Carreira, Economia da paixão, Empreendedorismo

Transição de carreira: descubra como passar a viver da sua paixão

A transição de carreira é o primeiro passo para quem deseja abrir um negócio e viver da sua paixão. Aqui você vai aprender...

· 5 min leitura >
transição de carreira

Todo ser humano já passou por algum momento de insatisfação e inquietação. Seja com o corpo, um objeto, um relacionamento ou com a profissão. Esses sentimentos são apenas o pontapé para o início de diversas transformações, dentre elas, a transição de carreira.

O ciclo tradicional de trabalho já não é tão desejado quanto há algumas décadas, no qual nos era ensinado que deveríamos nascer, crescer, conseguir um emprego e nos manter nele até atingirmos a tão sonhada aposentadoria.

Mas o mundo mudou, juntamente com os objetivos e valores das pessoas, e o que era o verdadeiro sonho profissional para alguns, para outros já não faz o menor sentido.

Por isso, cada vez mais pessoas estão utilizando a estratégia da transição de carreira como um novo caminho para o alcance da realização pessoal e profissional, dedicando esforços e recursos para trabalhar e viver da sua paixão.

E para te ajudar a entender o que você precisa fazer para realizar uma transição de carreira com assertividade, eu listei algumas dicas que vão te guiar nos primeiros passos. Confira!

Por que fazer uma transição de carreira?

A transição de carreira é um processo pelo qual um profissional decide que, para mudar os seus resultados, ele precisa passar por uma mudança profissional, seja de emprego, profissão ou se transformar em um empreendedor e passar a viver das suas paixões e habilidades.

Esse movimento tem sido cada vez mais comum e presente, sendo intensificado por diversos fatores, como:

  • Transformação digital;
  • Pandemia do COVID-19;
  • Surgimento de novas tecnologias;
  • Crise econômica.

Numa pesquisa realizada pelo instituto Pearson, 76% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a pandemia os fizeram repensar sobre os rumos da sua carreira.

Além disso, cada vez mais as pessoas estão optando por uma atividade que possa alinhar os seus interesses e propósitos, buscando alternativas que promovam uma melhor qualidade e estilo de vida.

Mas por que tantas pessoas decidem fazer a transição de carreira?

Existem diversos fatores que podem levar a essa escolha, e eu acredito que tudo se inicia quando ainda estamos na escola. Sabe por quê?

O nosso sistema educacional não nos prepara para realizar escolhas importantes. Somos treinados para decorar fórmulas e regras que dificilmente serão aplicadas no nosso dia a dia, e quando devemos decidir qual carreira iremos escolher, utilizamos critérios vazios e sem muita fundamentação.

Dessa forma, a transição de carreira é a melhor alternativa para aqueles que buscam na mudança uma forma de viver aquilo pelo qual são verdadeiramente apaixonados, ingressando na economia da paixão

Erros que você não deve cometer durante a transição de carreira

Assim como toda escolha que irá transformar a nossa jornada, a transição de carreira deverá ser realizada com estratégia e planejamento, evitando alguns erros comuns durante esse processo.

Meter a cara sem se preparar

Um dos principais fatores que levam a uma mudança de carreira é a insatisfação, e esse sentimento pode fazer com que as pessoas tomem diversas atitudes por impulso e precipitadas, e acabem se arrependendo da decisão.

Mas uma coisa precisamos deixar clara: o frio na barriga é fundamental para que qualquer escolha venha a gerar resultados, pois ele é a afirmação de que aquela mudança é importante.

No entanto, para que os nossos temores não sejam confirmados, é preciso preparo, foco e um plano de ação que faça com que a estratégia funcione da melhor forma.

Acreditar que seguir 50 gurus do empreendedorismo vai te salvar

E quando falamos de planejamento, é isso que muitas pessoas fazem.

Não me entenda mal! Eu acredito verdadeiramente que existem inúmeros profissionais que podem auxiliar no processo de transição de carreira e criação de um negócio. 

No entanto, muitas pessoas acabam se prendendo a ideias e conceitos que, em algumas ocasiões, são superficiais e podem acabar enfrentando diversas dificuldades no momento de aplicação prática.

Dessa forma, é importante selecionar o que você precisa aprender para que o seu tempo e recursos sejam investidos da melhor maneira.

Esperar que um milagre caia do céu

Após a superação do medo e a aquisição dos mais diversos conhecimentos, muitas pessoas falham no processo da execução.

Assim, o ânimo inicial é substituído pela ideia de que:

“Já que agora eu realizei a mudança, as coisas vão fluir e os resultados chegarão naturalmente!”

Um negócio nunca irá fluir com naturalidade caso não haja não sejam dedicados esforços para que o seu sucesso seja alcançado. Assim, sem execução não existe resultado.

Como fazer uma transição de carreira para viver da sua paixão? Confira essas 3 dicas!

A transição de carreira é um processo único e particular para cada indivíduo. No entanto, existem alguns pontos essenciais para que todo empreendedor possa viver da sua paixão.

Avalie o seu custo de oportunidade

Não se pode ter tudo na vida. Dessa forma, toda escolha irá exigir a realização de uma renúncia, e esse princípio explica bem o conceito do custo de oportunidade.

Esse termo se refere a todas as oportunidades que perdemos quando optamos por uma determinada decisão.

Por exemplo, você poderá realizar duas escolhas: seguir uma carreira tradicional, em um órgão público e garantir a sua estabilidade, ou você poderá optar por se transformar em um empreendedor digital, viver da sua paixão e usufruir de outros benefícios.

Cada escolha levará a um caminho diferente, e é preciso analisar qual deles melhor se encaixa no modelo de vida que você deseja.

A análise do custo de oportunidade é um dos primeiros passos a serem tomados antes de realizar uma transição de carreira, e pode ser um processo bastante confuso para muitas pessoas. Para isso, existe uma ferramenta que facilita esta escolha: o diagrama de ganhos e perdas.

Esta ferramenta é bastante utilizada em processos de coaching, e consiste em um plano dividido em 4 quadrantes com as seguintes perguntas:

  • O que você pode ganhar se realizar essa escolha?
  • E o que você perderá se obtiver isso?
  • O que você ganhará se não optar por essa escolha? 
  • E o que poderá perder se não obtiver isso?

Para entender com ele funciona, você pode utilizar o exemplo abaixo:

O objetivo principal não é saber qual dos quadrantes possui mais ou menos respostas, mas entender a densidade e peso que cada uma exerce para a tomada de decisão.

Busque uma referência

O nosso cérebro processa melhor uma ideia quando ele consegue visualizar detalhadamente como ela poderia ser.

Assim, a melhor forma de construir uma mentalidade que irá te permitir viver da sua paixão é através da adoção de uma referência.

Para isso, você poderá escolher uma pessoa que seja do mesmo nicho que o seu e buscar responder a algumas perguntas:

  • Por quer essa pessoa é uma referência?
  • Quais foram os seus principais erros e acertos?
  • Como você pode aprender com essa história?
  • O que você precisa trabalhar para que também possa alcançar o sucesso?

Através das respostas fica muito mais simples entender o que você precisa desenvolver e adaptar para alcançar os resultados desejados.

Construa uma reserva financeira

Fazer um “pé de meia” pode parecer um conselho ultrapassado, mas ele é fundamental para que você não tenha que passar por dificuldades financeiras enquanto o seu negócio ainda não gerou resultados.

Existem diversas formas de se construir uma reserva financeira, e a mais conhecida é a regra 50-30-20, uma metodologia para orientar a distribuição do orçamento de uma pessoa, funcionando da seguinte maneira:

  • 50%: gastos fixos e essenciais;
  • 30%: gastos variáveis;
  • 20%: investimentos e prioridades financeiras.

Como é possível perceber, a construção de una reserva financeira demanda tempo e paciência. Dessa forma, quanto maior a sua dedicação em poupar para viver da sua paixão, melhores os seus resultados.

A transição de carreira é uma estratégia que deve ser cuidadosamente planejada e executada. Por isso, o investimento em conhecimento e técnicas de planejamento é fundamental para que a sua estratégia gere resultados.E se você quer aprender a como realizar uma transição de carreira e construir um negócio a partir da sua paixão, conheça o meu livro Paixão S.A.: Transforme o que você ama em um negócio digital.

Deixe seu comentário: