Gestão, Startups

O seu sucesso não será garantido por metodologias

Para muitos as metodologias eram tidas como item essencial, entretanto, as metodologias não irão lhe garantir sucesso algum. Elas podem lhe indicar caminhos...

· 3 min leitura >
O seu sucesso não será garantido por metodologias

Muitos empreendedores e participantes do cenário de startups e tecnologia em geral sabem de cor que escrever centenas de páginas sobre cenários futuros em um elaborado plano de negócios pode ser perda de um tempo precioso – especialmente no início do projeto. Afinal, fazer suposições sobre o mercado sem nunca ter estado presente nele, e ainda, criar um produto simplesmente por ter passado por aquela dor um dia e imaginar que ele vai mesmo resolver o problema de milhares e milhares de pessoas… Dificilmente funciona.

Principalmente porque em um ambiente em que a mudança ocorre em questões de minutos, a flexibilidade e rapidez de adaptação de uma empresa são o que definem o seu poder de sobrevivência. Portanto, gastar meses escrevendo sobre hipóteses e suposições sem ir bater pé na rua, não irá lhe garantir absolutamente nada. Mas, e as novas metodologias? Será que elas por si só podem ser o caminho do sucesso?

Sem fórmulas mágicas

Com o tempo, metodologias surgiram para auxiliar a criação de um negócio. Por exemplo, uma metodologia em evidência dentro do cenário startupeiro, é a do Business Model Canvas, criado por Alexander Osterwalder e apresentado ao mundo no livro Business Model Generation. Ele é uma ferramenta bastante abrangente, que permite representar qualquer modelo de negócio possível e suas relações. No livro “A startup enxuta”, Eric Ries agrega indicando passos para usar a metodologia através da validação de hipóteses. Diferentemente do tradicional plano de negócios – ainda amplamente ensinado nas universidades brasileiras – Ries prega que o empreendedor deve levantar as hipóteses sobre o seu negócio e sair do prédio para testá-las.

Segundo esta metodologia, o passo mais importante para obter sucesso em um empreendimento é: fale com seu cliente. Segundo Ries:

“É bastante relevante quando 10 de 10 pessoas dizem que não querem seu produto.”

Fica claro, assim, que não existe fórmula mágica: é preciso validar suas hipóteses no mercado real, com consumidores reais, colhendo feedbacks reais e, ainda sim, estar ciente que pode pivotar, ou seja: mudar mesmo de direção quando o cenário se mostrar mais promissor em outra frente.

Em outras palavras, as metodologias não irão lhe garantir sucesso algum. Elas podem lhe indicar caminhos já seguidos por outros empreendedores que obtiveram sucesso, e demonstrar um passo a passo para que tudo não tenha que ser reinventado.

Qual o segredo, então?

9_5-trabalho duro

Não é à toa que quem busca por atalho nas metodologias muitas vezes acaba se perdendo. O que pode realmente proporcionar uma chance de sucesso é o trabalho duro com uma boa equipe – e o aprendizado que só o contato direto com os clientes pode trazer.

Mas vamos ao que interessa: O que faz uma Sartup ter sucesso então?

Idéia, Trabalho Em Equipe, Pensamento, Trabalhando

Reconhecer tendências e pensar em inovação

A melhoria de um produto existente não é inovação.
Inovação significa parar o que você está fazendo, voltar ao início e trilhar um caminho diferente. Aquele que ninguém nunca desceu antes.

Comece a pensar em coisas que os outros consideram impossíveis. Essa posição mental recém-alcançada abrirá a possibilidade de você fazer algo que pensou que não poderia fazer.

Ninguém pode ser um especialista em tudo

Fundar uma empresa é muito mais trabalhoso do que se poderia esperar. Ninguém pode ser excelente em tudo e cada indivíduo tem seus pontos fortes e fracos. Não tente transformar os pontos fracos em pontos fortes, mas torná-los irrelevantes, criando uma equipe diversificada.

Planeje bem e completamente. Então, jogue o plano no mar.

Faça um plano de negócios e considere todos os aspectos cuidadosamente. As startups devem ter a capacidade de reagir com extrema rapidez às mudanças nas condições e nos mercados. Mas ter um plano é essencial para que você entenda todo o seu negócio e avalie se os esforços planejados podem gerar os retornos desejados.

Aprenda a antecipar e gerenciar crises

A linha que separa o triunfo do fracasso é extremamente tênue. Toda empresa de sucesso agora tem tempos de crise para se lembrar. Portanto, antecipe-os e tente gerenciá-los. Isso é especialmente importante porque nós, como seres humanos, não crescemos com os sucessos que celebramos, mas com as crises que conseguimos superar.

Desenvolva culturas empresariais incríveis

Nos primeiros dois anos de uma empresa, 50 a 60 por cento de seus funcionários provavelmente irão pedir demissão, de acordo com Candida Brush, colaboradora da Forbes. O motivo para desistir?

Geralmente se resume a uma má gestão, que se correlaciona diretamente com a cultura. Tradicionalmente falando, uma cultura nada mais é do que um conjunto de crenças compartilhadas por uma comunidade. Portanto, uma cultura de escritório é essencialmente composta de premissas mantidas pela administração sobre como (e por que) o trabalho é feito:

  • Quem somos nós como empresa e como indivíduos?
  • O que acreditamos / defendemos?
  • Quão próximos devemos estar de nossos colegas de trabalho?

As respostas a perguntas como essas determinam a cultura de sua startup. Com a pressão constante para acelerar o desenvolvimento de produtos e a aquisição de clientes, não é de admirar que tantos fundadores negligenciem a cultura. 

O cultivo de uma cultura forte começa, em última análise, com o esclarecimento de seus valores como empresa e, em seguida, infundindo esses valores em tudo, desde as políticas do escritório ao ambiente de trabalho. É por esse motivo que muitos fundadores optam por espaços de trabalho de tecnologia compartilhados em vez de ambientes de escritório tradicionais. Com tempo e recursos limitados, infundir-se no tipo de cultura que você deseja replicar é uma jogada inteligente.

Leve o feedback a sério

Outra qualidade das startups de sucesso é a capacidade de se ajustar ao feedback. Quer o feedback venha de investidores, consultores, mentores ou clientes, as startups bem-sucedidas extraem valor do feedback para ajudar a melhorar seu produto, serviço ou modelo de negócios. Em última análise, é um ato de equilíbrio de saber quando girar e quando manter sua posição.


E para você, as metodologias são suficientes para alcançar o sucesso nos negócios? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress