Dissolução de sociedade: como fazer para não afetar a produtividade?

Uma sociedade é como um casamento. As pessoas se unem por um objetivo em comum, e trabalham para que ele seja alcançado. Mas em algumas situações as dificuldades e conflitos podem ser maiores do que o esperado, e aí acontece o que ninguém desejava no início: a separação.

Em muitos casos, o fim de uma sociedade é inevitável, e até aconselhável para que o negócio não seja prejudicado. 

Mas apesar de ser um assunto pouco tratado e visto como uma experiência puramente negativa, a dissolução de sociedade não precisa terminar em briga, e você pode guiar este processo para fazer com que nem a sua equipe e nem os resultados da empresa sejam impactados.

Se você está passando por uma situação como esta, este artigo veio para te ajudar.

Aqui, eu vou te apresentar alguns pontos de atenção durante o processo de dissolução de sociedade e o que você pode fazer para que ele siga de uma forma mais tranquila.

Acompanhe o conteúdo.

Como a dissolução de sociedade pode afetar a empresa?

Primeiro, você precisa entender que a dissolução de sociedade é um processo que envolve tanto aspectos jurídicos quanto pontos como a moral do seu time e os resultados operacionais e em vendas.

A busca por um sócio pode ser motivada por vários fatores, que podem ir desde o auxílio para o gerenciamento das atividades do negócio como uma estratégia para compor o capital da empresa e intensificar o processo de vendas.

Da mesma forma, a dissolução da sociedade também pode acontecer por diversas razões:

  • Conflito de interesses;
  • Falta de atuação de uma das partes;
  • Atos de má-fé;
  • Necessidade de atuação em outros projetos.

E para cada um desses casos, existe uma série de possíveis resultados que podem impactar de diferentes formas no negócio.

Moral do time

As primeiras pessoas que podem sentir o impacto do fim da sociedade são os seus colaboradores. 

Em situações como esta, é comum que as pessoas se sintam inseguras e paralisadas. Afinal, a partir da forma como o processo de dissolução está ocorrendo, o futuro da empresa e, consequentemente, de vários empregos, pode estar em jogo.

Resultados em vendas

A depender do tipo de atuação do sócio, nível de influência e efeito que a sua presença gera nos resultados do negócio, as vendas também podem sofrer consequências durante e algum tempo após o processo de dissolução.

Imagem da empresa

A saída de um sócio também pode gerar um grande impacto na imagem da sua empresa, e isso não é uma exclusividade para os grandes negócios.

Mesmo que você tenha uma empresa de pequeno porte e pouco conhecida, é bem provável que os seus clientes conheçam a história do negócio e a atuação de cada pessoa na sociedade.

E do mesmo modo que a sua equipe pode sentir uma certa insegurança quanto ao futuro do negócio, os seus clientes também podem duvidar da estabilidade da empresa.

4 dicas para não deixar a dissolução de sociedade afetar o seu negócio

Como você viu, a dissolução de sociedade não é uma situação restrita aos sócios envolvidos, mas a todos os stakeholders da empresa. Por isso, você deve saber como lidar bem com esta situação e procurar minimizar os impactos da mudança.

Veja quatro dicas que eu separei!

Busque uma saída amigável

O primeiro passo é sempre buscar uma saída amigável.

Como citei acima, a dissolução de sociedade também envolve aspectos jurídicos. E a depender das razões pelas quais ficou acordado o fim do relacionamento, é preciso buscar uma saída que seja benéfica para todas as partes.

O ideal é que você adote uma postura de conciliação, pensando sempre no bem-estar da empresa. Por isso, esteja aberto a negociar e, principalmente, a ouvir.

Isso não significa que você deverá se sujeitar a qualquer solicitação. Mas que primeiro você precisa entender a proposta para que possa oferecer uma contraproposta de forma planejada e calculada.

Esses momentos podem ser um grande desafio de controle emocional, e você precisa idealizar que existe um objetivo maior a ser alcançado: a saúde do negócio.

Identifique o impacto da mudança

Assim como todas as grandes mudanças, a saída de um sócio afeta diversos aspectos do negócio. E aqui você deve buscar formas de analisar o impacto em cada uma dessas vertentes.

Quanto melhor a forma que você se busca entender a mudança, menos surpresas indesejadas você pode encontrar ao longo do caminho.

Convoque os líderes para planejar os próximos passos

O próximo passo é comunicar às principais lideranças do seu time sobre as mudanças.

Este momento é um dos mais importantes, mas que nem sempre é feito pelos empreendedores.

Aqui, os seus líderes irão perceber que fazem parte do time e atuam de forma estratégica, sendo essenciais para lidar com o gerenciamento de mudanças, além de perceber que podem ser vozes ativas no futuro do negócio.

Por isso, quanto mais perto você mantiver o seu time, mais facilmente você pode lidar com o processo de dissolução da sociedade.

Solicite o apoio, apresente suas dúvidas, mostre o que você planejou para o futuro após a dissolução da sociedade e permita que todos realizem a análise da situação, propondo soluções para mitigar possíveis problemas no futuro.

Comunique de forma clara a dissolução de sociedade

Por fim, a equipe deve ser informada de forma aberta sobre a mudança.

É bem provável que as conversas já estejam circulando entre os colaboradores, e você deve promover um ambiente aberto para que todos possam se sentir seguros e livres para questionar a mudança e entender como a empresa irá funcionar.

Assim, não deixe que a imaginação tome conta da situação. Mantenha um posicionamento firme e comunique o apoio e preparo das lideranças para os próximos passos.

A dissolução de sociedade não é um processo simples, mas existem caminhos que podem te auxiliar a facilitar o processo de mudança. Dessa forma, conflitos e problemas entre os sócios devem ser deixados de lado e o foco maior deve estar concentrado no futuro da empresa.

Além disso, este é apenas um dos problemas que os empreendedores podem enfrentar ao longo da sua jornada.

E se você quiser estar ainda mais preparado para lidar com a gestão da sua empresa, sugiro de confira os artigos sobre gestão e liderança aqui no blog.

Você está visualizando atualmente Dissolução de sociedade: como fazer para não afetar a produtividade?

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: