Economia da paixão, Empreendedorismo

Negócio digital: o que é e como montar o seu?

Você sabe qual é a relação entre o negócio digital e a economia da paixão? Então, leia o post e confira tudo sobre...

· 3 min leitura >
negócio digital

Os avanços tecnológicos e a expansão do uso da Internet fizeram com que surgisse o conceito de negócio digital. Provavelmente, você conhece a Netflix ou a Uber. Eles são grandes exemplos deste tipo de empresa que deram certo. Ademais, também existem infoprodutores que também ganharam destaque devido aos seus produtos digitais, em especial, os cursos online. 

Vale destacar que o negócio digital tem relação direta com a economia da paixão, já que é por meio dela que você transforma o que gosta em um empreendimento de sucesso. Isso acontece porque os empreendedores conseguem encontrar nesse tipo de negócio o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que tanto procuram. 

Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separei para você. Vamos lá!

O que é negócio digital? 

Negócio digital são as empresas inovadoras que associam tecnologia e Internet para oferecer produtos e serviços para os seus clientes. Ele está revolucionando o mercado, pois apresenta soluções diferenciadas para o público.

Dentre os exemplos de negócios digitais podemos destacar Nubank, Netflix, Amazon, Uber, Airbnb, entre outros. Além disso, os infoprodutores ou produtores digitais também se encaixam nesse tipo de empreendimento.

Podemos destacar que a tecnologia e a inovação são as principais características dessas empresas, devido a isso elas têm processos internos mais ágeis, menos burocráticos e baratos. Dessa forma, conseguem oferecer produtos e serviços com valores mais acessíveis à população.

Por isso, elas se diferenciam das demais organizações mais tradicionais. Já que conseguem distribuir soluções baratas e, ao mesmo tempo, funcionais e inovadoras que atendem a demanda que os concorrentes não conseguiam suprir da mesma maneira.

Qual é a relação entre a economia da paixão e o negócio digital?

O negócio digital está intimamente ligado à economia da paixão. Já que é por meio deste conceito que as pessoas transformam o que amam em um empreendimento. Além disso, quando você faz aquilo que gosta, geralmente, busca flexibilidade de horário, baixo custo de investimento, qualidade de vida e independência financeira. 

Analisando estes fatores é possível concluir que você pode encontrar todos esses benefícios e muito mais neste tipo de negócio. Por isso, ele é a chave para tirar do papel um sonho que estava esperando o momento certo para ser colocado em prática.

Como montar o seu negócio? 

Afinal, como montar o seu negócio? Existem várias metodologias para fazer esse processo, mas vou abordar esse assunto neste texto de maneira simplificada para que você possa entender qual é a essência dele. 

Para montar um empreendimento digital é necessário basicamente fazer uma análise do mercado, elaborar o modelo de negócios e tirá-lo do papel. Sim, existem burocracias relacionadas a esse processo, mas você precisará consultar um contador para saber mais sobre isso.

Lembre-se de que cada negócio tem suas particularidades, por isso não tem como abranger todos em apenas um texto. Agora vou abordar cada um dos passos que mencionei acima. Acompanhe!

Analise o mercado

O primeiro passo para montar um negócio digital é verificar o mercado, ou seja, fazer pesquisas para conhecer o seu público-alvo e os seus concorrentes. Assim, é possível encontrar demandas que ainda não são atendidas pelas outras empresas. Lembre-se de que elas podem se tornar uma oportunidade para você.

Por isso, não perca tempo e inicie as suas pesquisas qualitativas e quantitativas com os potenciais clientes por meio das suas redes sociais. Já que existe uma grande probabilidade da sua audiência comprar seus produtos digitais.

Também dê uma olhada no site, nas redes sociais e no blog da concorrência. Dessa forma, é possível identificar quais são as suas estratégias, bem como o nível de aceitação das suas soluções perante o público.

Defina o seu modelo de negócio

Depois que você já estudou o mercado e sabe qual é a demanda que pretende atender. Chegou o momento de definir qual será o seu modelo de negócio, ou seja, como a sua empresa vai funcionar para entregar valor aos seus clientes.

A principal metodologia usada para isso é o Canvas. Por meio dele, você consegue definir o segmento de mercado, a proposta de valor, os canais de distribuição, o relacionamento com o cliente, as parcerias, as atividades-chave, os recursos-chave, a estrutura de custos e as fontes de receita.

Lembre-se de que o modelo precisa estar alinhado com o seu objetivo. Assim, é possível conseguir alcançar os resultados esperados. Ou seja, ele deve ser coerente com a demanda que você quer atender.

Comece o seu negócio

Com o modelo de negócio pronto, fica mais fácil tirar o seu empreendimento do papel. Por exemplo, se você decidiu criar um curso online de marketing de conteúdo. Agora chegou o momento de colocar a mão na massa, ou seja, produzir o seu infoproduto.

Então, você precisa gravar as aulas, editar os vídeos e hospedá-los em uma plataforma digital para oferecer a sua solução para o mercado. Portanto, seja qual for o seu negócio, este é o momento de colocá-lo em prática.

Não se esqueça de aplicar estratégias de marketing digital para tornar a sua marca conhecida no mercado, bem como mensurar os resultados para saber se o seu empreendimento está dando certo ou não.

Agora que você já sabe o que é negócio digital e como montá-lo, que tal me seguir no Instagram para ficar por dentro de conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo digital e economia da paixão?

One Reply to “Negócio digital: o que é e como montar o seu?”

Deixe seu comentário: