Empreendedorismo, Gestão

Core business: o que é e como definir

Se você já ouviu falar em core business, mas não sabe o que é e nem como definir o da sua empresa,...

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
core business

Um dos aspectos mais importantes de um empreendimento é o posicionamento da sua imagem perante o mercado. E para consolidar sua marca é fundamental que você entenda o papel do seu negócio e das suas atividades.

Ou seja, para que a sua empresa cresça você precisa entender e cultivar a essência dela, a sua atividade principal também conhecida como core business. Mas como definir e focar em seu core business?

Neste artigo, eu te explico como identificar o core business do seu negócio e trago as melhores práticas para implantá-lo com eficiência na sua empresa. Confira!

O que é core business?

Sabe aquela expressão popular que diz que não devemos esquecer das nossas origens, independentemente de onde estamos? Pois é, ela se baseia na ideia que, para crescer, é necessário lembrar de onde viemos e não nos distanciarmos da nossa essência.

Sabia que essa máxima também se aplica ao seu negócio? No mundo corporativo, a chamamos de core business, que significa “núcleo do negócio”.

Em tradução livre, podemos entender como a alma do negócio, ou seja, a sua atividade principal, aquela função para qual ela foi concebida. Para ficar ainda mais claro, deixa eu explicar usando um caso hipotético.

Vamos imaginar o caso da empresa do Mateus. Ele fundou uma agência de marketing digital para atender as demandas de infoprodutores.

Seu core business então é o atendimento especializado para empreendimentos do mercado digital, como cursos online, programas de mentoria e outros produtos digitais.

Esse aspecto é o que o diferencia das outras agências de marketing. Ele percebeu essa oportunidade de negócio observando que alguns infoprodutores sentiam dificuldade de realizar lançamentos de campanhas de seus produtos.

Resumindo, o core business é a essência da criação do seu negócio e é muito importante que todo seu planejamento esteja em conexão com esse aspecto. Quer saber porquê? Então continue a leitura que eu vou te explicar no próximo tópico.

Por que os negócios devem definir e focar no core business?

A construção de um negócio tem como requisito o entendimento de um propósito, aquilo que podemos entender como a alma do negócio ou core business. Mas um problema recorrente é que muitos empreendedores abrem mão de sua atividade primordial.

Quer entender como isso acontece? Vamos voltar para o exemplo do Mateus.

Com o passar dos anos, em uma tentativa de diversificar suas atividades e obter mais lucros, Mateus resolveu atender a outros modelos de negócios.

Porém, acabou por deixar de lado aspectos importantes do seu propósito inicial, como por exemplo o fluxo de nutrição dos leads e a qualidade do conteúdo relevante construído para seus clientes do mercado digital.

Dessa forma, ele acabou perdendo seus clientes mais antigos e viu sua posição de mercado ser abalada. Ao descuidar da sua atividade principal, Mateus prejudicou a imagem da sua empresa.

O core business do Mateus era atender as demandas de produtores digitais, mas por não ter um planejamento estratégico ele perdeu o foco e viu a imagem da sua marca ser afetada.

Esse exemplo é hipotético, mas existem muitos casos reais de empreendedores que perderam oportunidades de escalar por deixarem de lado a alma do seus negócios.

Mas você deve estar se perguntando o porquê disso acontecer com tanta frequência e prejudicar negócios que poderiam ter muito sucesso. Os principais motivos são:

  • Falta de planejamento estratégico;
  • Se basear em empreendimentos fora do seu contexto;
  • Falhas na gestão financeira;
  • Indefinição de uma cultura organizacional.

E para que sua empresa tenha um crescimento com eficiência e escalabiliade, focar em sua atividade principal é fundamental.

Agora, você pode estar se questionando: “Então quer dizer que eu não posso expandir nem diversificar o seu negócio?”

A resposta é clara, você pode e deve sempre pensar em escalar seu negócio, mas tudo deve ser bem planejado e tendo como base seu core business.

E essa é apenas uma das vantagens de conhecer bem seu core business, mas existem outras, como:

  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Alinhamento estratégico;
  • Melhor percepção dos resultados do negócio;
  • Posicionamento como autoridade no mercado.

O que acontece com uma empresa que não foca em seu core business?

Existem problemas bem sérios que podem ocorrer se você estiver distanciando seu negócio de sua atividade principal. Veja abaixo alguns desses problemas.

1.     Desconhecimento do mercado

Para acessar as melhores oportunidades de negócio é necessário ter conhecimento do mercado e do seu público-alvo. Mas como você terá essas informações se não conhecer a fundo o seu próprio negócio e a essência da sua atividade?

Então não conhecer seu core business afeta suas estratégias e qualquer planejamento que você deseje implementar.

2.     Falta de prioridades

Por mais setores que sua empresa tenha e independente do tamanho do seu negócio, é necessário que você estabeleça prioridades baseadas no seu core business. Assim, fica mais difícil perder o foco e ter prejuízos e perda de recursos.

3.     Desperdício de recursos

Um problema muito sensível da falta de prioridades é o desperdício de recursos, e isso se torna recorrente se não houver uma definição do core business.

O motivo é simples, por desconhecer o mercado e buscar oportunidades aleatórias, você acaba gastando muito mais do que precisaria investir se tivesse um planejamento estratégico apoiado na essência do seu negócio.

Agora que você já sabe as vantagens de ter um core business bem definido e todos os problemas que o seu negócio pode enfrentar se deixá-lo de lado, eu vou explicar o que é necessário para definir o core business na sua empresa. Acompanhe.

Como definir a essência do seu negócio?

Embora sejam definições diferentes, o core business está diretamente atrelado a missão, visão e valores da sua empresa. Esses aspectos devem ser traçados no momento da concepção da sua empresa, pois são eles que norteiam todo planejamento e objetivos.

Vamos pensar a partir do exemplo da agência do Mateus. Ele criou uma agência de marketing digital com a missão de unir afeto e eficiência.

Sendo assim, o core business da agência do Mateus é a criação de conteúdos e campanhas de infoprodutores com uma comunicação assertiva, mas sem abrir mão de uma linguagem humanizada.

E para não restar dúvidas e você saber como definir o core business da sua empresa, confira algumas perguntas que podem lhe ajudar:

  • Qual o objetivo da minha empresa?
  • Quais as dores do público que ela se propõe a solucionar?
  • Qual a imagem da minha empresa no mercado?
  • Como minha empresa deve se comunicar com o público?

Tendo essas respostas e estudando o mercado, com certeza você irá encontrar o core business do seu negócio.

Agora que você já entendeu o que é o core business, é bem provável que outras dúvidas tenham surgido. E se você quer saber mais sobre este e outros temas, fala comigo no Instagram e me manda a sua pergunta!

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress