que o planejamento estratégico é importante?

Mas, afinal, por que o planejamento estratégico é importante? É essa ferramenta que orienta a elaboração de todas as estratégias da empresa, bem como serve de base para o processo de tomada de decisões.

Quando uma empresa tem um planejamento bem estruturado, consegue responder de maneira rápida e eficiente às ameaças impostas pelo ambiente externo, como crises econômicas, pandemia, redução de incentivos fiscais, problemas climáticos, entre outros.

Além disso, essa ferramenta pode ser considerada uma bússola para que todas as pessoas que trabalham na empresa executem suas atividades em prol dos objetivos estratégicos definidos pela alta administração.

Como fazer o planejamento estratégico do seu negócio digital?

Agora que você já sabe o que é um planejamento estratégico, chegou o momento de aprender como elaborar o seu. Então, continue a leitura e confira o passo a passo detalhado deste processo. Acompanhe!

Faça o diagnóstico da empresa

O primeiro passo para fazer o planejamento estratégico é analisar o ambiente interno e externo da empresa. Dessa forma, você consegue identificar quais são as forças e as oportunidades que podem ser aproveitadas. 

Assim como as fraquezas e as ameaças que precisam ser corrigidas e eliminadas, respectivamente. Para isso, você pode utilizar a Análise SWOT, que é uma ferramenta muito eficiente para fazer o diagnóstico ambiental de uma empresa.

Defina as diretrizes estratégicas

Após fazer o diagnóstico da empresa, você tem as informações necessárias para criar as diretrizes estratégicas. Ou seja, chegou o momento de definir a missão, a visão e os valores organizacionais.

A missão representa a razão de existir da empresa, ou seja, o seu propósito. Já a visão indica onde ela pretende chegar em longo prazo. Por fim, os valores são as crenças que motivam as ações no dia a dia da organização.

Essas diretrizes são essenciais para que o planejamento estratégico seja construído e você consiga atingir os resultados esperados. Portanto, elas servem de norte para todas as ações implementadas no contexto organizacional.

Defina os objetivos e as metas

O próximo passo é definir os objetivos estratégicos, ou seja, quais são os resultados que a empresa pretende atingir. Após fazer o diagnóstico e definir quais são as diretrizes estratégicas, fica mais fácil elaborar os objetivos em longo, médio e curto prazo. 

Em seguida, eles devem ser divididos em metas mensuráveis e alcançáveis para que seja possível monitorá-las posteriormente, como aumentar 15% do faturamento dos infoprodutos, por exemplo.

Elabore os planos de ação

Com os objetivos e as metas definidas, você pode iniciar a elaboração dos planos de ação para que os resultados esperados sejam alcançados. Nesse caso, é necessário definir a estratégia que será adotada e depois desmembrá-la nas ações que efetivamente serão colocadas em prática pelos membros da empresa.

Por exemplo, a estratégia pode ser lançar um novo infoproduto, como um curso online. Já as ações para colocá-la em prática, poderia ser contratar a equipe de desenvolvimento, realizar pesquisas de mercado, desenvolver o produto digital, mensurar o nível de aceitabilidade, contratar a plataforma de hospedagem, entre outros.

Lembre-se de que cada ação precisa ter objetivo, meta, responsável, cronograma, bem como a projeção de custos e os indicadores para que ela possa ser monitorada. Dessa forma, os membros da equipe conseguem colocar as ações em prática de maneira assertiva.

Faça o monitoramento do planejamento

Depois que você colocar o planejamento estratégico em prática, é necessário avaliar os resultados das ações. Para isso, deve-se fazer o monitoramento para coletar os dados e mensurar os indicadores de desempenho.

Diante disso, você tem as informações corretas para comparar com as metas estipuladas. Após essa análise, é possível verificar quais ações deram certo e quais precisam de ajustes antes de dar continuidade nos processos de trabalho internos da empresa.

Resumindo, o planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão muito importante para que o seu negócio digital saia do papel e obtenha os resultados esperados. Isso porque ele serve como referência para todas as ações que serão executadas dentro da empresa.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca tempo! Compartilhe com seus amigos que também curtem empreendedorismo digital.

One Reply to “Planejamento estratégico: o que é e como fazer?”

Deixe seu comentário: