Minha empresa precisa de Gestão do Conhecimento e Informação?

Se você trabalha numa grande empresa possivelmente já foi entrevistado por uma consultoria de Gestão do Conhecimento (do inglês KM – Knowledge Management) onde ouviu alguns termos como conhecimento tácito e explícito, retenção de conhecimento, 3 C`s (capturar, codificar e compartilhar) etc.  E se está no comando de uma pequena ou média empresa pode estar se questionando: minha empresa realmente precisa de gestão do conhecimento e informação?

Preparei algumas perguntas bem simples para ajudá-lo nesse diagnóstico.

  •  Quando precisa tomar uma decisão, tem dificuldade para encontrar as informações necessárias?
  • Recentemente teve problemas por causa de informações duplicadas inconsistentes?
  • Já precisou ligar para um funcionário para saber onde ele deixou um arquivo importante?
  • Quando um funcionário falta, precisa ligar para pedir a senha do micro para copiar uma planilha?
Se sua resposta foi sim para mais de 3 perguntas este é um sinal de que sua empresa apresenta os sintomas e precisa de gestão do conhecimento e informação. Tenha o cuidado de buscar profissionais capacitados para ajudar sua empresa.
Desenvolva negócios digitais com foco no cliente, agora na UENF
Como utilizar o quadro Kanban na sua startup para guiar o desenvolvimento de novas features
 

Rafael Carvalho

Com o Know-how de quem atua há mais de 20 anos no mercado de empreendedorismo digital, atualmente Rafael Carvalho é co-fundador e Diretor de Operações da HeroSpark, a solução mais completa na América Latina para quem deseja criar negócios de alto impacto na internet. Com sede em Curitiba/PR a HeroSpark nasceu da fusão da Edools com a Eadbox e atualmente possui uma equipe com mais de 190 pessoas que trabalha incansavelmente para ajudar as pessoas a transformarem aquilo que sabem em negócios digitais de alto impacto. [CLIQUE AQUI para saber mais sobre a jornada percorrida por Rafael Carvalho].

 

Deixe seu comentário: