Empreendedorismo, Gestão

Quer saber como contratar uma equipe de alta performance? Confira essas 5 dicas!

Com este conteúdo você vai descobrir quais os maiores erros e as principais práticas para contratar uma equipe de alta performance. Confira aqui!

· 4 min leitura >
equipe de alta performance

A formação de uma equipe de alta performance é um dos principais objetivos da maioria dos negócios. Mas o que poucos sabem, é que esse processo deve ser iniciado antes da contratação de um novo integrante para o time.

O ponto é que, para elaborar um processo seletivo que gere os resultados esperados, será preciso a dedicação de esforço, tempo e conhecimento sobre os principais pontos que devem ser trabalhados (e evitados) durante o projeto.

Pensando em te ajudar a entender melhor como isso funciona e como você pode contratar uma equipe de alta performance, eu preparei esse post com algumas dicas e práticas que irão otimizar o seu processo.

Vamos lá!

Principais erros no processo de contratação

Antes da gente iniciar com as dicas de contratação, é preciso entender que esse processo é cercado de erros que todos já cometemos em algum momento, e que devem ser evitados.

Quando a contratação não é feita com assertividade, existem diversos impactos negativos que atingem tanto a equipe quanto o negócio, como:

  • Custos com demissões;
  • Queda na produtividade da equipe;
  • Enfraquecimento da cultura organizacional;
  • Diminuição do engajamento.

Dessa forma, conhecer e saber como prevenir os principais erros de contratação é fundamental para a realização de um processo eficaz.

Não definir a real necessidade da contratação

A empresa cresceu, a equipe está sobrecarregada, alguns projetos estão entrando e o primeiro pensamento é “precisamos contratar novos colaboradores”.

Essa situação é bem comum em grande parte das empresas, mas ela também é um dos maiores erros que você poderá cometer.

Isso porque, antes de iniciar qualquer contratação, você deve analisar se os processos e atividades do negócio estão sendo feitos de maneira eficiente e otimizada.

Para isso, existem algumas perguntas que podem te guiar nessa avaliação:

  • Como as atividades estão sendo feitas?
  • Existem pessoas mais sobrecarregadas que outras?
  • Seria o caso de remanejar algumas atividades?
  • Os nossos processos são muito extensos?
  • Caso seja necessário contratar, quais seriam as atividades do novo integrante?

Responder a esses questionamentos vai te ajudar a entender a real necessidade da contratação.

Fazer um processo de seleção sem nenhum critério

Pior do que contratar sem necessidade, é não definir exatamente o que se busca no novo colaborador.

Assim, para que uma equipe de alta performance seja construída da melhor maneira, a definição do que se procura e do que deseja ser evitado é um dos primeiros pontos. 

A partir da escolha desses critérios, o processo de contratação torna-se muito mais objetivo e assertivo, direcionando o caminho para os candidatos ideais e eliminando o que não faz parte dos interesses da empresa.

Se basear apenas no currículo

Você pode estar pensando que esse é um erro óbvio a ser evitado. Mas, na prática, ele não é tão claro assim, e eu vou te explicar o porquê.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personal revelou que 9 em cada 10 profissionais são contratados pela competência técnica, mas demitidos pelas competências comportamentais.

E o que isso quer dizer?

Muitos empreendedores acreditam que quanto maior o currículo, maior a competência do candidato. E eles estão redondamente enganados.

O currículo reflete apenas os conhecimentos adquiridos de maneira formal, mas o que irá diferenciar o desempenho de um colaborador na rotina da empresa são as suas soft skills, e isso parte de uma realidade básica da liderança: o técnico pode ser facilmente ensinado, mas o comportamento é muito mais difícil de ser estimulado.

Após entender quais são os principais erros no processo de seleção, fica muito mais simples saber como realizar a contratação de um time de alta performance.

5 dicas para contratar uma equipe de alta performance

Desenvolva um projeto de contratação

Contratar um time de alto desempenho não é um processo simples, e por isso ele deve ser tratado como um dos projetos mais relevantes da sua empresa. Afinal, o resultado deste projeto estará definindo quem irá realizar as principais atividades do seu negócio.

Dessa forma, existem alguns critérios que irão de auxiliar na estruturação desse projeto:

  • Objetivo da contratação;
  • Prazo final desejado;
  • Critérios do cargo;
  • Canais de divulgação da vaga;
  • Etapas da seleção.

Defina o job description

A job description, ou descrição do cargo, é um documento que serve para determinar quais as principais funções e atribuições de uma determinada função. Assim, fica muito mais simples para que o colaborador entenda quais são as suas prioridades e o seu desempenho esperado.

Este documento possui algumas informações essenciais, como:

  • Nome do cargo;
  • Principais responsabilidades e entregas;
  • Requisitos obrigatórios para o ocupante (competências técnicas e comportamentais);
  • Faixa salarial e benefícios.

Dessa forma, ele pode ser usado tanto para o processo de seleção quanto para o dia a dia do colaborador na empresa.

Na HeroSpark nós sempre realizamos a divulgação das nossas vagas compartilhando o job description do cargo, e você pode conferir alguns exemplos aqui.

Tenha um roteiro de entrevistas

Divulgou a vaga e agora vai realizar as primeiras entrevistas? Esse é o momento de preparar o roteiro de perguntas.

E é nesse ponto que muitos empreendedores pecam!

É bem comum que as pessoas realizem uma pesquisa rápida no Google buscando as principais perguntas a serem questionadas numa entrevista. Mas sabe qual é o problema disso?

Ao definir perguntas genéricas, você receberá respostas genéricas.

Assim, é preciso estruturar um roteiro bem definido e específico, contendo os principais pontos que você deseja avaliar.

Estruture um role play

Uma reclamação comum dos empreendedores é que eles não conseguem testar as habilidades do candidato antes da efetivação na empresa.

Mas com o desenvolvimento de um role play isso é possível!

Essa técnica consiste no levantamento de um problema, que pode ser real ou não, e na solicitação de uma solução para o candidato. Dessa forma, é possível analisar na prática os níveis de conhecimento e desenvoltura do candidato antes da contratação.

Essa técnica é bastante comum na seleção de time de vendas, mas que pode ser aplicada em qualquer projeto de contratação. 

Assim, ela servirá como um dos principais filtros para a seleção e construção de uma equipe de alta performance.

Verifique o fit cultural

Um dos principais pontos que definem uma equipe de alta performance está no nível de alinhamento com a identidade da empresa. Assim, durante a contratação existe a necessidade de verificar o fit cultural com o candidato.

Essa técnica serve para avaliar o nível de alinhamento do candidato com a cultura da empresa, verificando se existe um “match” e a possibilidade de adaptação do candidato ao perfil da empresa.

Ela fornece diversos benefícios para o negócio, como:

  • Contratações mais precisas;
  • Diminuição do turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de conflitos;
  • Maior engajamento do time.

Para verificar o fit com o colaborador, a aplicação de assessments é uma das técnicas mais utilizadas e eficazes.

Por fim, é importante lembrar que, para formar uma equipe de alta performance, não existe uma fórmula mágica, mas que a utilização dessas práticas ainda no processo de seleção é o primeiro ponto para conquistar os melhores resultados.

E se você quer saber como identificar o melhor perfil de profissional de acordo com o estágio da sua empresa, confira este meu outro artigo.

Deixe seu comentário: