Destaques, Motivação

Você já errou 10 mil vezes?

Há mais de um século um inventor – um tanto quanto cabeça dura – disse: “Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções...

· 1 min leitura >
Você já errou 10 mil vezes?

Há mais de um século um inventor – um tanto quanto cabeça dura – disse: “Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções que não davam certo”. Em 1879 ele conseguiu transformar seu invento em um produto comercializável.

Você já parou para pensar como o mundo seria se nosso querido Thomas tivesse simplesmente desistido após tentar incansavelmente por 1.347 vezes?

Tentar mais de mil vezes não é qualquer coisa. Edson – Edinho para os íntimos – poderia se orgulhar, estufar o peito e proclamar: “Sou um guerreiro, tentei por mais de mil vezes construir uma lâmpada incandescente”.

É impossível: a grande piada da humanidade. 

Como seria o mundo se o Thomas não fosse um fofinho cabeça dura? 

Pois é, o mundo seria exatamente como é hoje. Rá! 

Exatamente igual é exagero, confesso. Nós não conheceríamos o Edinho – agora já estamos íntimos – e a famosa frase das 10 mil tentativas seria de outro autor. Edinho seria mais um desconhecido, e só. 

Por que? Você pode estar pensando. Vem comigo. 

Vamos começar supondo que para chegar ao invento comercial da lâmpada incandescente seja necessário um pouco mais de 10.000 unidades de aprendizado acumulado – erros para os mais pragmáticos.  

Edinho não estava sozinho, diversos outros inventores estavam trabalhando duro para chegar na solução. Não demoraria muito tempo para um outro inventor utilizar o aprendizado acumulado nos 1.347 erros de Edinho e partir para mais tentativas. 

Mesmo que esse segundo inventor desistisse depois de mais 1.347 tentativas, um terceiro começaria com aprendizado acumulado de 2.694 erros e seguiria tentando novos caminhos. 

Até que qualquer outro inventor teria os mais de 10.000 aprendizados acumulados para enfim acertar. 

A única forma de Thomas garantir que seria ele o inventor a entrar para a história era não desistir e permanecer acumulando aprendizado. 

E você? Já acumulou seus 10.000 aprendizados ou será mais um a ficar pelo caminho?

Não desista assim tão fácil!

Nossa maior fraqueza é a desistência. O caminho mais certeiro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais.” Mais uma frase powered by Edinho das Lâmpadas. 

Pense sobre isso e boa semana.

Deixe seu comentário: