Carreira

Uma dica para sua proposta de valor pessoal

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre "proposta de valor". E também, que sabe que, uma boa proposta de valor pode ser...

· 4 min leitura >

Você, que é empreendedor, já conhece o Business Model Canvas, correto? Mas agora …

… você conhece o Business Model You, ou o Modelo de Negócios Pessoal?

Tenho certeza que você já ouviu falar de “proposta de valor”. E também, que sabe que, uma boa proposta de valor pode ser a diferença para o sucesso da sua empresa. Mas e se eu te perguntar a sua proposta de valor pessoal? Você saberia me responder?

Podemos entender melhor com um estudo de caso:

Mika Uchigasaki é uma tradutora em tempo integral que trabalha com inglês e japonês. Escritórios de advocacia estão entre seus clientes mais importantes.

Ela participou de uma oficina de modelo de negócios pessoal em uma conferencia de tradutores. Durante a sessão, o facilitador comentou com Mika sobre o andamento do primeiro Canvas da vida dela.

Em seu componente “Proposta de Valor”, Mika tinha escrito “traduzir documentos do Japonês para o Inglês”.

O facilitador perguntou: “Como traduzir documentos do japonês para o inglês difere das Atividades-Chave?”.

Mika olhou para ele intrigada.

O facilitador continuou: “Que trabalho o escritório de advocacia lhe contrata para ajudá-los?”

Mika pensou por um momento e respondeu: “Ganhar uma ação judicial!”.

O facilitador disse ainda: “Portanto, ajude-os a fazer esse trabalho. Traduzir documentos do japonês para o inglês é uma atividade fundamental. A proposta de valor poderia ser algo como: ‘a criação de documentação convincente para ajudar a ganhar um processo multimilionário’. Nunca deixe que os clientes equiparem as Atividades-Chave com a Proposta de Valor.”

Lâmpada

Os olhos de Mika brilharam. Disse ela: “Esta é uma nova maneira de pensar para mim. Tenho procurado uma forma de remodelar o meu trabalho. Acho que encontrei!”.

Uma das maiores dificuldades das pessoas, quando fazem o seu Canvas ou Modelo de Negócios, é definir e encontrar sua proposta de valor. A pergunta inicial é:

Como você ajuda outras pessoas?

Mas essa pergunta poderia ser feita de outras formas mais elaboradas, como:

  • Que trabalho o seu cliente te contratou para executar?
  • Que benefícios o cliente está recebendo como resultado deste trabalho?
  • Qual é o resultado que você entrega a ele?
  • Qual a maior transformação que ele tem como resultado?

Lembrando, que aqui não estamos falando apenas de trabalho. Se você estiver montando o seu Canvas pessoal, sobre sua vida em família, por exemplo: se você estiver pensando agora como pai ou mãe; o seu cliente é o seu filho, filha, ou filhos.

Entender como as Atividade-Chaves resultam em uma Proposta de Valor, e, entender que são coisas diferentes, é fundamental para definir o seu modelo de negócios pessoal.

Mas que característica você qual profissional pode ter que será transformadora em qualquer negócio?

O sucesso vem de muitas maneiras e formas. O interessante é que a maioria das pessoas de sucesso tem qualidades muito semelhantes.

Se você deseja realizar o sonho da sua vida e ser extremamente bem-sucedido, precisa seguir o modelo de pessoas que estão vivendo seus sonhos. Quanto mais qualidades você tiver em comum, maiores serão suas chances de ser extremamente bem-sucedido.

Todos nós começamos a vida como sendo bastante comuns e muitos permanecem assim. Os poucos que se tornaram extraordinários têm essas qualidades (sem ordem específica):

1.  Objetivo, Visão e Propósito Definidos  – Pessoas de sucesso buscam constantemente clareza em suas vidas. Eles sabem o que querem e seguem seus próprios sonhos. Desejos e crenças vagos levam a resultados vagos. É esse senso de direção que lhes dá o poder de permanência para  manter seus objetivos  e realizar seus sonhos.

2.  Experiência e excelência  – não importa o que busquem, eles se tornam os melhores em seu campo. Não há trabalho muito pequeno e as pessoas de sucesso buscam a excelência. Eles buscam o domínio e entendem que o dinheiro é um subproduto do valor que oferecem.

3.  Focado  – Pessoas que têm sucesso sabem como se concentrar. Eles percebem que não podem fazer tudo e se concentram nas atividades que lhes darão o maior retorno sobre os objetivos que desejam alcançar. Eles não acreditam na simultaneidade de multitarefas e sabem que a maneira mais rápida de terminar suas tarefas é fazer uma de cada vez.

4.  Atitude positiva e perseverança  – Pessoas extraordinárias têm otimismo realista. Realistas porque agem e otimistas porque não importa qual seja o resultado, eles acreditam que seu sucesso é inevitável. Eles acreditam que,  como uma criança aprendendo a andar , eles precisam agir primeiro e depois modificar a ação de acordo com o feedback que recebem. Essa atitude positiva permite que eles perseverem e sejam resilientes quando as coisas não acontecem do jeito deles.

5.  Flexível – Um equívoco que as pessoas comuns têm sobre perseverar é manter o curso, não importa o quê. Isso é verdade apenas se a razão para perseguir seu objetivo ainda for válida. A maioria das pessoas bem-sucedidas alcançou o sucesso fazendo algo diferente do que inicialmente pretendiam fazer (exemplo: Steve Jobs começou com computadores, foi para a animação e realmente voltou com o iPod). Isso faz sentido porque o mundo está sempre mudando e eles sabem muito mais agora do que quando começaram. Pessoas bem-sucedidas sabem que, se seus motivos para fazerem o que estão fazendo mudarem, não há motivo para continuar.

6.  Mestres do Tempo – Pessoas bem-sucedidas são bem-sucedidas porque realizam muito. A única maneira de fazer isso é aproveitando ao máximo as 24 horas que todos recebemos. Pessoas extraordinárias valorizam seu tempo e veem a conexão direta entre como gastam seu tempo e sua energia . Eles geralmente são sempre pontuais  e “treinam” aqueles que lidam com eles para respeitar sua programação, implementando horários de início e término estritos para as reuniões.

7.  Comunicadores fortes  – Pessoas que podem se comunicar com eficácia se destacam na vida. Comunicadores fortes entendem que só porque as pessoas falam inglês (ou a língua dominante em seu país), isso não significa que se entendam. O que os torna eficazes é que eles são claros e sensíveis ao resultado que desejam obter de sua comunicação e são flexíveis em seu método de comunicação para atingir seu resultado. Eles são especialistas em  construir interações e separar o que está sendo dito do significado que colocam no que está sendo dito.

8.  Corajoso  – Todos nós já ouvimos a frase “Sem risco. Sem recompensa.” mas quantos de nós realmente corremos o risco necessário para obter a recompensa que queremos? Não muitos, mas para aqueles que o fazem, são eles que fazem e se tornam bem-sucedidos. Pessoas de sucesso têm coragem para começar E coragem para continuar. Eles estão dispostos a não apenas apostar, mas ir “all in” em si mesmos. Eles não têm medo de queimar pontes se isso significar seguir em frente.

E você? Qual é a sua proposta de valor pessoal?

Deixe seu comentário: