Empreendedorismo, Motivação

Os Segredos de Sucesso do Coronel Sanders e Como Você Pode Se Inspirar Nele

Venha conhecer a inspiradora história de Coronel Sanders! Aprenda por que e como ele transformou o franchising de frango frito no mundo,...

Escrito por Rafael Carvalho · 2 min leitura >
Coronel Sanders. KFC frango frito e batatas.

Harland David Sanders conhecido como Coronel Sanders, nasceu em 1890 na cidade de Henryville, Indiana, nos Estados Unidos. Quando criança, já fazia parte do trabalho diário de ajudar a família com serviços manuais.

Quando entrou para a primeira guerra mundial, tinha apenas 20 anos. No entanto, essa experiência mudaria para sempre a sua vida. Foi então que ele um episódio corajoso no campo de batalha foi notado, resultando na sua promoção para coronel. Diz-se que foi aí que recebeu o seu título de coronel.

O sonho do primeiro negócio

Com o sonho de começar o seu próprio negócio seguindo o fracasso de várias iniciativas, ele embarcou na indústria da culinária e, em 1942, fundou o Kentucky Fried Chicken (KFC). A primeira loja de frango de Sanders abriu em Corbin, Kentucky e se tornou popular quase imediatamente. As influências do Coronel nessa loja eram claras para todos que por lá passavam.

Era ela quem controlava tudo desde os preços dos pratos até a qualidade da comida. Ele pegou os seus pratos favoritos – como frango frito, por exemplo – e inventou a sua própria fórmula secreta para temperar a carne, resultando no famoso “sabor KFC”.

Farinha de milho, temperos, bicarbonato de sódio e muito mais foram usados para dar ao frango o seu sabor único. O famoso “11 especiarias e temperos” foi afinado até o produto final com a capacidade de preparar o franga em menos de 20 minutos.

Além de ter escrito mais de 1.000 cartas de marketing diárias para anunciar suas lojas, ele usou outros movimentos inovadores para divulgar sua marca. Ele usou aparências televisivas, dirigiu billboards, escreveu histórias jornalísticas e, até mesmo, usou música para criar o hino “I’m a Finger Lickin’ Good Kentucky Fried Chicken”.

O crescimento e expansão da KFC

Com a crescente popularidade, o nome do Coronel virou sinônimo de comida de qualidade, algo que contribuiu muito para a cultura dos Estados Unidos. Logo, KFC tornou-se uma chaín nacional, passando a oferecer pratos que vão desde o tradicional frango frito que todos conhecemos, até saladas mais saudáveis e outra variedades de produtos de origem animal.

Hoje, a KFC está presente em mais de 21.000 restaurantes espalhados por todo o mundo, tornando-se assim a maior franquia de fast-foods de frango do mundo.

Com a sua ascensão na cultura pop, ocorreu um novo aumento de popularidade que culminou em 2015 com o anúncio de Sylvester Stallone como a nova cara de KFC. Desde então, o Coronel Sanders é homenageado constantemente com pinturas, estátuas, camisetas e muitos outros artigos.

O legado do Coronel Sanders

Além do legado do Coronel Sanders que ainda vive através do seu nome e sabor, a KFC também tem feito muito para ajudar a proteger o meio ambiente. Eles foram pioneiros na transição para a produção de alimentos com baixo teor de carboidratos e aceitam doações para organizações carenciadas.

A KFC também utiliza muitas técnicas modernas, como aplicativos para delivery, para permitir que seus clientes possam desfrutar de seus pratos favoritos com maior flexibilidade. Também existem fan-sites e grupos de mídia social dedicados em honrar o nome de Sanders, além de programa de fidelidade para clientes mais leais.

No fim, é verdade que o Coronel Sanders tornou o frango frito um dos pratos mais populares do mundo. Graças à visão dele e ao uso de técnicas de marketing inovadoras, o KFC fez com que o frango frito se destacasse no mercado de alimentos rápidos.

Os movimentos de marketing de Sanders ajudaram-no a estabelecer o KFC como a maior franquia de fast-food de frango do mundo. Ele trouxe algo novo para todo o mundo do frango frito, que muitos desfrutam até os dias de hoje.


O legado deste homem incrível continua a crescer na cultura popular até os dias de hoje. Se você gostou deste artigo, por que não dar uma olhada em outros artigos no blog.

Ficarei muito feliz se você der uma olhada nos outros artigos e, quem sabe, você possa aprender algo que lhe ajude a melhorar ainda mais as coisas na sua própria empresa!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress