Empreendedorismo, Gestão

Como reter talentos em uma startup

Uma preocupação constante das empresas diz respeito a como reter e manter excelentes talentos dentro de sua organização. Afinal, o sucesso do empreendimento...

· 4 min leitura >
Como reter talentos em uma startup

Reter talentos é sempre um desafio, mesmo para grandes empresas, que oferecem diversos benefícios aos funcionários. Para uma startup então, esse desafio é dobrado, pois a falta de recursos não permite fazer frente aos salários oferecidos pelo mercado.

Os recursos humanos de uma organização é peça fundamental para que um negócio obtenha sucesso. De fato, fazer uma retenção de bons talentos requer um plano bem elaborado.

É comum que as empresas criem políticas de treinamentos para seus funcionários, portanto, caso a retenção não seja eficiente, todo esse esforço e investimento não poderá ser apeoveitado.

Sendo assim, como fazer com que as pessoas abracem a sua ideia e se comprometam com o seu negócio?

Em primeiro lugar, o comprometimento deve ser mútuo. Por isso, para conquistar e reter talentos na sua startup, comprometa-se com as pessoas e ofereça benefícios que dificilmente elas conseguiriam vislumbrar em outras empresas, como a possibilidade de compra de ações.

Esse é um dos recursos mais utilizados pelas startups para tirar uma ideia do papel e poder contar com pessoas realmente envolvidas com o negócio.

Com a possibilidade de compra de ações – stock option –, as pessoas tomam o negócio como seu e passam a lutar para que dê certo, apostando em seu próprio empreendedorismo para chegar a ser sócio de uma empresa de sucesso.

Pessoas também têm a necessidade de reconhecimento, contudo, não basta um aperto de mãos entre quatro paredes. É preciso elogiar, fazer com que as pessoas se sintam verdadeiramente recompensadas pelo seu trabalho, e isso significa ter a admiração de seus pares.

Além da admiração dos colegas, os colaboradores também desejam saber quais são as suas possibilidades para o futuro dentro da empresa, por isso ter um plano de desenvolvimento de carreira que mostre às pessoas como empreender seu tempo e estudos para crescer profissionalmente é fundamental.

Ao contrário do que muitas empresas ainda pensam, os funcionários estão em busca de realização pessoal e profissional ao mesmo tempo, dando valor para empregos em que tenham maior autonomia nas decisões, com flexibilidade de horário e visão de futuro.

Como iniciar uma startup não é para qualquer um, muitas pessoas buscam justamente esse modelo de negócio para atuar, porque se enquadra melhor nas expectativas de qualidade de vida que têm.

Ao pensar em estratégias de retenção de talentos, não fique preso ao financeiro: dê condições para que as pessoas possam confiar na sua startup e optar por trabalhar nela pelo ambiente, pelo clima organizacional, pela flexibilidade e pelo espírito de equipe. Além de conquistar pessoas mais comprometidas, você obterá resultados em menos tempo, pois todos estarão trabalhando com você, e não para você.

Outro ponto refere-se a estabelecer planos de carreira dentro da organização. O ser humano é movido por desafios. É comum sonharmos com alguma coisa e querermos muito conquistar, entretanto, após essa conquista entra-se num estado de naturalidade e aquilo se torna cotidiano, rotineiro  e então é necessário novas fontes de motivação e ideias para mover os funcionários.

Com o desenvolvimento de um plano de carreiras, o funcionário terá um meta e uma perspectiva de crescimento dentro da organização, isso fará com que o sentimento de constância não se instale causando prejuízos em seu desenvolvimento e motivação.

Também é importante criar um ambiente onde os funcionários possam ter autonomia e se sentirem parte do negócio. Esse ambiente motivador contribuirá para que o colaborador desenvolva projetos explorando todas as suas competências e conhecimentos que ele possui.

Engessar os processos e não permitir aplicação por parte das pessoas que trabalham na organização podem afetar seu desempenho e extinguir sua motivação.

brainstorming

Uma outra questão nada menos importante é sobre ouvir os funcionários. Todo mundo gosta de sentir que está sendo ouvido, que sua opinião é importante para determinada empresa, pessoa, situação, projeto.

Por isso, inserir os funcionários e mantê-los engajados nos projetos que irão surgir e nos projetos que estão em andamento na empresa são coisas muito importante. Atrelado a isso, deve-se criar meios de permitir que eles explanem suas opiniões e sugestões e vejam elas sendo colocadas em ação na organização.

Melhorar o clima organizacional também é importante. Os colaboradores precisam sentir um ambiente leve, lidar bem com os demais, por isso, estimular práticas saudáveis .

Criar atividades acolhedoras e projetos voltados ao lazer podem estimular um ambiente descontraído e de pessoas conectadas positivamente entre si.

Além disso, ninguém gostaria de ir para um local para receber críticas a todo momento. Em verdade alguns pontos precisam ser chamados a atenção e estabelecer algumas melhorias, por outro lado, críticas que não são construtivas ou críticas em excesso não são vantajosas.

O ideal é promover e estimular uma troca de ideias e algumas ocasiões para que cada um seja ouvido. Essas ações irão melhorar a organização, o clima e motivação dos colaboradores por gerar um ambiente leve e colaborativo.

É comum ouvirmos que passamos mais tempo na empresa do que em casa, que o trabalho é a casa principal. Por isso é tão importante promover ações de melhorias para tornar a estadia, por assim dizer, dos colaboradores muito mais leve.

Precisa ser um local que não seja pesado de se ir todo dia, caso isso não aconteça, dificilmente se obterá e manterá bons talentos na organização.

Não podemos deixar de falar também sobre as recompensas. A recompensa é uma certeza de algo bem feito e uma meta atingida, afinal ninguém é recompensado por nada ou por ter desempenhado suas funções de forma ineficiente.

Todo mundo ama receber um elogio ou um presente, isso a faz se sentir especial e lhe aproxima mais de quem o deu. Se tratando da organização não é diferente, recompensar os colaboradores pelos seus excelentes desempenhos gera um círculo de motivação e produtividade, o que acarretará na retenção de bons talentos e o sucesso do empreendimento.

Colaboradores engajados e motivados tem uma relação direta com o nível de valorização sentido por eles por parte da empresa. Por isso, se faz necessário em alguns casos fazer uma análise completa da organização identificando pontos de melhoria e os pontos fortes que já possui. Também verificar os valores preservados e promovidos por ela e então reter talentos que estejam de acordo.


Gostou das nossas dicas? Conte sua opinião para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress