Empreendedorismo, Gestão

História de sucesso: Samuel Klein, do holocausto às Casas Bahia

O que a História de Samuel Klein pode ensinar aos empreendedores? Mais do que modelos de negócio vencedores, vale conferir quais são as...

· 1 min leitura >
História de sucesso: Samuel Klein, do holocausto às Casas Bahia

Não é todo dia que alguém tem uma grande ideia de negócio que realmente traz resultados significativos. Observar casos de sucesso é uma das formas de aprender com quem chegou lá. Mais do que modelos de negócio vencedores, vale conferir quais são as qualidades pessoais que têm os grandes fundadores. Como também fazer uma autoavaliação para saber quais características você, empreendedor, já tem e quais ainda precisa desenvolver.

Por isso, trouxe no post de hoje, a história de um empreendedor de grande trajetória no Brasil. Veja!

O dono das Casas Bahia

No Brasil, um dos maiores exemplos de empreendedorismo é o do Samuel Klein, dono das Casas Bahia. Polonês de origem judaica, Samuel conheceu logo cedo os horrores da guerra e do nazismo. Sobreviveu, mas decidiu ir embora da Europa e vir para Brasil, onde enxergou a possibilidade de fazer algo grande.

Listamos algumas de suas características, que podem ser analisadas como pontos fortes de um grande empreendedor.

Senso de oportunidade

O empresário enxergava uma oportunidade em cada situação. Quando migrantes do Nordeste vieram trabalhar em montadoras de carros no sudeste, ele percebeu ali um grande negócio. Sua ideia era vender cobertores baratos para todos esses trabalhadores. Assim, ele soube transformar uma crise em algo bom para todos.

Carisma

Passado um tempo, Klein começou a vender peças de cama, mesa e banho de porta em porta. Comprava e vendia pelo dobro do preço, mas não faltavam compradores, diante de sua simpatia e boa conversa. Para quem não tinha dinheiro na hora, bolou uma alternativa: fazia um carnê com os dados da pessoa e do produto, para que pagasse aos poucos. Isso o tornou popular entre os mais necessitados.

Conhecimento sobre o público-alvo

Logo que Samuel montou uma loja, ele a chamou de “Casa Bahia” para homenagear seus principais compradores. Ele sempre mirou as classes mais baixas, oferecendo preços e condições de pagamentos condizentes com a realidade delas. Seus compradores iam até sua loja para pagar as prestações e acabavam sendo convencidos de levar mais um produto. Enquanto as concorrentes miravam as classes A e B, Klein resolveu atender um público até então desamparado. Esse modelo de vendas permanece até hoje nas lojas dele.

Noções de publicidade

As “Casa Bahia” é a empresa que mais investe em publicidade hoje, superando outras gigantes, como a Coca-Cola. Seus bordões televisivos são conhecidos por todos. Suas promoções param o Brasil. Quando alguém precisa comprar algo para casa, mas não tem muito dinheiro, logo pensa nas lojas do segmento. Essa foi a marca que a empresa imprimiu na mente dos brasileiros.

Como você pôde ver, não há fórmula mágica para o sucesso. Na verdade, o que existe nos bastidores das conquistas de empreender é a perseverança e força de vontade. Por isso, não desista e trabalhe com seriedade e determinação para que seu dia de triunfo possa chegar.

Agora que você já conferiu um pouco sobre a história de sucesso de Samuel Klein, dê sua opinião sobre o assunto. Que outras características você destacaria em um empreendedor de sucesso? Espero seus comentários.

Deixe seu comentário: