Gestão

Descrição de cargo para startups + modelo gratuito

Quer descobrir como fazer uma descrição de cargo e ainda baixar um modelo gratuito para aplicar na sua startup? Confira este artigo!

· 6 min leitura >
descrição de cargo

Você já parou para pensar em qual seria a sua verdadeira função dentro de uma empresa? O que você realmente precisa entregar, e de que forma? Ou como a sua equipe sabe o que precisa fazer para crescer no negócio?

Essas são algumas perguntas que já passaram pela cabeça de muitos profissionais, especialmente nas startups, que vivem um crescimento muito mais acelerado. E a solução para cada uma pode ser encontrada em um documento simples: a descrição de cargo.

Apesar de ser um documento negligenciado por muitos gestores, a descrição de cargo é fundamental para você entender o que cada pessoa da equipe deve fazer e oferecer um direcionamento de atividades e evolução dos colaboradores no seu negócio.

E para te ajudar, neste artigo eu vou te mostrar o que é a descrição de cargo, quais os seus benefícios, como fazer, o que não deve faltar no documento e ainda disponibilizar um modelo gratuito para que você aplique na empresa.

Bora lá!

O que é a descrição de cargo?

Durante a sua evolução, a grande maioria dos negócios passa por alguns problemas comuns, e um deles é não saber definir quais as atividades que cada colaborador deve executar.

E sabe aquela história do “cada um no seu quadrado”? Pois é, isso também é necessário em uma empresa.

A descrição de cargo, ou job description, é o documento usado para descrever as informações gerais sobre uma determinada função. 

Assim, ele serve como um “guia” que especifica o que um colaborador deve fazer, como deve entregar, quais os requisitos para ingressar neste cargo e as qualificações necessárias.

Dessa forma, você vai conseguir apresentar de forma muito mais clara o que é esperado de uma função e como ela se difere dos demais cargos.

Numa startup isso é fundamental. Afinal, nenhuma pessoa se mantém em uma empresa sem perspectiva de crescimento. 

E quando você mostra de forma objetiva o que ela deve fazer para crescer no seu cargo e alcançar novas posições, o processo de retenção de talentos é trabalhado da melhor maneira.

Além disso, você ainda pode utilizar este documento para servir como base para os mais diversos processos, como:

  • Elaboração de ferramentas de avaliação de colaboradores, como a avaliação de competências;
  • Estruturação de processos de onboarding de novos integrantes;
  • Guia para processos seletivos;
  • Criação de estruturas de benefícios e crescimento, como plano de cargos e salários.

Assim, este documento é o pontapé inicial para implantar diversas melhorias na sua startup.

Por que você precisa de uma descrição de cargo na sua startup?

Quando falamos em “documento”, é comum que as pessoas já pensem em burocracia e processos engessados. E essa é uma das primeiras ideias que os profissionais tem quando começam a pesquisar sobre a descrição de cargo.

Mas para que ela funcione, primeiro você deve quebrar esse conceito.

A descrição de cargo não é um documento que vem para dificultar as atividades ou deixar o trabalho mais difícil para algumas pessoas. Ela surge para organizar e padronizar as atividades e a atuação de cada profissional na empresa.

Ela é capaz de mostrar qual a parcela de contribuição de cada pessoa, seja para cargos que já existem ou mesmo para novas atividades no negócio.

A descrição de cargo faz parte do contrato de trabalho

A descrição de cargo não é um documento aleatório criado sem nenhum fundamento. O seu principal direcionamento vem do próprio contrato de trabalho.

Isso porque, sempre que você contrata um novo integrante, ele deve ser registrado de acordo com uma função determinada pelo Ministério do Trabalho, seguindo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO).

Dessa forma, a descrição de cargo utiliza as informações descritas na ocupação e destrincha as atividades de acordo com a orientações.

Por exemplo, o CBO do auxiliar administrativo e do gerente administrativo trabalham com orientações diferentes. 

Assim, ao construir a descrição de cargo para estas ocupações, você deve verificar as permissões e limites de cada atividade. Isso vai evitar diversos problemas trabalhistas com a sua equipe, como situações de desvio de função e acúmulo de atividades.

Além disso, este processo não impede a criação de novos cargos ou funções.

Isso serve para contratações CLT ou PJ. Afinal, independente do modelo de contrato, a sua equipe deve saber qual o desempenho esperado para a suas atividades.

Direciona treinamentos com maior objetividade

Você percebe que precisa treinar a sua equipe, mas não sabe por onde começar? É aí que a descrição de cargo te ajuda!

A partir da descrição de atividades, competências e entregas de cada colaborador, você vai saber quais os pontos necessários para estruturar o plano de treinamentos individual. 

Dessa forma, é possível visualizar de forma mais clara quais as lacunas de treinamentos e promover soluções que aumentem a produtividade e o desempenho da equipe. Assim, você evita desperdiçar recursos com capacitações que não fazem parte das necessidades do seu time.

Remuneração compatível com a função

Pensando em oferecer um aumento, mas não sabe quais critérios valiar? A descrição de cargo também vai te orientar neste ponto.

Através dela você vai perceber se as entregas estão sendo feitas dentro ou acima do padrão esperado, e se o desempenho do colaborador justifica uma mudança na remuneração. Afinal, esta é uma decisão que impacta diretamente no planejamento financeiro da empresa.

E se você não sabe o quanto oferecer para um novo cargo, este documento oferece uma orientação para remunerar de forma clara e conforme as especificações da função.

Além disso, é preciso lembrar que a descrição de cargo não deve ser percebida como um documento estático e imutável. 

Ao longo do processo de evolução da empresa, transformação das atividades e surgimento de novas necessidades para cada cargo, a descrição deve ser atualizada.  Assim, ela vai acompanhar a nova realidade da empresa e estar sempre presente como um lembrete do compromisso assumido entre contratante e contratado.

O que não pode faltar em uma descrição de cargo?

Como você percebeu, a descrição de cargo é um documento formal e que deve estar alinhado tanto as expectativas da empresa quanto a legislação. Dessa forma, existem alguns pontos essenciais que você deve incluir durante a elaboração do documento.

CBO da função

Como falei logo acima, a descrição de cargo nasce de um CBO. E para fazer a pesquisa do código da função, basta acessar o site do Ministério do Trabalho e digitar o nome da função.

Neste momento, é provável que você tenha algumas dificuldades em encontrar atividades compatíveis com funções mais inovadores, como head de marketing.

Assim, o ideal é que você conte com o apoio da sua contabilidade para encontrar a melhor descrição.

Principais atividades

Após inserir o CBO no documento, é preciso descrever as atividades do cargo de acordo com o dia a dia da empresa. Para isso, existem algumas perguntas-chave:

  • O que a função faz?
  • Quando faz?
  • Como faz?
  • Onde faz?
  • Por que faz?

O ideal é que você comece listando as tarefas, e depois realize esses questionamentos sobre a execução.

Experiência, competências técnicas, comportamentais

Depois de descrever o que o colaborador deve fazer, é preciso esclarecer quais são as habilidades e conhecimentos necessários para ocupar a função. E isso é respondido através da experiência, competências técnicas e comportamentais.

As competências técnicas, ou hard skills, representam os conhecimentos teóricos, adquiridos através de cursos, treinamentos, capacitações, formações, etc. Elas atentam a capacidade técnica que uma pessoa tem para assumir uma função.

Já as competências comportamentais, ou soft skills, estão relacionadas ao comportamento do indivíduo, sendo as características e forma como o colaborador se relaciona. Por exemplo, capacidade analítica, atenção, organização, gerenciamento do tempo, etc.

Para preencher estas competências, você deve analisar o perfil do cargo. Isso porque cargos diferentes possuem necessidades diferentes. Assim, um analista de qualidade não exige as mesmas competências que um analista de marketing.

Como construir uma descrição de cago?

A descrição de cargos revela a realidade de uma determinada função na empresa. Por isso, este é um documento único e personalizado para cada negócio, especialmente as startups.

Assim, não adianta pesquisar um modelo preenchido na internet ou copiar de uma outra empresa. Para que ela funcione de verdade, você precisa elaborar a descrição de forma personalizada.

E para isso, existem um processo a ser seguido. Veja o passo a passo:

Primeiramente, você deve entrevistar as pessoas que ocupam a função. A entrevista deve ser feita, preferencialmente, com dois ou três colaboradores de maior experiência, extraindo o maior nível de informações para que o documento seja desenvolvido da maneira mais adequada.

Após isso, você deve verificar o que se espera da atividade e o que está sendo realizado, fazendo algumas perguntas:

  • Os colaboradores estão entregando o que solicitamos?
  • Eles estão fazendo além da função?
  • Estas tarefas estão relacionadas com o CBO do cargo, ou existe um desvio de função?
  • Qual o perfil ideal para este cargo?
  • O que um colaborador precisa saber para ingressar nesta função (cursos, qualificações, certificados)?

Depois, você vai estruturar o documento com as informações e recolher a aprovação dos ocupantes da função e seus líderes.

Esta etapa é essencial, pois vai comprovar que o documento foi feito com base na realidade da equipe, além de apresentar para as lideranças a percepção dos liderados sobre as suas atividades.

Por fim, você vai precisar realizar a apresentação formal do documento e esclarecer possíveis dúvidas da equipe.

Como você viu, a descrição é essencial para formalizar e estabelecer um crescimento saudável para a sua empresa.

E você pode baixar um modelo gratuito de descrição de cargos e aplicar na sua startup!

Acesse aqui.

One Reply to “Descrição de cargo para startups + modelo gratuito”

Deixe seu comentário: