Sumário
Você teve aquela ideia incrível, pesquisou o mercado e percebeu que ela ainda é original. Incrível né?! Neste momento, o método lean startup ajuda muito com uma forma enxuta de testar hipóteses até tirar uma empresa do papel. Ainda assim, pode surgir a dúvida: como conseguir dinheiro para dar o primeiro passo?
Para ajudar você a conseguir aquela grana para seu negócio, confira o post. Nele, eu separei algumas dicas incríveis para ajudá-lo.
Siga em modo bootstrapping
Você economizou, vendeu o carro e tem dinheiro em caixa para dar o pontapé inicial na sua empresa sem precisar de investidores? O bootstrapping é um termo inglês que designa o ato de iniciar um negócio sem grandes investimentos financeiros e com dinheiro próprio.
Mas como tudo tem um outro lado, com esse estratégia, o crescimento da startup é mais lento. A autonomia do negócio passa a ser toda sua, mas a responsabilidade também. Assim, se quiser ver sua empresa crescer, todo o lucro deve ser reinvestido na startup para que o modelo dê certo.
Peça para ser apresentado a um investidor
É comum que empreendedores de startups precisem de investimento anjo para tirar a ideia do papel. Esse tipo de investidor é encontrado na própria rede de relacionamentos e em conferências organizadas por agências especializadas em empreendedorismo.
O ideal é ser apresentado para investidores por pessoas que admirem você como empreendedor ou que acreditem na sua ideia. Chegar nesses eventos e querer atenção, partindo do zero, geralmente resulta em nada.
Converse com empreendedores experientes
Não perca horas indo a todas as conferências e encontros de startups. Além de gastar o seu tempo, você perde dinheiro, que é o que você precisa neste momento. Converse com empreendedores mais experientes e pesquise sobre investidores anjos. Tente filtrá-los de acordo com o tipo de aplicações que eles costumam fazer. Dificilmente você convence um investidor de tecnologia a aplicar em entretenimento, por exemplo.
Prepare muito bem o seu pitch
O pitch é aquele resumo bem preparado sobre sua ideia e perspectivas de mercado. Para usá-lo a um anjo interessado, conte sobre sua ideia e mantenha o foco. Mostre toda sua capacidade e ambição, mas sem exageros. Utilize suas características pessoais para serem um diferencial. Afinal, muitas ideias semelhantes surgem de várias partes e uma necessidade do mercado pode ser diagnosticada por mais de uma pessoa.
Por fim, se lembre de dar respostas rápidas e demonstrar que tem velocidade para agir em momentos de crise. Que sabe lidar com obstáculos e superar situações que não dão certo. Ou seja, só uma boa ideia não basta. Os investidores estão mesmo atrás de bons empreendedores.
Agora, conte sobre o que mais quer saber sobre investimentos em startups? Aguardo seu comentário!