Sumário
Você, que é empreendedor, já conhece o Business Model Canvas, correto? Mas agora você conhece o Business Model You, ou o Modelo de Negócios Pessoal? Tenho certeza que você já ouviu falar de “proposta de valor”.
E também, que sabe que, uma boa proposta de valor pode ser a diferença para o sucesso da sua empresa. Mas e se eu te perguntar a sua proposta de valor pessoal? Você saberia me responder?
Estudo de caso sobre proposta de valor
Podemos entender melhor com um estudo de caso:
Mika Uchigasaki é uma tradutora em tempo integral que trabalha com inglês e japonês. Escritórios de advocacia estão entre seus clientes mais importantes.
Ela participou de uma oficina de modelo de negócios pessoal em uma conferencia de tradutores. Durante a sessão, o facilitador comentou com Mika sobre o andamento do primeiro Canvas da vida dela.
Em seu componente “Proposta de Valor”, Mika tinha escrito “traduzir documentos do Japonês para o Inglês”.
O facilitador perguntou: “Como traduzir documentos do japonês para o inglês difere das Atividades-Chave?”.
Mika olhou para ele intrigada.
O facilitador continuou: “Que trabalho o escritório de advocacia lhe contrata para ajudá-los?”
Mika pensou por um momento e respondeu: “Ganhar uma ação judicial!”.
O facilitador disse ainda: “Portanto, ajude-os a fazer esse trabalho. Traduzir documentos do japonês para o inglês é uma atividade fundamental. A proposta de valor poderia ser algo como: ‘a criação de documentação convincente para ajudar a ganhar um processo multimilionário’. Nunca deixe que os clientes equiparem as Atividades-Chave com a Proposta de Valor.”
Os olhos de Mika brilharam. Disse ela: “Esta é uma nova maneira de pensar para mim. Tenho procurado uma forma de remodelar o meu trabalho. Acho que encontrei!”.
Uma das maiores dificuldades das pessoas, quando fazem o seu Canvas ou Modelo de Negócios, é definir e encontrar sua proposta de valor. A pergunta inicial é: Como você ajuda outras pessoas?
Proposta de valor: como você ajuda outras pessoas?
Mas essa pergunta poderia ser feita de outras formas mais elaboradas, como:
- Que trabalho o seu cliente te contratou para executar?
- Que benefícios o cliente está recebendo como resultado deste trabalho?
- Qual é o resultado que você entrega a ele?
- Qual a maior transformação que ele tem como resultado?
Lembrando, que aqui não estamos falando apenas de trabalho. Se você estiver montando o seu Canvas pessoal, sobre sua vida em família, por exemplo: se você estiver pensando agora como pai ou mãe; o seu cliente é o seu filho, filha, ou filhos.
Entender como as Atividade-Chaves resultam em uma Proposta de Valor, e, entender que são coisas diferentes, é fundamental para definir o seu modelo de negócios pessoal.
Mas que característica você qual profissional pode ter que será transformadora em qualquer negócio?
O sucesso vem de muitas maneiras e formas. O interessante é que a maioria das pessoas de sucesso tem qualidades muito semelhantes.
Então, se você deseja realizar o sonho da sua vida e ser extremamente bem-sucedido, precisa seguir o modelo de pessoas que estão vivendo seus sonhos. Quanto mais qualidades você tiver em comum, maiores serão suas chances de ser extremamente bem-sucedido.
Todos nós começamos a vida como sendo bastante comuns e muitos permanecem assim. Os poucos que se tornaram extraordinários têm essas qualidades (sem ordem específica):
1. Objetivo, visão e propósito definidos
Pessoas de sucesso buscam constantemente clareza em suas vidas conseguem encontrar a sua proposta de valor. Eles sabem o que querem e seguem seus próprios sonhos. Desejos e crenças vagos levam a resultados vagos. Ademais, é esse senso de direção que lhes dá o poder de permanência para manter seus objetivos e realizar seus sonhos.
2. Experiência e excelência
Não importa o que busquem, eles se tornam os melhores em seu campo. Não há trabalho muito pequeno e as pessoas de sucesso buscam a excelência. Eles buscam o domínio e entendem que o dinheiro é um subproduto do valor que oferecem.
3. Focado
Pessoas que têm sucesso sabem como se concentrar. Eles percebem que não podem fazer tudo e se concentram nas atividades que lhes darão o maior retorno sobre os objetivos que desejam alcançar. Eles não acreditam na simultaneidade de multitarefas e sabem que a maneira mais rápida de terminar suas tarefas é fazer uma de cada vez.
4. Atitude positiva e perseverança
Pessoas extraordinárias têm otimismo realista, elas também conseguem facilmente encontrar a sua proposta de valor. Realistas porque agem e otimistas porque não importa qual seja o resultado, eles acreditam que seu sucesso é inevitável. Além disso, eles acreditam que, como uma criança aprendendo a andar , eles precisam agir primeiro e depois modificar a ação de acordo com o feedback que recebem. Essa atitude positiva permite que eles perseverem e sejam resilientes quando as coisas não acontecem do jeito deles.
5. Flexível
Um equívoco que as pessoas comuns têm sobre perseverar é manter o curso, não importa o quê. Isso é verdade apenas se a razão para perseguir seu objetivo ainda for válida. Ademais, a maioria das pessoas bem-sucedidas alcançou o sucesso fazendo algo diferente do que inicialmente pretendiam fazer (exemplo: Steve Jobs começou com computadores, foi para a animação e realmente voltou com o iPod). Isso faz sentido porque o mundo está sempre mudando e eles sabem muito mais agora do que quando começaram. Pessoas bem-sucedidas sabem que, se seus motivos para fazerem o que estão fazendo mudarem, não há motivo para continuar.
6. Mestres do Tempo
Pessoas bem-sucedidas são bem-sucedidas porque realizam muito. A única maneira de fazer isso é aproveitando ao máximo as 24 horas que todos recebemos. Pessoas extraordinárias valorizam seu tempo e veem a conexão direta entre como gastam seu tempo e sua energia. Aliás, eles geralmente são sempre pontuais e “treinam” aqueles que lidam com eles para respeitar sua programação, implementando horários de início e término estritos para as reuniões.
7. Comunicadores fortes
Pessoas que podem se comunicar com eficácia se destacam na vida, por isso elas tem uma proposta de valor clara. Comunicadores fortes entendem que só porque as pessoas falam inglês (ou a língua dominante em seu país), isso não significa que se entendam. O que os torna eficazes é que eles são claros e sensíveis ao resultado que desejam obter de sua comunicação e são flexíveis em seu método de comunicação para atingir seu resultado. Ademais, eles são especialistas em construir interações e separar o que está sendo dito do significado que colocam no que está sendo dito.
8. Corajoso
Todos nós já ouvimos a frase “Sem risco. Sem recompensa.” mas quantos de nós realmente corremos o risco necessário para obter a recompensa que queremos? Não muitos, mas para aqueles que o fazem, são eles que fazem e se tornam bem-sucedidos. Pessoas de sucesso têm coragem para começar E coragem para continuar. Eles estão dispostos a não apenas apostar, mas ir “all in” em si mesmos. Eles não têm medo de queimar pontes se isso significar seguir em frente.
E você? Qual é a sua proposta de valor pessoal?