Sumário
Aumentar a carteira de clientes é um dos principais desafios de empreendedores que estão buscando escalar os seus negócios, e a prospecção ativa é a estratégia que pode render os melhores resultados nessa etapa.
Mas você sabe como funciona a prospecção ativa? Conhece os recursos utilizados e a finalidade de cada um deles?
Para te ajudar nessa etapa, criei um guia rápido com tudo que você precisa para aplicar a prospecção ativa e fortalecer a sua estratégia comercial. Continue a leitura e confira essas dicas poderosas que vão ajudar a dar um salto no seu negócio.
Afinal, o que é prospecção ativa?
Criada com base no método de Outbound Marketing, a prospecção ativa é basicamente uma busca ativa por clientes em potencial. Ou seja, você não espera, mas vai até eles.
O responsável por criar a estratégia de prospecção ativa foi o Aaron Ross, que na época implantou esse modelo no time de vendas da Salesforce.
Na prática, o que o Aaron fez foi montar um time dedicado a uma busca ativa de clientes, onde todos recebiam o estudo do cliente ideal e, a partir disso, uma parte do time ficava encarregada de levantar informações de contatos que correspondiam a esse perfil.
Com essa base de contato em mãos, uma parte do time mais voltada para fechamento de vendas deveria ligar ou enviar um e-mail para essas pessoas oferecendo os produtos.
Ao contrário da prospecção passiva, onde há toda uma preparação dos leads, a prospecção ativa é bem mais agressiva e costuma ter um impacto imediato nos resultados.
Quais as principais estratégias de prospecção ativa?
Existem dois principais recursos de abordagem para prospecção ativa, que são o cold mail e o cold calling. Veja a diferença entre eles:
Cold mail
O cold mail ou e-mail frio, é uma estratégia de envio de e-mails para uma base de contatos sem um relacionamento anterior, mas que mesmo sem essa ligação prévia com a empresa são considerados como clientes em potencial a partir de uma análise de pré-venda.
Cold calling
Também conhecido como chamada fria, o cold calling tem como característica uma ligação telefônica que busca convencer um cliente em potencial a realizar um negócio. Normalmente, esse contato é levantado previamente pela equipe de pré-vendas e atualmente também pode envolver uma tentativa de marcação de chamada por vídeo para uma demo.
Mas eu quero te alertar que o canal ideal para se aproximar dos seus clientes em potencial vai depender do comportamento de comunicação que o seu público mais utiliza.
Por exemplo, se o seu público-alvo tem como hábito o uso do e-mail como principal canal de comunicação, incluí-los em um fluxo de cold mail pode gerar mais resultados efetivos que cold calling.
5 dicas para colocar a prospecção ativa em prática
Como você pode ver, a prospecção ativa envolve diferentes recursos e é um verdadeiro processo que potencializa a atração de clientes em potencial para o seu negócio.
Por isso, para colocar a prospecção ativa em prática é importante que você tenha alguns passos em mente na hora de partir para ação.
Listei abaixo 5 passos simples que vão lhe auxiliar a pôr a prospecção ativa na sua rotina comercial. Confira:
1. Conheça seu público-alvo
Pode parecer clichê, mas é impossível realizar uma prospecção ativa bem sucedida sem conhecer o público-alvo.
E digo isso por diversos motivos, desde a criação de uma campanha assertiva até a otimização de um produto que ofereça a melhor experiência para o cliente, tudo passa por uma análise de quem vai consumir o seu produto ou serviço.
Inclusive, é esse conhecimento sobre o seu cliente que possibilita a criação de uma persona, o perfil que ajuda a guiar sua estratégia de marketing e vendas.
Para conhecer melhor seu público e fortalecer sua prospecção ativa, vale a pena investir em:
- Criação de formulários agregados a uma landing page que entregue um conteúdo rico;
- Estudo de hábitos de consumo;
- Teste A/B;
- Pesquisa de mercado.
2. Analise o mercado
Falando em mercado, outra dica importante para começar a aplicar a prospecção ativa no seu negócio é conhecer o seu segmento e analisar sua concorrência.
Claro que o seu sucesso mora no seu diferencial e como você busca proporcionar uma experiência única para seus clientes. Mas para chegar nesse resultado, vale a pena observar o que tem sido feito pelas empresas do segmento e como o mercado se comporta.
Essa análise gera insights poderosos, inclusive para que você perceba os gaps, aquelas oportunidades que sua concorrência não está enxergando ou não se dispõe a atender.
3. Segmente sua base de contatos
Lembra que eu falei mais acima sobre criar uma landing page e investir em formas de conhecer seus leads?
Além de criar essa oportunidade de conhecimento do seu público, essa ferramenta também é uma das principais formas de obtenção de contatos no mercado digital.
Mas não adianta só ter essa lista de contatos em mãos, é preciso saber como utilizá-la. E o primeiro passo é segmentar esses contatos.
Você pode utilizar diferentes critérios de segmentação, como:
- Demográfica;
- Geográfica;
- Comportamento;
- Psicográfica.
4. Invista em ferramentas digitais
Como você já deve ter percebido, uma das principais armas da prospecção ativa é o tratamento de dados, pois são eles que possibilitam a geração de informações que vão municiar sua estratégia de vendas.
Atualmente, uma base de dados e todos os conteúdos que proporcionam uma estratégia de inteligência comercial são grandes ativos de um negócio, pois isso é necessário saber como assegurá-los e utilizá-los de maneira eficiente.
E a melhor forma para fazer isso é adotando o uso de ferramentas digitais e automatizando seu processo de armazenamento de dados e geração de relatórios.
5. Faça follow-ups
Um dos recursos mais poderosos em vendas é o relacionamento com o cliente. Por isso, não abra mão de cultivar a aproximação com sua base.
Realize follow-ups com regularidade, invista em uma cadência de e-mails para manter sua base aquecida e pense em diferentes maneiras de engajar o seu público.
Além disso, esteja sempre atento às tendências do seu segmento, são esses movimentos que vão lhe dar o contexto para abordagem na hora da prospecção ativa.
Agora que você conhece detalhadamente a prospecção ativa e viu como é possível aplicar essa estratégia no seu negócio, que tal reforçar ainda mais seu arsenal de vendas?
Separei para você alguns conteúdos poderosos para fortalecer sua estratégia comercial e dar um grande salto de profissionalização na sua empresa. Confira:
- Smarketing: o que é e qual a importância para a sua agência;
- Sales Development Representative (SDR): o que é e suas responsabilidades;
- Rapport em vendas: o que é e como utilizar?;
- Playbook de vendas: como construir um para o seu negócio?;
- Inside Sales: o que significa e como adotar na sua agência;
- Objeções em vendas: o que são e como contorná-las?;