Como saber se você está preparado para empreender?

  • Autor do post:
  • Última modificação do post:9 de maio de 2021
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Tempo de leitura:8 minutos de leitura

Mas, afinal, você está preparado para empreender? Como saber se está pronto para abrir o seu próprio negócio digital? Se está fazendo essas perguntas para si mesmo, já é um indício de que precisa avaliar melhor a sua vida profissional?

Não é fácil deixar um emprego formal com todas as seguranças que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) proporciona e se aventurar no empreendedorismo, não é verdade? 

Mas lembre-se de que conquistar a liberdade para fazer o que você gosta pode resultar em benefícios muito maiores, como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Imagine trabalhar com o que você ama e, ainda, obter sucesso em todos os âmbitos da vida. Isso não seria maravilhoso? Então, que tal aprender a identificar os sinais que indicam que você está preparado para empreender? Continue a leitura e confira!

Quais os sinais para saber se você está preparado para empreender?

Como mencionamos, existem alguns sinais que indicam que você está pronto para empreender. É muito importante ficar atento a eles, pois se esses sinais forem ignorados podem gerar muito estresse e insatisfação.

E, consequentemente, isso pode refletir na sua saúde física e mental. Ou seja, prejudica o seu desempenho tanto na vida pessoal quanto profissional. Para evitar que isso aconteça com você, resolvi separar neste texto os principais sinais de alerta. Vamos lá!

Falta de ânimo no trabalho

O primeiro sinal de que você está preparado para empreender é sentir falta de ânimo no trabalho atual. Portanto, no momento em que você não sente mais vontade de acordar de manhã para ir trabalhar ou posta frases desmotivadas relacionadas ao emprego nas suas redes sociais ou, ainda, fica sonhando com as próximas férias.

Isso significa que algo de errado está acontecendo com a sua vida profissional. Diante disso, é essencial que você pare e pense: o que está me incomodando no trabalho? Será que foram as condições de trabalho que impulsionaram essa insatisfação ou a falta de liberdade para fazer o que eu amo?

Se depois desse processo de reflexão, você verificar que não está satisfeito com o seu emprego. Já que almeja investir seu tempo em algo que possa proporcionar maiores resultados. Assim como acredita que trabalhar para outras pessoas não vai ajudar a conquistar o seu objetivo. 

Neste momento, você deu o primeiro passo ao empreendedorismo, pois para alcançar os resultados esperados é necessário investir no seu próprio negócio. Mas lembre-se de que não deve chegar no outro dia e pedir demissão.

É necessário fazer um bom planejamento, em especial relacionado a parte financeira. Dessa forma, o processo de transição de empregado formal para empreendedor será mais tranquilo e, consequentemente, as suas chances de obter sucesso aumentam.

Vontade de participar da economia da paixão

Outro sinal de que você está pronto para empreender é decidir fazer aquilo que ama, ou seja, se tornar adepto da economia da paixão, também conhecida como passion economy. Quando é possível trabalhar com aquilo que você gosta, o seu negócio tem uma maior probabilidade de crescer e prosperar.

Por exemplo, se você ama tocar guitarra, mas não quer investir em uma banda. Que tal ensinar o que sabe para outras pessoas e, ainda, lucrar com isso? Nesse caso, pode-se criar um curso online e disponibilizar nas melhores plataformas do mercado, como a HeroSpark.

Dessa forma, você consegue abrir o seu negócio digital de maneira rápida e fácil. Lembre-se de que usar o seu conhecimento e as suas habilidades para ganhar dinheiro pode ser uma ótima alternativa, especialmente, se você percebeu que o emprego formal não é uma opção viável.

Identificação de uma oportunidade no mercado

Identificar uma oportunidade no mercado também é um sinal de que você está preparado para empreender. Para isso, é necessário ficar atento às tendências e as novidades relacionadas a área que você pretende atuar.

Lembre-se de que por trás de uma ameaça do ambiente externo, você pode encontrar uma oportunidade de ouro para investir seu tempo e seu dinheiro. Uma forma de conseguir compreender melhor os movimentos do mercado e como você pode aproveitá-los é utilizando a Análise SWOT.

Essa ferramenta ajuda a identificar as variáveis internas e externas de uma empresa. Dessa forma, você consegue enxergar quais são os cenários mais favoráveis para empreender. Ademais, ela também ajuda a avaliar tanto sua vida profissional quanto pessoal. Por isso, use e abuse dessa ferramenta.

A partir do momento em que você identifica uma oportunidade no mercado, fica mais fácil iniciar o seu negócio digital. Já que as chances de obter sucesso são maiores. Diante disso, mesmo que esteja empregado não deixe de manter uma visão atenta para as oportunidades que podem aparecer.

Então, se você encontrar uma lacuna no mercado, ou seja, uma demanda que não está sendo atendida pelas empresas existentes. Não perca tempo! Lembre-se de que se você não colocar essa ideia de negócio em prática, outra pessoa a colocará no seu lugar.

Apoio de familiares e amigos 

Para finalizar é importante enfatizar que o apoio dos familiares e amigos é essencial para que você perceba que está preparado para empreender. Às vezes, não conseguimos enxergar nossas habilidades ou as oportunidades que a vida apresenta.

É nesse momento que os nossos entes queridos podem nos ajudar. Já que eles convivem conosco todos os dias e acompanham nossas vitórias e derrotas. Então, se um familiar ou amigo te falar que você é muito bom em algo. Pare e pense se isso não é um sinal de que precisa prestar mais atenção nessa habilidade.

Por exemplo, você faz bolos e doces maravilhosos para os eventos especiais ou para presentear alguém querido. E, normalmente, costuma receber muitos elogios por isso. Então, que tal investir nesse negócio e criar um e-commerce ou uma rede social para vender os seus produtos sob encomenda?

Ou, ainda, você pode ensinar outras pessoas por meio de um curso online, um e-book ou uma mentoria. Dessa forma, é possível transformar um hobby que é elogiado pela sua família e amigos em algo lucrativo.

Agora que você já sabe quais são os sinais de que você está preparado para empreender. Que tal acompanhar os conteúdos sobre empreendedorismo digital que posto constantemente nas minhas redes sociais?

Então, me siga no Instagram, no Facebook e no Linkedin para conferir o conteúdo diário que compartilho para que você tenha sucesso no seu negócio digital. Boa leitura!

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: