Empreendedorismo, Gestão

Por que fazer o registro de marca da sua empresa?

Saiba o que é o registro de marca, quais as suas vantagens e o que a sua empresa deve fazer para assegurar...

Escrito por Rafael Carvalho · 3 min leitura >
símbolo do registro de marca

Já imaginou que você pode perder a sua empresa, toda a autoridade construída e a própria identidade visual do negócio da noite para o dia? Parece um pesadelo, mas essa é a realidade que muitos empreendedores enfrentam quando não fazem o registro de marca.

Essa deveria ser uma prioridade de todas as pessoas que tem um negócio, mas a preocupação com o registro de marca normalmente aparece quando algum problema relacionado à perda do direito de uso surge.

E se você ainda não fez o registro da sua empresa, é melhor ficar atento a todos os pontos que eu vou te explicar nesse artigo. Descubra o que é, quais os benefícios em registrar a marca, quem precisa fazer o registro de marca e como ele pode ser feito.

Vamos lá!

O que é o registro de marca?

Existe uma frase bastante conhecida no mercado que diz: “quem chega primeiro, bebe água limpa”. E ela resume bem o que é e para que serve o registro de marca.

Ele é o processo que garante a segurança e exclusividade de uso da marca de uma determinada empresa. Em outras palavras, é o que define se você é ou não dono da marca do seu negócio.

Esse processo é feito por meio do registro no Instituto Nacional de Marcas e Patentes (INPI), vinculado ao Ministério da Economia e responsável por realizar a concessão e garantia dos direitos de propriedade intelectual.

Dessa forma, apenas as marcas e patentes certificadas pelo INPI são reconhecidas e tem o seu direto assegurado.

Isso significa que, mesmo que a sua empresa esteja há vários anos no mercado, com uma imagem e autoridade consolidadas, você ainda poderá perder o direito da propriedade dessa marca.

Assim, não basta ter um CNPJ, registro de domínio ou qualquer tipo de conta em redes sociais. A marca só é reconhecida como sua quando o registro no INPI é formalizado, e isso vale tanto para negócios quanto para infoprodutos.

Portante, mesmo que você associe a sua imagem ao seu curso, e-book ou mentoria, por exemplo, uma outra pessoa pode se aproveitar de toda a autoridade construída e fazer o registro da marca primeiro.

Quais os benefícios em ter o registro de marca?

A falta do registro de marca pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os empreendedores, e eu vou te apresentar alguns dos principais benefícios em fazer esse processo.

Proteção contra fraudes e uso indevido

O primeiro deles é que você pode proteger a sua marca contra o surgimento de fraudes e cópias de todos os tipos, um problema ainda mais comum para negócios digitais, que estão constantemente sujeitos ao risco de a marca ser alvo de cópias e uso indevido.

Com o registro de marca, caso você encontre uma outra empresa, conta em redes sociais ou um infoproduto utilizando a sua identidade, é possível enviar uma notificação extrajudicial e exigir que o concorrente interrompa a utilização da marca.

Evita a perda do investimento

Quando você garante o registro, você assegura que os investimentos feitos para desenvolver uma identidade exclusiva para o seu negócio não serão perdidos.

Assim, mesmo que uma outra pessoa realize uma notificação contra a sua marca, a lógica é bem simples: ganha quem registrou primeiro!

Maior credibilidade

As marcas que possuem o registro formalizado têm o direito de utilizar o famoso símbolo do ®. Dessa forma, elas ganham uma maior autoridade e credibilidade no mercado, pois demonstram maior profissionalismo e confiança para os seus clientes.

Quando fazer o registro de marca?

Agora você deve estar se perguntando qual o melhor momento para fazer o registro de marca. Seria melhor fazer o registro assim que abrir a empresa, ou esperar alguns anos?

Mas não existe uma resposta exata para esta pergunta. Afinal, o registro de marca pode exigir um investimento financeiro significativo para a sua empresa.

Tudo vai depender do quanto você já investiu no seu negócio ou produto e o quais resultados ele já apresentou. Mas lembrando que o direito é de quem chega primeiro. Assim, quanto mais cedo você finalizar o registro, melhor.

Como saber se a minha marca já é registrada?

Depois de conhecer todos os problemas e vantagens em fazer o registro de marca, bateu aquela dúvida em saber se a sua já está registrada? Então relaxa que eu vou te mostrar um passo a passo simples para descobrir!

Primeiro você deve acessar o site do INPI > “marcas”. Aqui você vai encontrar as principais dúvidas, explicações e consultas relacionadas ao processo de registro de marca, e para pesquisar, você deve clicar em “busca” e selecionar a pesquisa anônima.

Na página de busca você deve selecionar a pesquisa por marcas e inserir o nome da sua empresa ou produto. O ideal é fazer a pesquisa nos dois modelos disponíveis, tanto com a marca exata quanto utilizando o radical.

Assim você poderá verificar se a sua marca já é registrada ou se outra pessoa deu início ao processo de registro.

Como fazer o registro de marca?

O próprio site do INPI já oferece as informações necessárias para que as pessoas possam dar a entrada no processo de registro de marca. No entanto, alguns desafios podem surgir ao longo do caminho, como a necessidade de apresentação de recursos em caso do processo não ser aprovado.

Assim, o ideal é contar com uma empresa que trabalhe com esse procedimento e possa oferecer o apoio e orientações necessárias para que o registro da marca seja feito de forma segura.

Como você viu, fazer o registro de marca é essencial para garantir a segurança do seu negócio e evitar perder todo o investimento e dedicação no crescimento da sua empresa.

E se você quiser saber mais sobre temas relacionados a gestão de negócios digitais, confira outros artigos aqui no blog:

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress