Lançamento ou perpétuo: qual o melhor para quem tá começando?

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:24 de março de 2023
  • Comentários do post:1 Comentário
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura

O empreendedorismo digital é uma excelente oportunidade para quem deseja começar um negócio próprio. Mas também sei que muitas dúvidas podem surgir no início, uma delas é qual modelo de estratégia escolher: lançamento ou perpétuo? 

Ambos têm suas vantagens e desafios, e a escolha certa pode fazer toda a diferença para o sucesso do negócio. Ficou curioso e quer saber mais sobre isso? 

Neste post, eu vou detalhar as características de cada modelo, lançamento ou perpétuo, e ajudá-lo a decidir qual é o melhor para você que está começando no empreendedorismo digital. Vamos lá!

Qual a diferença entre lançamento ou perpétuo?

Ao começar uma jornada empreendedora, uma das grandes questões que você passa a enfrentar é o alinhamento entre o que você deseja oferecer e como irá apresentar isso para seu público-alvo. 

E nessa hora, uma das decisões que você precisa tomar é qual estratégia vai seguir. E no digital, existem diferentes formas de colocar seu produto no mundo de maneira eficaz, com destaque para lançamento ou perpétuo. Mas qual a diferença entre eles?

O que é um lançamento?

Quando eu falo sobre lançamento, estou me referindo a uma estratégia de marketing que tem como objetivo criar um grande evento de lançamento de um produto ou serviço, atraindo uma grande quantidade de potenciais clientes. 

Geralmente, esse evento tem uma data de início e de término definidas, e toda a campanha precisa estar focada nesse período. 

Durante o lançamento, são realizadas diversas ativações, como por exemplo:

  • Bônus exclusivos de pré-lançamento;
  • Webinars;
  • Envio de e-mail marketing com descontos e outros incentivos para os leads que engajarem dentro do prazo determinado.

Após o término do período de lançamento, as vendas podem continuar, mas a estratégia perde a força e a campanha é encerrada. 

Em geral, o lançamento é utilizado para produtos ou serviços novos, que ainda não são conhecidos pelo público e precisam de uma campanha de marketing intensa para ganhar visibilidade.

O que é um perpétuo?

Já o perpétuo busca manter um fluxo constante de vendas ao longo do tempo, sem um período específico de lançamento ou término. 

Nessa estratégia, são criados diversos pontos de contato com o cliente, como:

  • Landing page exclusiva;
  • E-mails para base de contatos;
  • Conteúdos recorrentes nas redes sociais;
  • Tráfego de anúncios, com o objetivo de atrair e converter potenciais clientes em compradores.

Ao contrário do lançamento, o perpétuo busca gerar valor para o cliente no longo prazo, oferecendo conteúdos relevantes e personalizados, além de um atendimento contínuo.

Quanto tempo dura um lançamento?

Mesmo que eu já tenha lhe explicado a diferença, com certeza você ainda tem algumas questões antes de decidir entre lançamento ou perpétuo. 

Uma delas é uma pergunta que sempre surgem conversas que tenho com pessoas que estão começando a jornada empreendedora, que é: Rafa, quanto tempo dura um lançamento?

E eu posso te afirmar que depende muito. Existe o modelo de lançamento relâmpago, que dura uma semana, e existe o lançamento que pode ser realizado em etapas mais longas durante um semestre.

A escolha da duração do lançamento pode variar de acordo com o perfil de consumo do seu público e o formato do seu produto digital. 

Para explicar como pode ser um funil de lançamento típico, vou usar o exemplo do lançamento de um curso online. Veja:

O funil pode começar com a criação de um anúncio que promove o curso para o seu público-alvo. Para criá-lo, é necessário que você realize um estudo prévio sobre o segmento e crie uma persona

Esse anúncio deve encaminhar o tráfego para uma landing page, onde você vai oferecer uma isca digital em troca de informações do lead. Essa isca pode ser:

  • Um e-book gratuito;
  • Acesso exclusivo a uma vídeo aula experimental;
  • Vaga para um webinar.

Depois que o visitante se inscreve na sua lista de e-mails, começa a primeira etapa do funil de lançamento, que é geralmente uma cadência de e-mails onde você vai oferecer mais informações sobre o curso e preparar o público para o lançamento. 

Essa etapa pode durar de alguns dias ou algumas semanas. Assim que essa fase inicial terminar, você pode começar a aprofundar as etapas do funil. 

Você pode enviar mais conteúdo gratuito para a sua lista de e-mails, para continuar educando seu público sobre o curso e aprofundar a relação com eles. 

A partir disso, você também pode pedir feedback e perguntar sobre quais são as necessidades e dúvidas do seu público em relação ao produto, o que o ajuda a realizar ajustes. 

É melhor fazer um lançamento ou perpétuo?

Como sempre, tudo depende. Depende de qual estágio você se encontra, se já tem algum produto disponível no mercado, se já trabalha com uma audiência fiel, se as pessoas já sabem quem você é de fato.

O perpétuo pode ser a melhor solução se você quer manter um produto rodando por muito tempo, disponível para qualquer pessoa em qualquer período. Isso também significa que ele pode ter um valor reduzido, mas com um período de vendas mais longo.

Para quem está começando, ele é um ponto de partida.

Já o lançamento é o produto que você vai abrir uma janela de oportunidade para o teu público, ele pode ter um valor mais alto e gerar uma percepção de muito mais exclusividade de acesso. Afinal, o período de vendas e acesso vai ser mais curto para o teu cliente.

E antes que você pense que, como infoprodutor, só pode fazer ou um, ou outro, já para o pensamento aí. Você pode fazer os dois formatos para produtos diferentes, visando também o seu posicionamento na esteira de produtos.

Para entender melhor sobre essa escolha, dá uma olhadinha nesse vídeo da HeroSpark:

Depois de lhe ajudar nessa escolha entre lançamento ou perpétuo, eu quero continuar te acompanhando nessa trilha para seu sucesso no empreendedorismo digital. 

Por isso, eu quero lhe oferecer mais conteúdos exclusivos e dicas necessárias para jornada. Então, acompanhe as novidades lá no meu Instagram!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: