Vantagem competitiva no mercado digital: como trabalhar na sua empresa?

Quem está construindo um negócio já deve ter percebido que existem fatores que estão para além do seu planejamento interno, mas nem por isso deixam de merecer atenção e respostas estratégicas.

E uma maneira de ficar menos vulnerável à concorrência e gerar maior impacto no mercado é investir em vantagem competitiva. Mas você sabe o que isso significa?

Para te ajudar nessa jornada, preparei esse texto que é um verdadeiro guia sobre vantagem competitiva, explicando o que é e como é possível aplicar essa estratégia em seu negócio.

Vamos construir esses resultados juntos? Então acompanhe!

Afinal, o que é vantagem competitiva?

Uma das coisas que mais tiram o sono de um empreendedor que está iniciando sua jornada é saber como se destacar em meio a outros negócios.

E eu posso dizer a você, que embora pareça um desafio, existem práticas bem simples que podem representar o “pulo do gato” para o futuro do seu negócio.

Uma delas é a vantagem competitiva. Se você nunca ouviu falar sobre isso nem se preocupe, é bem simples e eu vou te explicar.

A vantagem competitiva são as ações tomadas dentro do seu negócio para neutralizar ações da concorrência.

Entre os tipos de vantagem competitiva, gosto de destacar ações como:

  • Atendimento;
  • Escolha certa do preço;
  • Qualidade do produto;
  • Diferenciação da concorrência.

Mais à frente eu vou detalhar como cada um desses pontos pode ser aplicada na prática e trazer resultados consistentes para o seu negócio.

Mas para que você entenda melhor o que é vantagem competitiva, vamos pensar em um exemplo prático?

Vamos pensar no exemplo do Mário. Ele está começando a alavancar resultados como infoprodutor e já está pensando na estratégia para crescer e profissionalizar ainda mais os seus serviços.

Mário sabe que, para se destacar, ele vai precisar colocar no seu planejamento os diferenciais para atrair mais clientes e promover a imagem da marca. Por saber disso, ele decidiu apostar no atendimento personalizado para cada cliente e oferece preços competitivos em relação a sua concorrência.

Como identificar a vantagem competitiva do seu negócio?

A vantagem competitiva deve ser parte do seu planejamento estratégico, assim ela passa a fazer parte da estrutura do seu negócio e será reforçada em todos os passos de curto a longo prazo.

Mas você sabe como identificar esse potencial competitivo? Listei abaixo alguns pontos chaves para facilitar essa identificação:

  • Estude o mercado;
  • Conheça seu público-alvo;
  • Torne a capacitação parte da sua rotina;
  • Invista em inovação;
  • Mantenha uma gestão financeira eficiente.

Sem enrolação, vantagem competitiva é aquilo que você quer oferecer com excelência e que lhe faz ser lembrado. E eu vou te explicar quais os benefícios reais que a vantagem competitiva pode gerar para o seu negócio.

Quais os benefícios da identificação da vantagem competitiva de um negócio?

Eu já posso começar dizendo que se você quer fazer a sua oferta brilhar aos olhos do seu cliente, é preciso oferecer uma vantagem competitiva. Sabe por quê?

Porque cada dia mais as pessoas estão comparando os preços e a qualidade de um serviço, e no mercado digital isso se espalha como pólvora.

Então quando você tem uma vantagem competitiva, seu produto cai na boca do povo e o destaque diante da concorrência é natural.

Além disso, ela abre margem para que você esteja sempre oferecendo novas ofertas superiores ao restante do mercado, isso porque você passa a correr na frente e jogar solto dentro do seu segmento.

Mas para aproveitar esse potencial é preciso sempre investir em boas práticas e apostar em um ótimo relacionamento com seus clientes.

Confira abaixo um passo a passo simples que podem garantir uma vantagem competitiva.

4 passos para aplicar a vantagem competitiva

Lembra do Mário, nosso exemplo lá do primeiro tópico? Vou usar o contexto dele para mostrar a você, em 4 exemplos práticos, como a vantagem competitiva pode ser aplicada por infoprodutores e novos empreendedores em seus negócios. Confira!

1. Qualidade do produto ou serviço oferecido

Mário é um infoprodutor que está começando a projetar o crescimento do seu primeiro negócio de venda de cursos online de marketing digital.

Mas como ele sabe que o mercado digital está cheio de produtos semelhantes, seu primeiro passo de vantagem competitiva é investir na qualidade das aulas e utilizar uma plataforma intuitiva e completa para hospedá-las, como a HeroSpark.

Assim, desde o início ele já oferece para o seu cliente um produto de qualidade num ambiente que aumenta a percepção de valor no mercado.

2. Precificação estratégica

O próximo passo de Mário para reforçar sua vantagem competitiva é realizar um estudo dos preços da concorrência e quais as ofertas promocionais que estão sendo feitas.

A partir dos resultados dessa pesquisa rápida de mercado, Mário pôde traçar uma estratégia de precificação para seus cursos de uma forma que eles sejam mais atrativos.

É importante lembrar que quando falo em precificação não necessariamente sobre deixar o produto com o preço mais baixo do mercado. Mas sim oferecer a oportunidade de um melhor investimento para o seu cliente.

O preço pode até ser o mesmo, mas o seu produto precisa oferecer mais vantagens e mostrar que é mais completo.

3. Posicionamento no mercado

Outro passo importante para garantir a vantagem competitiva do seu negócio é estudar bem o mercado e trabalhar no posicionamento da sua marca.

Usando o exemplo do Mário, ele busca se tornar uma referência no segmento de cursos online de marketing digital utilizando as redes sociais, produzindo conteúdo que reforce sua autoridade sobre o tema.

Assim ele pode nadar de braçada em um oceano azul para atração de leads e ainda mostrar para quem já é cliente o quanto ele realmente é capacitado sobre o assunto, ganhando ainda mais confiança.

4. Comunicação com os clientes

As redes sociais são um ótimo lugar para garantir o estreitamento na comunicação com os clientes.

Claro que cada marca tem um tom de voz e uma forma de comunicação específicas. Mas dentro das características do seu público-alvo busque sempre ter uma relação mais próxima e se mostre disponível.

No exemplo do Mário, o público dos cursos sobre marketing digital acessa uma linguagem mais informal e está atento às tendências das redes.

Por isso, Mário pode fazer caixinhas de perguntas e lives para ter um contato mais direto e descontraído com sua audiência que também tem potencial de clientela.

Agora que você já sabe como identificar a vantagem competitiva que vai impulsionar o seu negócio e como aplicar na prática, que tal conferir dicas para alavancar suas vendas?

Listei 6 estratégias que vão ajudar você a vender ainda mais e não perder mais nenhuma oportunidade. 

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário: