Como saber se um negócio vai dar certo? Veja 5 dicas

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:5 de março de 2023
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:10 minutos de leitura

Começar um negócio é um grande desafio, e muitos empreendedores se perguntam desde o início da jornada como saber se um negócio vai dar certo ou não.

Embora não exista uma fórmula mágica para garantir o sucesso, alguns indicadores podem ajudar você a avaliar a viabilidade do seu negócio.

Neste artigo, eu vou te apresentar algumas dicas e métodos a serem considerados na hora de conferir o potencial do seu negócio. Além disso, vou mostrar como é possível tomar decisões mais assertivas para o futuro do seu negócio.

Quer saber mais sobre como saber se um negócio vai dar certo? Então continue a leitura!

Existe um método para saber se um negócio vai dar certo?

Determinar se um negócio vai dar certo ou não é uma tarefa complexa, e não há uma fórmula única para prever com certeza o sucesso de um empreendimento.

Mas parte da resposta para essa pergunta com certeza você já sabe. Quando você começou a idealizar o seu negócio, provavelmente pensou em algum problema e como sua solução tem como objetivo resolvê-lo, certo?

Eu sei disso porque é assim que os negócios surgem e parte do como saber se um negócio vai dar certo também se responde a partir disso.

Se o seu negócio tem uma proposta clara e inovadora para resolver a dor de um determinado público, você já está a um passo de fazer sua ideia dar certo.

Porém, existem outros pontos que devem ser levados em consideração na hora de garantir bons resultados, como por exemplo:

  • Você tem um planejamento estratégico?
  • Montou um plano de negócios?
  • Sabe quanto será necessário investir para viabilizar seu lançamento?
  • Realizou um estudo de mercado?

Conheça o Valuation

Além disso, o método mais concreto de como saber se um negócio vai dar certo é realizando um valuation. Você sabe o que isso significa?

Para entender o valuation e a sua importância para saber a viabilidade do seu negócio é bem simples.

Ele nada mais é do que a avaliação do seu negócio, mas ela é especial e decisiva porque se baseia em uma análise detalhada dos fundamentos do empreendimento e uma projeção futura do seu fluxo de caixa.

Esse tipo de análise é fundamental se você quer, por exemplo, captar investimentos ou apresentar seu negócio para possíveis sócios.

Existem diversos cálculos utilizados para obtenção do valuation, o mais comum deles é o de múltiplos de mercado, que leva em consideração a situação atual do mercado e deve ser refeito com menor periodicidade.

O cálculo de múltiplos de mercado é simples, e é realizado da seguinte forma:

Múltiplo = Valor de Mercado / Indicador Financeiro

Para saber mais sobre esse e outros cálculos, é só conferir o meu artigo: valuation: o que é e como calcular o valor da sua empresa.

Mesmo levando todos esses pontos em consideração, é importante que você saiba que existem fatores internos e externos que podem afetar o desempenho de uma empresa, por isso é importante contar com planejamento.

Quanto tempo leva para um negócio dar certo?

Todo empreendedor tem pressa em ver o seu negócio rendendo bons resultados, mas é claro que na maioria das vezes isso pode variar de tempo para acontecer.

Um negócio pode dar certo rapidamente, em poucos meses ou até nos primeiros anos. Mas não é o mais comum.

No geral, os negócios apresentam uma curva de crescimento conforme vão sendo aprimorados e se consolidam dentro do mercado.

Então é importante que você tenha paciência e siga o planejamento, realizando os ajustes necessários sempre que for preciso.

5 dicas para construir um negócio de sucesso

Como eu já destaquei, não existe uma fórmula mágica de como saber se um negócio vai dar certo.

No entanto, eu quero dar algumas dicas que podem ajudar você a avaliar a viabilidade do negócio e aumentar suas chances de sucesso. Confira:

1.    Realize uma análise de mercado

É importante analisar o mercado e identificar quais são os concorrentes, o público-alvo e as tendências do setor no qual você irá atuar.

Isso pode ajudar a entender se há espaço para seu negócio no mercado e se o seu produto ou serviço é competitivo.

2.    Estude o modelo de negócio

O modelo de negócio é a forma como a empresa irá gerar receita e lucro. É importante entender se o modelo de negócios é sustentável e será capaz de gerar receita suficiente para justificar o valuation.

3.    Faça projeções financeiras

É importante avaliar as projeções de receita, despesas e fluxo de caixa para determinar se o negócio será capaz de gerar lucro e se os investimentos necessários para atingir essas metas serão justificados.

4.    Analise os riscos

Todo negócio tem um nível de risco associado a ele.

Por isso, é essencial avaliar os riscos associados ao negócio e determinar se o potencial de retorno e o prazo para que isso aconteça.

5.    Compare com concorrentes diretos

É útil comparar a empresa com outras empresas similares para determinar se o valuation é razoável.

Isso pode ajudar a entender se a empresa está sendo superavaliada ou subavaliada em relação às suas concorrentes, além de saber seu potencial de crescimento no mercado.

Os principais erros que você deve evitar

Além de saber o que avaliar para entender se um negócio pode dar certo, você também precisa conhecer alguns erros muito comuns, e que devem ser evitados a todo custo.

Dá uma olhada nos principais:

  • Realizar um investimento muito alto de cara;
  • Entrar em um mercado que você não conhece;
  • Pular sem calcular os riscos;
  • Não se preparar para o fracasso.

Em resumo: vá com calma, calcule todos os riscos, invista no que você conhece, se prepare para falhar.

Ninguém está livre de erros e fracassos. Por isso, a melhor estratégia é o planejamento.

Agora que você conferiu algumas dicas e viu como saber se um negócio vai dar certo, ou pelo menos é viável, eu quero te ajudar a dar o próximo passo.

Por isso, reuni alguns conteúdos que com certeza vão auxiliar você em sua jornada empreendedora. Confira meus artigos:

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: