Gestão

6 ferramentas de colaboração essenciais para o seu negócio 

Precisando de uma ajudinha para sair do operacional e ser mais estratégico na gestão da sua empresa? Conheça essas 6 ferramentas de colaboração...

· 3 min leitura >
ferramentas de colaboração

Estimular a cultura de autogerenciamento em sua equipe pode trazer grandes benefícios para o seu negócio. Um dos recursos que podem te ajudar nesse processo é a adoção de ferramentas de colaboração. 

Pois, além de criar um ambiente de proatividade elas podem melhorar sua gestão de tempo e tornar a rotina menos sobrecarregada. Até porque você precisa que as coisas funcionem bem inclusive quando estiver curtindo suas merecidas férias, não é mesmo?

As ferramentas de colaboração auxiliam na comunicação interna e no alinhamento da sua equipe, melhorando o desempenho e o acompanhamento dos processos. 

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Continue a leitura que eu vou te apresentar a algumas delas. 

O que são ferramentas de colaboração?

As ferramentas de colaboração são plataformas ou aplicativos online que permitem a comunicação e acompanhamento de processos por toda a equipe.

Essas ferramentas podem ser utilizadas em empresas com trabalho remoto, híbrido ou presencial. Entre suas funcionalidades, posso destacar:

  • Troca de documentos e informações instantaneamente;
  • Distribuição de tarefas;
  • Acompanhamento do fluxo de trabalho;
  • Recursos de áudio e vídeo para uma melhor comunicação;
  • Espaço colaborativo.

Elas proporcionam maior interação e elevam a eficiência do seu time, que trabalha em sinergia diminuindo gaps de tempo e melhorando a qualidade das entregas. 

Quais vantagens em utilizá-las?

As ferramentas de colaboração ajudam a engajar e alinhar sua equipe. Mas essas não são as únicas vantagens que você pode garantir ao adotar esses recursos. 

Veja outras 4 vantagens da utilização dessas ferramentas:

  1. Melhoria no planejamento e acompanhamento de processos;
  2. Maior produtividade;
  3. Eficiência na gestão de tempo;
  4. Estímulo à transformação digital internamente.

Outra vantagem que vale a pena destacar é a melhoria da sua qualidade de vida. Isso mesmo, ao delegar tarefas e redistribuir as responsabilidades entre a equipe, você deixa de centralizar todas as demandas e assim tem mais tempo para descansar e investir em outros projetos. 

6 ferramentas de colaboração para o seu negócio

Você já desejou que um dia tivesse mais que 24 horas para conseguir dar conta das demandas da sua empresa? Eu suponho que sim. 

Esse é o desejo de todos os empreendedores que ainda centralizam as tarefas ou não sabem como delegá-las de maneira eficiente para sua equipe.

Mas eu posso te garantir que o seu problema não é o tempo, e sim a falta de agilidade nos processos, que surge como resultado de falta de integração entre os colaboradores. 

E para te auxiliar nessa gestão, eu vou te indicar 6 ferramentas que vão fazer a diferença no seu cotidiano e da sua equipe. 

Confira!

1. Slack

O Slack é uma plataforma que permite a comunicação interna entre colaboradores. Além de troca de mensagens, a ferramenta também suporta o envio de documentos e pode ser integrada a outros aplicativos de produtividade.

A ferramenta funciona no formato de área de trabalho, integrando toda equipe ou dividindo em times por setor. Por exemplo, você pode criar um espaço exclusivo para seu time de vendas, outro para a equipe de design. 

Dessa forma você pode acompanhar todos os projetos em um só lugar. Não é legal?

2. Google Workspace

Outra ferramenta de trabalho integrado é o Google Workspace

Chamado anteriormente de G Suite, essa plataforma para empresas tem foco na otimização do trabalho remoto e conta com recursos que viabilizam que membros da equipe possam editar e criar planilhas, apresentações e textos de forma colaborativa. 

São alguns dos recursos do Google Workspace:

  • E-mail comercial do Gmail;
  • Recurso de edição de textos (Docs);
  • Armazenamento de arquivos em nuvem por meio do Google Drive;
  • Ferramenta de videoconferência (Google Meet);
  • Compartilhamento de agenda. 

Além disso, o Workspace permite que você personalize toda a área de trabalho com seu próprio domínio. 

3. Microsoft Teams

Ainda na linha dos espaços de trabalho remotos, outra opção de plataforma de integração é o Microsoft Teams

Desenvolvido para integração de pequenas e grandes equipes, o Teams permite planejar, organizar e acompanhar projetos por meio de compartilhamento de documentos, troca de mensagens e realização de videoconferências. 

Com o Microsoft Teams você tem:

  • Compatibilidade com o Office 365;
  • Compartilhamento de reuniões com o Google Agenda;
  • Salas privadas para chat por áudio e vídeo;
  • Videoconferência para reuniões gerais;
  • Divisão de acesso por equipes.

Além do acesso pelo computador, a plataforma também disponibiliza aplicativos compatíveis com smartphones, deixando o processo ainda mais acessível.

4. Trello

Quando o assunto é melhoria na gestão de tempo, a adoção de métodos ágeis garante uma maior produtividade e eficiência da sua equipe. E uma das principais ferramentas de melhoria de rendimento é o Trello.

Esse aplicativo de gerenciamento de projetos funciona de maneira colaborativa, onde as tarefas são dispostas em painéis com recurso de checklist. 

O Trello pode ser aplicado junto a metodologias ágeis como Kanban para otimizar o sistema de gestão de projetos da sua empresa.  

5. Discord

Projetado inicialmente para diálogos entre gamers durante partidas, o Discord se transformou em uma ferramenta muito útil para integração de colaboradores. 

Funcionando como uma plataforma de mensagens de áudio, texto e vídeo, ele permite a criação de servidores e a segmentação por grupos. Assim, membros de uma equipe podem conversar durante a execução de uma tarefa de maneira segura e rápida. 

6. Adobe Sign

Sabe aquela ida rápida ao escritório só para assinar um documento que acaba atrasando outros compromissos? Com o Adobe Sign isso não vai mais acontecer. 

Essa ferramenta da Adobe permite a assinatura digital de documentos cumprindo todos os requisitos legais e com alto nível de segurança no compartilhamento dos dados. 

Além disso, também é possível gerenciar e rastrear o envio da documentação utilizando computador ou dispositivo móvel. Isso porque todo o processo ocorre no sistema em nuvem da plataforma. 

Transformar a cultura de gestão do seu negócio e estimular a autonomia da sua equipe pode ser um grande desafio no início. Mas, acredite, essa decisão pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa e melhorar sua qualidade de vida. 

Quer saber mais sobre métodos de autogerenciamento e ferramentas de gestão de equipe? Acompanhe outros conteúdos aqui no blog.

One Reply to “6 ferramentas de colaboração essenciais para o seu negócio ”

Deixe seu comentário: