Sumário
A formação de uma equipe de alta performance é um dos principais objetivos da maioria dos negócios. Mas o que poucos sabem, é que esse processo deve ser iniciado antes da contratação de um novo integrante para o time.
O ponto é que, para elaborar um processo seletivo que gere os resultados esperados, será preciso a dedicação de esforço, tempo e conhecimento sobre os principais pontos que devem ser trabalhados (e evitados) durante o projeto.
Pensando em te ajudar a entender melhor como isso funciona e como você pode contratar uma equipe de alta performance, eu preparei esse post com algumas dicas e práticas que irão otimizar o seu processo.
Vamos lá!
Principais erros no processo de contratação
Antes da gente iniciar com as dicas de contratação, é preciso entender que esse processo é cercado de erros que todos já cometemos em algum momento, e que devem ser evitados.
Quando a contratação não é feita com assertividade, existem diversos impactos negativos que atingem tanto a equipe quanto o negócio, como:
- Custos com demissões;
- Queda na produtividade da equipe;
- Enfraquecimento da cultura organizacional;
- Diminuição do engajamento.
Dessa forma, conhecer e saber como prevenir os principais erros de contratação é fundamental para a realização de um processo eficaz.
Não definir a real necessidade da contratação
A empresa cresceu, a equipe está sobrecarregada, alguns projetos estão entrando e o primeiro pensamento é “precisamos contratar novos colaboradores”.
Essa situação é bem comum em grande parte das empresas, mas ela também é um dos maiores erros que você poderá cometer.
Isso porque, antes de iniciar qualquer contratação, você deve analisar se os processos e atividades do negócio estão sendo feitos de maneira eficiente e otimizada.
Para isso, existem algumas perguntas que podem te guiar nessa avaliação:
- Como as atividades estão sendo feitas?
- Existem pessoas mais sobrecarregadas que outras?
- Seria o caso de remanejar algumas atividades?
- Os nossos processos são muito extensos?
- Caso seja necessário contratar, quais seriam as atividades do novo integrante?
Responder a esses questionamentos vai te ajudar a entender a real necessidade da contratação.
Fazer um processo de seleção sem nenhum critério
Pior do que contratar sem necessidade, é não definir exatamente o que se busca no novo colaborador.
Assim, para que uma equipe de alta performance seja construída da melhor maneira, a definição do que se procura e do que deseja ser evitado é um dos primeiros pontos.
A partir da escolha desses critérios, o processo de contratação torna-se muito mais objetivo e assertivo, direcionando o caminho para os candidatos ideais e eliminando o que não faz parte dos interesses da empresa.
Se basear apenas no currículo
Você pode estar pensando que esse é um erro óbvio a ser evitado. Mas, na prática, ele não é tão claro assim, e eu vou te explicar o porquê.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personal revelou que 9 em cada 10 profissionais são contratados pela competência técnica, mas demitidos pelas competências comportamentais.
E o que isso quer dizer?
Muitos empreendedores acreditam que quanto maior o currículo, maior a competência do candidato. E eles estão redondamente enganados.
O currículo reflete apenas os conhecimentos adquiridos de maneira formal, mas o que irá diferenciar o desempenho de um colaborador na rotina da empresa são as suas soft skills, e isso parte de uma realidade básica da liderança: o técnico pode ser facilmente ensinado, mas o comportamento é muito mais difícil de ser estimulado.
Após entender quais são os principais erros no processo de seleção, fica muito mais simples saber como realizar a contratação de um time de alta performance.
5 dicas para contratar uma equipe de alta performance
Desenvolva um projeto de contratação
Contratar um time de alto desempenho não é um processo simples, e por isso ele deve ser tratado como um dos projetos mais relevantes da sua empresa. Afinal, o resultado deste projeto estará definindo quem irá realizar as principais atividades do seu negócio.
Dessa forma, existem alguns critérios que irão de auxiliar na estruturação desse projeto:
- Objetivo da contratação;
- Prazo final desejado;
- Critérios do cargo;
- Canais de divulgação da vaga;
- Etapas da seleção.
Defina o job description
A job description, ou descrição do cargo, é um documento que serve para determinar quais as principais funções e atribuições de uma determinada função. Assim, fica muito mais simples para que o colaborador entenda quais são as suas prioridades e o seu desempenho esperado.
Este documento possui algumas informações essenciais, como:
- Nome do cargo;
- Principais responsabilidades e entregas;
- Requisitos obrigatórios para o ocupante (competências técnicas e comportamentais);
- Faixa salarial e benefícios.
Dessa forma, ele pode ser usado tanto para o processo de seleção quanto para o dia a dia do colaborador na empresa.
Na HeroSpark nós sempre realizamos a divulgação das nossas vagas compartilhando o job description do cargo, e você pode conferir alguns exemplos aqui.
Tenha um roteiro de entrevistas
Divulgou a vaga e agora vai realizar as primeiras entrevistas? Esse é o momento de preparar o roteiro de perguntas.
E é nesse ponto que muitos empreendedores pecam!
É bem comum que as pessoas realizem uma pesquisa rápida no Google buscando as principais perguntas a serem questionadas numa entrevista. Mas sabe qual é o problema disso?
Ao definir perguntas genéricas, você receberá respostas genéricas.
Assim, é preciso estruturar um roteiro bem definido e específico, contendo os principais pontos que você deseja avaliar.
Estruture um role play
Uma reclamação comum dos empreendedores é que eles não conseguem testar as habilidades do candidato antes da efetivação na empresa.
Mas com o desenvolvimento de um role play isso é possível!
Essa técnica consiste no levantamento de um problema, que pode ser real ou não, e na solicitação de uma solução para o candidato. Dessa forma, é possível analisar na prática os níveis de conhecimento e desenvoltura do candidato antes da contratação.
Essa técnica é bastante comum na seleção de time de vendas, mas que pode ser aplicada em qualquer projeto de contratação.
Assim, ela servirá como um dos principais filtros para a seleção e construção de uma equipe de alta performance.
Verifique o fit cultural
Um dos principais pontos que definem uma equipe de alta performance está no nível de alinhamento com a identidade da empresa. Assim, durante a contratação existe a necessidade de verificar o fit cultural com o candidato.
Essa técnica serve para avaliar o nível de alinhamento do candidato com a cultura da empresa, verificando se existe um “match” e a possibilidade de adaptação do candidato ao perfil da empresa.
Ela fornece diversos benefícios para o negócio, como:
- Contratações mais precisas;
- Diminuição do turnover;
- Aumento da produtividade;
- Redução de conflitos;
- Maior engajamento do time.
Para verificar o fit com o colaborador, a aplicação de assessments é uma das técnicas mais utilizadas e eficazes.
Por fim, é importante lembrar que, para formar uma equipe de alta performance, não existe uma fórmula mágica, mas que a utilização dessas práticas ainda no processo de seleção é o primeiro ponto para conquistar os melhores resultados.
E se você quer saber como identificar o melhor perfil de profissional de acordo com o estágio da sua empresa, confira este meu outro artigo.