Economia da paixão, Infoprodutos

É melhor ser um afiliado ou produtor?

Na dúvida entre escolher ser um afiliado ou produtor? Vem que eu te explico as características e habilidades necessárias para cada um!

· 3 min leitura >
pessoa escolhendo entre ser um afiliado ou produtor

O mercado da economia da paixão vem crescendo numa grande velocidade, e para as pessoas que ainda estão dando os seus primeiros passos neste novo mundo, surge a dúvida: é melhor ser afiliado ou produtor?

Em meio a tantas informações que podemos encontrar online, saber qual caminho seguir pode ser um processo bastante confuso. Mas eu estou aqui para te ajudar!

Aqui eu vou te mostrar o que faz cada uma dessas atividades e o que é preciso para se tornar um afiliado ou produtor. Além disso, também vou compartilhar algumas dicas de como você pode fazer essa escolha.

Vem comigo!

Afiliado ou produtor: qual a diferença?

Assim como os demais mercados, o universo digital também trabalha com sistema no qual existe quem produz um determinado produto ou serviço, como também as pessoas que levam essa solução até outras pessoas. Em outras palavras, produtores e vendedores.

A seguir, eu vou te apresentar como esses dois modelos atuam no mercado.

O que faz o produtor?

Como o próprio nome diz, o produtor ou produtora digital são as pessoas que decidem produzir e comercializar um determinado produto ligado a uma área de conhecimento que eles dominam.

Assim, eles criam um infoproduto e compartilham esse material com outras pessoas, que pode ter diversos formatos, como:

  • E-books;
  • Cursos online;
  • Podcasts;
  • Webinars.

O infoprodutor assume o papel de especialista na produção de um conhecimento específico. Isso não significa que ele produz apenas um formato de infoproduto, mas que ele é reconhecido e trabalha a sua autoridade em uma área.

Assim, essa pessoa pode trabalhar de forma individual ou contando com uma equipe de outros profissionais. Dentre eles, o coprodutor, que atua como um parceiro na produção do infoproduto e desenvolve estratégias para que o formato e canais de vendas escolhidos estejam alinhados com o objetivo do material.

Para ser um infoprodutor, você precisa desenvolver algumas habilidades fundamentais ligadas às suas responsabilidades, como:

  • Habilidade em ensinar;
  • Pensamento analítico;
  • Facilidade em si comunicar com outras pessoas;
  • Desenvolvimento de projetos.

Essas características vão te ajudar a perceber o infoproduto através de uma estrutura mais completa, facilitando a sua organização e, consequentemente, a sua produção.

O que faz o afiliado?

Depois de entender o que é o produtor, chegou a hora de compreender o que faz um afiliado.

As pessoas que trabalham como afiliados são as responsáveis por fazer a venda dos produtos de terceiros, recebendo uma determinada comissão por seu trabalho. Assim, esses são os responsáveis por estabelecer a ligação entre quem está produzindo o conteúdo e quem deseja comprar esse material.

Trabalhar como afiliado também exige uma grande habilidade de organização. Mas, diferente do infoprodutor, essa pessoa precisa desenvolver outras habilidades essenciais ao seu trabalho:

  • Negociação;
  • Persuasão;
  • Comunicação.

Ao optar por ser um afiliado, você não precisa ser um especialista em um conhecimento. Afinal, diferente do infoprodutor, o afiliado pode estar envolvido com a venda de vários infoprodutos ao mesmo tempo.

Como escolher entre ser um afiliado ou produtor?

Para começar, eu preciso deixar claro que não existe uma opção que apresenta melhores vantagens do que a outra. As duas atividades são extremamente importantes e, quando bem trabalhadas, podem te trazer grandes benefícios.

É por isso que você não deve acreditar quando uma pessoa fala que, entre ser afiliado ou produtor, existe uma escolha “melhor ou pior”. Tudo vai depender do quanto isso está alinhado com três pontos essenciais:

  • Seus objetivos;
  • Suas habilidades;
  • Suas preferências.

Entendendo e identificando cada um desses pontos, você poderá fazer uma escolha mais clara e que atende às suas necessidades.

1.    Analise os seus objetivos

Antes de tudo, você precisa analisar quais os seus objetivos durante essa escolha. Afinal, apesar de atuarem dentro de um mesmo mercado, os dois modelos trabalham com atribuições bem diferentes:

  • Será que você prefere produzir um conteúdo ou realizar estratégias de divulgação?
  • Quanto tempo você tem disponível para as atividades?
  • Quantos e quais recursos você tem para produzir um infoproduto ou para divulgar a sua venda?

As respostas para essas perguntas vão te ajudar a perceber, inicialmente, qual das atividades se encaixa melhor no seu perfil. Mas o processo não para por aí! Você ainda precisa analisar outros dois pontos.

2.    Conheça as suas habilidades

O próximo passo é fazer um reconhecimento das suas habilidades. E como você viu no início desse artigo, eu já esclareci quais são as habilidades mais comuns e necessárias para ser um afiliado ou produtor.

Isso não significa que você não possa desenvolver novas habilidades, mas cada pessoa, em seu perfil, trabalha com características que são mais ou menos confortáveis no seu dia a dia.

Por exemplo, se você percebe que tem grandes dificuldades em se comunicar com outras pessoas e realizar negociações, é provável que o trabalho como afiliado não seja o mais indicado para o seu perfil.

Mas se você identifica que tem um conhecimento aprofundado sobre um tema e tem vontade de compartilhá-lo com outras pessoas, então você pode ter uma inclinação maior para a área de produção.

3.    Identifique suas preferências

Por fim, para entender como cada uma das atividades funcionam na prática, você precisa entender o que te deixa mais confortável e seguro neste início. Por isso, o ideal é que você busque por outras referências para te ajudar na escolha.

Pesquise sobre como um afiliado ou produtor trabalham, quais são os canais e ferramentas necessárias, quais os desafios mais comuns e como eles trabalham o financeiro das suas atividades. Além de esclarecer muitas dúvidas, isso vai te ajudar a entender qual das atividades mais estaria alinhada com o seu perfil e seus objetivos.

Escolher entre ser um afiliado ou produtor nem sempre é uma tarefa simples. Como você viu, as duas atividades apresentam diversos benefícios, como também exigem que você tenha – ou desenvolva – habilidades específicas.

E para entender melhor como as atividades trabalham, é preciso também conhecer as principais plataformas.

Na HeroSpark, nós trabalhamos com soluções que facilitam a atuação de afiliados e produtores. Então dá uma olhada no nosso site e conheça a melhor plataforma para trabalhar de um jeito bem mais fácil no mercado digital!

Deixe seu comentário: