Empreendedorismo, Gestão

Gestão de equipes nas agências digitais: como gerenciar pessoas?

Você sabe como fazer a gestão de equipes nas agências digitais? Então, leia este artigo e saiba como gerenciar pessoas no seu negócio...

Escrito por Rafael Carvalho · 3 min leitura >
gestão de equipes nas agências digitais

Não basta ter um empreendimento com um modelo de negócios bem estruturado. Também é necessário saber gerenciar as pessoas que trabalham para você. Já que elas representam as engrenagens que movimentam o seu negócio. Diante disso, que tal saber como fazer a gestão de equipes nas agências digitais?

Lembre-se de que quando você sabe contratar, treinar, gerenciar e demitir pessoas, fica mais fácil ter uma equipe formada por pessoas com as competências e as habilidades necessárias para desenvolver as atividades dentro da empresa. Dessa forma, é possível garantir a produtividade e a eficiência organizacional.

Se você quer saber como fazer a gestão da equipe da sua agência digital, continue a leitura e confira todas as informações que separei neste texto. Vamos lá!

Como fazer a gestão de equipes nas agências digitais?

Mas, afinal, como fazer a gestão de equipes nas agências digitais? Para isso, você precisa conhecer os processos de gestão de pessoas para conseguir gerenciá-las da maneira correta. Por isso, neste texto vou apresentar como contratar, treinar, gerenciar e demitir funcionários de forma eficiente. Acompanhe!

Contrate os profissionais

O processo de recrutamento e seleção representa a porta de entrada dos colaboradores. Por meio dele, os candidatos são captados no mercado de trabalho e, em seguida, selecionados de acordo com o seu perfil profissional para preencher as vagas em aberto.

Esse processo inicia com a análise da necessidade de contratação e a elaboração do job description para fazer a divulgação da vaga nos canais digitais. A aplicação dos currículos, normalmente, é feita por meio de uma plataforma online que facilita o processo de triagem dos melhores candidatos.

O próximo passo é a seleção que envolve entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, entre outras técnicas. Após esse processo, você seleciona os candidatos que correspondem ao perfil desejado pela empresa. Em seguida, acontece a contratação, ou seja, a formalização da admissão por meio do contrato de trabalho. 

Lembre-se de que a equipe da agência digital deve ser multidisciplinar. Por isso, ela precisa ser composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento, como designers, redatores, estrategistas, analistas de SEO, entre outros. 

Também é essencial levar em consideração as competências comportamentais dos candidatos, como criatividade, comunicação, relacionamento interpessoal, entre outros. Ademais, não se esqueça de mensurar o nível de passion economy, ou seja, quanto o candidato ama o que ele faz profissionalmente. 

Assim como analisar o fit cultural, para identificar se ele tem os valores semelhantes aos da sua agência digital. Dessa forma, suas chances de montar uma equipe de trabalho que atenda as demandas dos seus clientes e, ao mesmo tempo, seja produtiva é maior.

Invista em treinamentos

Não basta contratar os profissionais, é necessário mantê-los capacitados e atualizados para que eles possam atender as necessidades da empresa, bem como apresentar uma boa produtividade. 

Para isso, é necessário aplicar pesquisas de levantamento de necessidades de treinamento, bem como fazer avaliações de desempenho dos colaboradores. Dessa forma, é possível identificar quais são as lacunas das competências técnicas e comportamentais.

Com essas informações você consegue montar trilhas de aprendizagem com treinamentos que atendam as necessidades de cada funcionário. Lembre-se de que o processo de ensino-aprendizagem de adultos envolve mais prática do que teoria.

Por isso, use e abuse de muitas simulações, jogos, dinâmicas, projetos, entre outras atividades práticas no momento dos treinamentos. Assim, os colaboradores têm maiores chances de absorver o conhecimento repassado.

Ademais, você precisa investir na construção de uma cultura de feedback no qual todos os funcionários possam ter acesso às informações relacionadas às expectativas dos líderes sobre o seu desempenho e aos resultados obtidos durante a sua jornada de trabalho.

Gerencie os seus talentos humanos

É necessário gerenciar as pessoas para que elas se mantenham motivadas e engajadas com os objetivos e a cultura organizacional. Esse processo é imprescindível para reter os talentos humanos, bem como manter a equipe da agência motivada

O gerenciamento pode ser feito por meio de pesquisa de clima organizacional no qual são aplicados questionários para identificar os fatores relacionados à organização que influenciam na motivação dos colaboradores.

Dessa forma, você tem as informações necessárias para fazer ajustes nos programas e projetos de recursos humanos, bem como adequar as condições de trabalho dos funcionários, como fazer reajustes salariais, transferências de setor, promoções de cargo ou alterações no plano de benefícios.

Também é importante fazer o monitoramento dos indicadores de desempenho para verificar a produtividade. Nesse caso, os resultados podem ajudar a ajustar os processos de trabalho para que a equipe possa desempenhar as suas atividades de maneira mais eficiente. 

Para isso, você pode adotar boas práticas do mercado, bem como inserir tecnologias no processo, como softwares, aplicativos e programas para facilitar o dia a dia dos funcionários. Além disso, proporcionar um ambiente confortável e seguro também é importante para que a equipe da agência obtenha sucesso.

Saiba como agir no momento da demissão

Infelizmente, nem tudo são flores na gestão de equipes nas agências digitais. Por isso, também é necessário demitir os funcionários que não estão mais socializados com a cultura organizacional, bem como não apresentam mais motivação para atender as necessidades da empresa.

Lembre-se de que a demissão deve ser a última alternativa, já que ela gera muitos desgastes psicológicos aos demais colaboradores e prejuízos financeiros aos cofres da empresa. Ademais, a demissão é um processo muito delicado, por isso é importante saber realizá-lo para evitar problemas posteriores com processos trabalhistas.

Diante disso, no momento do desligamento é importante ser direto e fornecer um feedback honesto, bem como facilitar a parte burocrática. Além disso, você pode oferecer ajuda no processo de recolocação profissional. Isso ajuda a amenizar os impactos negativos.

Também é essencial ser transparente com a equipe e informar sobre o desligamento de maneira respeitosa. Assim, você consegue evitar questionamentos e insegurança por parte dos colaboradores que continuam na empresa.


Agora que você já sabe como fazer a gestão de equipes nas agências digitais, que tal conferir outros conteúdos relacionados ao empreendedorismo no mundo digital? Então, me siga no Instagram e no LinkedIn.

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress