Infoprodutos, Notícias, Vendas

Vender sem aparecer: como não deixar a timidez atrapalhar as suas vendas!

Se você é uma pessoa tímida, com certeza já deve ter pensado que nunca conseguiria fazer sucesso no digital. Afinal, nós sempre...

Escrito por Rafael Carvalho · 4 min leitura >
pessoa usando a estratégia de vender sem aparecer

Se você é uma pessoa tímida, com certeza já deve ter pensado que nunca conseguiria fazer sucesso no digital. Afinal, nós sempre aprendemos que “só vende quem aparece”. Mas eu vou te contar uma coisa: tem muita gente lucrando quando passa a vender sem aparecer!

Você já deve ter visto na internet ou escutado de várias pessoas essas frases:

  • “Você precisa postar mais”;
  • “Faz uns vídeos”;
  • “Sempre produza um story”;
  • “Seja um influencer”;
  • “Trabalhe a sua imagem pessoal”;
  • “A sua empresa depende do quanto você se mostra”.

Mas eu já adianto, esse é só mais alguns dos diversos discursos repetidos que as pessoas reproduzem quando não sabem do que estão falando. 

É claro que, quando você associa a sua imagem a uma marca, fica bem mais simples do público fazer o reconhecimento do seu produto ou serviço. Mas assim como isso pode ser uma vantagem, também pode se tornar um problema no futuro.

Isso porque a sua empresa passa a depender da sua presença constante, e desvincular as duas imagens acaba sendo um grande trabalho.

Por isso, se você quer trabalhar as suas vendas, mas sem precisar eliminar a timidez da sua vida, aqui eu vou te explicar quais as vantagens e desvantagens de vender sem aparecer, quais estratégias usar e alguns canais que você pode trabalhar.

Continue por aqui e aproveita o conteúdo!

Vantagens e desvantagens de vender sem aparecer

A venda sem exposição é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum no meio digital. Afinal, este é um mercado que está aberto para todos, e cada um deve explorar as suas potencialidades e reconhecer limitações quando o assunto é vender um produto ou serviço.

Seja para infoprodutores ou mesmo afiliados, a venda sem exposição pode ser uma solução mais confortável — o que não significa menos trabalhosa — para aqueles que enfrentam alguns medos, como:

  • Introversão;
  • Medo de perder a privacidade ou ser rejeitado;
  • Dificuldade em falar em público.

Assim, esse estilo de venda pode apresentar algumas vantagens, como:

  • Conforto na comunicação;
  • Proteção da sua imagem e de seus familiares;
  • Criação de uma audiência com maior fidelidade;
  • Trabalhar com diversos segmentos de produtos e serviços.

Do mesmo modo, vender sem aparecer pode ser uma estratégia com algumas desvantagens, como:

  • Dificuldade em gerar conexões;
  • Barreiras de confiança com o público;
  • Não desenvolver um posicionamento.

Mas veja bem: essas desvantagens só aparecem quando você não desenvolve uma estratégia estruturada. Por isso, a seguir eu vou te explicar o que você precisa trabalhar para ter melhores resultados.

Estratégias para vender sem aparecer

Quando você decide que vai vender sem aparecer, as regras do jogo nas vendas acabam mudando um pouco. 

Isso não quer dizer que, obrigatoriamente, o processo vai ser mais trabalhoso ou cansativo, mas que você vai precisar desenvolver algumas competências específicas com um maior nível de dedicação.

E para deixar essa explicação mais simples, aqui eu vou te apresentar algumas das estratégias mais importantes para que você possa vender sem aparecer ou sem usar qualquer estratégia de exposição.

Humanize a sua marca

“Rafa, mas como eu vou humanizar se eu nem quero mostrar meu rosto?”

Calma. Muita gente acredita que a humanização só acontece quando você mostra seu rosto todos os dias, está sempre presente nos stories ou compartilha cada minuto do dia a dia com o seu público. Mas não é bem assim.

A humanização vem da ideia de que, por meio da sua conta ou qualquer outro canal que você usa para fazer as suas vendas, as pessoas podem reconhecer que existe uma pessoa por trás das postagens, e não apenas processos automatizados.

E como fazer na prática?

  • Compartilhando depoimentos de clientes;
  • Divulgando a sua história com o produto ou serviço;
  • Abrindo e respondendo a caixinhas de perguntas;
  • Usando conteúdos visuais ou áudios em canais como WhatsApp ou Telegram.

Aqui o ponto é fazer que as pessoas entendam que existe outro ser humano do outro lado.

Produza conteúdos de qualidade

Aqui vale da ideia dos conteúdos ricos, que realmente entregam algum tipo de valor para o seu cliente. Afinal, o seu público precisa saber qual a utilidade do produto ou serviço que você está vendendo.

  • Ebooks;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • Pesquisas;
  • Calculadoras;
  • Kits.

Esses são alguns exemplos dos materiais que você pode trabalhar, e em nenhum deles você vai precisar aparecer para vender.

Outra forma de produzir esses conteúdos é por meio do compartilhamento de dicas e aprendizados, que além de trabalharem o ponto da humanização, ainda fornecem um caminho para chamar sua audiência para debater e compartilhar suas experiências.

Esteja presente para o seu público

Tire dúvidas, levante debates, mantenha um canal de comunicação aberto. 

Para vender sem aparecer e ter resultados de verdade, as pessoas precisam confiar em quem está produzindo ou divulgando o produto. 

Por isso, manter os canais de comunicação abertos é o melhor formato de fazer com que as pessoas comprem a sua ideia e confiem no que você comercializa.

4 formas de vender sem aparecer

Depois de registrar as principais estratégias que você precisa trabalhar, vamos aos canais e formatos que você pode usar para vender sem aparecer!

  1. Sites

O uso de sites para a venda é uma das formas de divulgar a sua marca e seus produtos gerando maior autoridade.

Quando você vai além das redes sociais e mostra para o seu público que trabalha com um canal mais robusto e confiável, a probabilidade de eles se conectarem com você é muito maior.

  1. Tutoriais

Não quer aparecer em vídeos? Tudo bem. Mas que tal gravar tutoriais sobre onde e como usar um determinado produto ou serviço?

Aqui você não vai precisar de muito, já que os tutoriais podem ser gravados a partir da tela do seu celular ou mesmo de um computador. 

E quando você grava com a sua voz, o resultado é ainda melhor!

  1. Artigos otimizados

Você já conhece o poder do SEO? Artigos otimizados são capazes de atrair o seu público e te colocar na primeira página do Google!

Com eles, você vai conseguir entregar conteúdos de qualidade, que ajudam a sua persona e permitem que você esteja posicionado nos primeiros resultados de pesquisas. Além disso, quando bem produzidos, eles conseguem gerar maior credibilidade para a sua marca e aumentar o nível de confiança do seu público.

  1. Anúncios

Por fim, um canal que você não deve deixar de lado são as redes sociais, aproveitando especialmente as possibilidades de geração de anúncios.

Ao fazer a segmentação, você vai conseguir alcançar ainda mais pessoas do que com apenas publicações orgânicas, aumentando as suas chances de vendas.

Mas para isso, você vai precisar usar a estratégia de produção de conteúdos de qualidade para ter resultados. Afinal, ao chegar no seu perfil, as pessoas precisam saber sobre o que você está falando, além de confiarem na sua imagem.

Vender sem aparecer não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Com as estratégias e direcionamentos que descrevi, você vai conseguir gerar resultados sem deixar que a timidez atrapalhe as suas vendas!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre vendas no digital? Confira esses artigos:

Escrito por Rafael Carvalho
Rafael Carvalho atua no mercado de marketing digital, educação online e infoprodutos desde 2011. Autor best-seller do livro Paixão S.A., ele também foi vencedor do prêmio Empreendedor de Sucesso, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. → Siga-me no Instagram @eu.rafaelcarvalho. Profile

Deixe seu comentário:

plugins premium WordPress