Empreendedorismo, Notícias

Como estruturar uma consultoria online?

Precisando de ajuda para estruturar a sua consultoria online? Neste artigo eu te mostro alguns desafios, vantagens e o que você precisa fazer...

· 5 min leitura >
consultoria online

Se você já atua no ramo de consultoria ou está pensando em iniciar o seu próprio negócio na área, já deve ter pensado em estratégias de como estruturar uma consultoria online.

Porém, nem sempre este é um modelo de negócio simples de ser colocado em prática.

Afinal, em muitas regiões do país e a depender do tipo de serviço, é comum que alguns clientes ainda tenham um certo receio com o atendimento online, e acabem tendo uma preferência maior pelo modelo tradicional.

Se você está enfrentando essa barreira, agora já pode relaxar! Aqui eu vou te mostrar quais os principais desafios enfrentados por uma consultoria online, porque este modelo é mais vantajoso e o que você precisa para estruturar a sua.

Aproveite o conteúdo!

Quais os desafios de uma consultoria online?

Normalmente, os empreendedores passam a planejar a estruturação de um modelo de consultoria online quando já possuem alguma experiência com o atendimento tradicional e presencial, atuando de forma personalizada com cada um de seus clientes.

No entanto, apesar deste ser um formato que permite bastante interação com as dores e dificuldades do cliente, este modelo apresenta várias limitações de crescimento.

No modelo presencial, diversos recursos são usados para fazer com que o projeto aconteça, e o principal deles é o tempo, gasto especialmente no processo de deslocamento do consultor até a empresa.

E com o objetivo de tornar o negócio escalável e aumentar as possibilidades de atuação, os consultores percebem que o formato de atendimento precisa mudar para um modelo online.

Porém, nem sempre os empreendedores estão preparados para enfrentar os desafios a serem encontrados pela frente.

Eu não estou fazendo isso para te desanimar. Mas assim como na maioria dos negócios digitais, você vai encontrar alguns obstáculos que devem ser ultrapassados para alcançar novos resultados.

Com a consultoria online não seria diferente. E para te deixar mais preparado, eu separei duas das principais dificuldades encontradas neste modelo de negócio.

Relacionamento com o cliente

O primeiro desafio está na criação e manutenção do relacionamento com o cliente, especialmente para aqueles que preferem o modelo de atendimento presencial.

Aqui, o desafio do consultor é conseguir mostrar que é possível desenvolver uma relação de proximidade através do digital.

Assim, os principais pontos estão em demonstrar conhecimento técnico sobre o problema e aumentar o uso das competências de comunicação para envolver o cliente no processo.

Envolvimento da equipe

Este ponto é ainda mais sensível quando a consultoria envolve o desenvolvimento comportamental da equipe de colaboradores, que precisa estar verdadeiramente envolvida no processo de mudança para que os resultados sejam vistos.

Ao longo do processo de consultoria online, é comum que o consultor deixe algumas tarefas para que o time de colaboradores possa desenvolvê-las e fazer as entregas até o próximo encontro.

Do mesmo modo, caso a equipe não esteja envolvida com o projeto e com as mudanças a serem feitas, é provável que os resultados não sejam positivos e isso impacte na percepção e satisfação do cliente.

Por que a consultoria online é mais vantajosa?

Depois de conhecer os principais desafios da consultoria online, eu também preciso te mostrar porque este é um formato com diversas vantagens.

Investimentos reduzidos

Diferente do modelo tradicional, que exige investimentos em recursos como sala de atendimento, veículos de deslocamento, fardamento da equipe e equipamentos de escritório, a consultoria online se apresenta como uma alternativa de investimentos reduzidos.

Em alguns modelos de empresa, os investimentos mais comuns estão relacionados ao uso de sistemas de gerenciamento de projetos e canais de comunicação com o cliente.

Maior comodidade

Sabe aquela história da liberdade geográfica? Isso também se aplica à consultoria online.

Adotando esse formato, você poderá atender os seus clientes de onde estiver, e o horário que for mais confortável.

Assim, o seu trabalho pode ser feito de casa, e quando surgir a necessidade de reuniões presenciais, você poderá tanto atender o cliente na sua empresa quanto alugar salas em um coworking, por exemplo.

Possibilidade de atender mais clientes

Chega um momento em que você vai estar na sua capacidade máxima de produção, a sua equipe — se você tiver a possibilidade de contratar uma equipe — não poderá incluir mais projetos na agenda e novos clientes estarão interessados no seu serviço.

Se isso não está acontecendo agora, pode ter certeza de que logo vai estar acontecendo.

Como falei acima, o modelo de atendimento presencial exige muito mais tempo e energia do consultor para se dedicar ao cliente.

Por não exigir deslocamentos e facilitar a organização de uma agenda, a consultoria online permite que você e a sua equipe possam atender mais clientes e manter a qualidade do serviço prestado.

O que você precisa para estruturar uma consultoria online?

Entendendo os principais aspectos que envolvem a consultoria online, agora eu quero te mostrar uma sequência de pontos que você deve avaliar e trabalhar.

E isso vale tanto para os profissionais que estão pensando em começar neste novo formato, quanto para os consultores que já colocaram em prática. Afinal, a avaliação e percepção de melhorias é fundamental para qualquer empresa.

Defina o seu método

Antes de qualquer coisa, você precisa definir como os seus serviços funcionam. E para isso, é importante responder a algumas perguntas:

  • O que os meus serviços entregam?
  • Quais os principais objetivos?
  • O que é preciso para eles serem feitos?
  • Até onde vai a atuação do consultor e o envolvimento da equipe?
  • O que é possível resolver? O que não é possível resolver?
  • Como ultrapassar um impedimento ou obstáculo?

Inicialmente, você pode não ter a resposta para todas estas perguntas. Mas é fundamental que você estruture uma metodologia de trabalho personalizada e defina quais os caminhos a seguir.

Desse modo, fica mais simples identificar as barreiras e facilidades que a consultoria online poderá encontrar e estar preparado para resolver cada problema.

Assim, o ideal é que todo o processo seja documentado, servindo tanto como um guia para o treinamento da equipe quanto para a avaliação de possíveis melhorias no futuro.

Conheça o perfil do seu cliente

Entende o perfil do seu cliente é essencial para saber como a sua consultoria online deve se posicionar.

Dessa forma, você tanto pode manter o perfil de clientes que já atende hoje quanto traçar o perfil que pretende atingir com o novo formato de consultoria. Assim ficará mais claro quais estratégias utilizar no processo de venda.

Por isso, fique atento: alguns clientes podem apresentar uma dificuldade maior e falta de familiaridade com o uso de ferramentas digitais. E você deve oferecer o suporte necessário para atender a todos da melhor forma.

Desenhe os canais de comunicação

A consultoria online exige tanto que a sua equipe quanto os seus clientes façam o uso de ferramentas compartilhadas. Dessa forma, todos poderão estar por dentro do andamento das ações e manter uma comunicação mais direta.

Assim, você deve definir tanto os canais para se comunicar com o cliente quanto os meios pelos quais as entregas do projeto serão enviadas.

Definindo este ponto, você poderá acordar os meios oficiais a serem utilizados e transmitir maior confiança para o seu cliente. Além disso, ele deve receber o treinamento necessário para usar cada recurso.

Estruture um processo de acompanhamento

Outro ponto essencial é definir uma estrutura de acompanhamento do andamento do projeto.

Além de ser uma estratégia para manter a gestão do conhecimento na empresa, a definição de uma estrutura permite que a consultoria online possa apresentar os marcos do projeto e comprovar o andamento das ações.

Assim, é possível mostrar de forma clara para o cliente o que foi alcançado até o momento, o que ainda falta, os impedimentos e dificuldades ao longo do processo, pontos essenciais em todos os modelos de consultoria.

Elabore um bom contrato

Por fim, é preciso fazer a elaboração de um contrato que assegure a sua prestação de serviço e defina bem todos os pontos relacionados ao projeto.

Alguns consultores podem optar por trabalhar sem a assinatura de contrato. No entanto, a falta deste documento pode gerar problemas ao longo do projeto e prejudicar a imagem do prestador de serviço.

Por isso, o ideal é que você nunca inicie um projeto sem o contrato assinado, constando pontos como:

  • Prazos de início e finalização das atividades;
  • Objetivos do projeto;
  • O que serão e não será entregue no projeto;
  • Valor do contrato e multa de rescisão;
  • Formas de pagamento;
  • Formato de atendimento (totalmente online ou híbrido).

Acordando cada um desses pontos, o seu processo de consultoria online ficará mais seguro e os termos claros para todos os envolvidos.

Como você viu ao longo deste post, a consultoria online pode oferecer diversos benefícios e ser uma alternativa que exige um investimento reduzido de recursos. Mas para que ela possa dar certo, é preciso investir em muito planejamento e ter atenção aos detalhes descritos aqui.

E se você quer saber mais sobre a estruturação de um negócio digital ou tem alguma dúvida que não foi respondida aqui, acessa o meu Instagram e me envia uma mensagem!

One Reply to “Como estruturar uma consultoria online?”

Deixe seu comentário: