Empreendedorismo, Gestão

PDCA: como aplicá-lo no seu planejamento estratégico?

Você sabia que o PDCA é uma ferramenta importante na construção do planejamento estratégico de uma agência digital? Leia este artigo e saiba...

· 3 min leitura >
Ferramenta PDCA

Para administrar uma empresa, em especial uma agência digital, é necessário ter em mãos ferramentas e técnicas de gestão que possam ajudar nesse processo. Dentre elas podemos destacar o ciclo PDCA.

Ele é essencial para que você construa um planejamento estratégico mais assertivo. Dessa forma, o seu processo de tomada de decisão será mais eficiente e, consequentemente, a sua empresa alcançará os resultados esperados.

Lembre-se de que não adianta ser adepto da passion economy, ou seja, amar o que faz, se você não investir seu tempo para fazer um bom planejamento. Por isso, não perca tempo e aumente as suas chances de obter sucesso com o seu negócio digital.

Quer saber como aplicar o ciclo PDCA no seu planejamento estratégico? Então, continue a leitura deste texto e confira todas as informações que separei para você. Vamos lá!

O que é PDCA?

O ciclo PDCA é uma técnica muito utilizada na área de gestão da qualidade, pois ela ajuda a promover melhorias contínuas nos processos de produção. Com o tempo, o ciclo também começou a ser usado nas outras áreas de gestão de uma empresa, como no planejamento estratégico.

Essa técnica é composta por quatro etapas:  planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). Resumidamente, você começa pelo planejamento e, em seguida, coloca as ações em prática. Feito isso, é necessário controlar a execução, bem como corrigir as divergências encontradas durante o processo.

Portanto, no planejamento você faz o diagnóstico da empresa para identificar o problema. Depois disso, cria os planos de ação para resolvê-lo. Na segunda etapa, deve-se colocar essas ações em prática, ou seja, é o momento de colocar a mão na massa.

Já a terceira etapa, envolve o monitoramento e o controle da execução por meio de indicadores. Dessa forma, é possível identificar as ações que deram certo e aquelas que precisam ser corrigidas. Por fim, temos a última etapa, ou seja, o agir. 

É nesse momento que as correções são aplicadas no planejamento e as ações são colocadas em prática novamente para que o processo consiga atender os resultados esperados. 

Lembre-se de que o ciclo PDCA é contínuo, já que você inicia um novo ciclo assim que termina o outro. Por isso, ele é considerado uma ótima técnica para a melhoria de processos de uma empresa. Diante disso, você não pode deixar de usá-la na sua agência digital. 

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a bússola de uma empresa, ou seja, é ele que orienta a tomada de decisão da alta administração, bem como direciona a organização até os resultados esperados.

Diante disso, esse planejamento pode ser dividido em níveis hierárquicos: o estratégico, o tático e o operacional. O estratégico envolve toda a empresa, ou seja, ele define as diretrizes que orientam o seu funcionamento, como a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos.

Por isso, ele é elaborado pela alta administração. Geralmente, esse planejamento oferece resultados em longo prazo (5 a 10 anos). Assim como serve de base para a definição do planejamento tático, que, por sua vez, é desenvolvido pelos diretores e gerentes.

Ele abrange o nível departamental, isso porque é nesse momento que os objetivos estratégicos são desdobrados nos objetivos de médio prazo (1 a 3 anos) e nas ações que serão executadas por cada departamento. Ou seja, são elaborados os planos de marketing, planos de produção, planos de recursos humanos, entre outros.

Já o planejamento operacional, envolve os líderes de área que transformam os objetivos táticos em operacionais de curto prazo (3 a 6 meses), bem como criam processos e procedimentos para que as ações sejam executadas. 

Vale destacar que todos esses planejamentos precisam estar alinhados para que sejam colocados em prática e, consequentemente, impulsionem a conquista dos objetivos definidos pela alta administração.

É importante mencionar que para construir o planejamento estratégico é necessário fazer um diagnóstico do ambiente interno e externo da empresa por meio da Análise SWOT, definir as diretrizes estratégicas (missão, visão e valores), determinar os objetivos, as metas e os indicadores de desempenho, bem como criar os planos de ação.

Como aplicar o PDCA no planejamento estratégico?

Como vimos anteriormente, o planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de uma empresa. Isso porque é ele que orienta a tomada de decisão de todos os membros da organização. 

Por isso, esse planejamento precisa ser muito bem elaborado. O ciclo PDCA é essencial para que isso aconteça, já que ele ajuda em todos os processos, desde a elaboração até a aplicação de correções.

Lembre-se de que o planejamento estratégico não é estático, pois tanto o ambiente interno quanto o externo das empresas mudam o tempo todo. Diante disso, os planos de ação precisam acompanhar essa movimentação.

Mas, afinal, como aplicar o PDCA no planejamento estratégico? Essa resposta é fácil, todas as etapas do ciclo ajudam a colocar em prática as diretrizes do planejamento. Ou seja, na primeira etapa são realizados os diagnósticos e a elaboração dos planos de ação estratégicos, táticos e operacionais.

Já na etapa de execução, os diretores, os gerentes, os líderes de área e os funcionários operacionais colocam em prática os planos para que a empresa consiga alcançar os objetivos estratégicos. 

Na próxima etapa, ou seja, no monitoramento e controle, você precisa verificar se os planos elaborados realmente ajudaram a empresa a atingir os resultados esperados em longo, médio e curto prazos. 

Caso seja identificada alguma divergência, é necessário aplicar ações de melhoria. Nesse momento o planejamento estratégico precisa ser revisto para que os erros sejam corrigidos e a empresa adote novos processos para garantir o seu crescimento.


Agora que você já conhece a relação entre o PDCA e o planejamento estratégico, que tal compartilhar com os outros leitores como você aplica essa técnica na sua empresa? Então, não esqueça de deixar o seu comentário aqui.

Deixe seu comentário: