Empreendedorismo, Gestão

Gestão de negócios digitais: principais erros e como desenvolver

Descubra neste artigo os principais erros e 4 pilares para desenvolver e aplicar na gestão de negócios digitais!

· 3 min leitura >
Homem desenhando a gestão de negócios digitais

Ter um negócio online já é uma realidade comum para a maioria dos empreendedores, que costumam iniciar as atividades sem muito planejamento e acabam não sabendo o que e como aplicar estratégias e técnicas de gestão na empresa.

Afinal, existem inúmeras diferenças entre a gestão de empresas tradicionais e a gestão de negócios digitais, que exigem o desenvolvimento de um novo olhar para as particularidades do empreendimento. Por isso, é comum que os empreendedores acabem cometendo alguns erros que impedem o crescimento do negócio e estagnam os seus resultados.

E para que você evite cometê-los, neste artigo eu vou te apresentar quais são os erros mais comuns e quais os pilares principais para a gestão de negócios digitais de sucesso.

Aproveite o conteúdo!

4 erros mais comuns na gestão de negócios digitais

Ao trabalhar com empresas digitais, os empreendedores têm acesso a diversas vantagens e facilidades que permitem um crescimento mais acelerado do negócio, como:

  • Potencial de escalabilidade;
  • Custos reduzidos;
  • Maior alcance da marca;
  • Possibilidade de atingir novos públicos e entregar soluções sem as limitações geográficas;
  • Contratação de pessoas de diversos locais e com experiências variadas.

No entanto, assim como o gerenciamento de outros modelos de empresa, a gestão de negócios digitais é repleta de desafios a serem superados diariamente.

Seja pela falta de experiência ou orientação ideal, alguns empreendedores acabam cometendo erros que podem interferir significativamente na evolução da empresa e impedir o aproveitamento de oportunidades.

A seguir, eu vou te mostrar os erros mais comuns.

1. Controlar excessivamente

Um dos grandes erros dos empreendedores na gestão de negócios digitais é estabelecer um controle excessivo das atividades, mantendo uma postura de gestão tradicional e pouco produtiva.

Isso não quer dizer que os processos e pessoas não devem ser acompanhados, mas que eles devem apresentar uma abertura maior para que possam ser feitos, oferecendo autonomia para que as pessoas sejam responsáveis por seus resultados.

2. Falta de planejamento financeiro

Sem um planejamento financeiro, a sua empresa nunca vai saber o que deve alcançar e como elaborar uma estratégia de crescimento.

Quando estamos falando de planejamento financeiro, estamos nos referindo a tudo o que o negócio precisa realizar em um determinado período de tempo específico, definindo elementos como:

  • Lucro;
  • Despesas;
  • Plano orçamentário;
  • Perspectiva de faturamento;
  • Pró-labore.

Assim, um dos grandes erros dos empreendedores digitais é “esperar as coisas acontecerem”, acreditando na ideia de que o mercado digital é instável e sofre variações constantemente, e que por isso não é possível estabelecer um plano.

E para quem pensa dessa forma, qualquer cenário está bom. Afinal, quando você não define para onde vai, qualquer caminho serve.

3. Baixo investimento em pessoas e recursos

Por mais que as empresas digitais ofereçam maiores facilidades no processo de contratação de pessoas e implementação de tecnologias, ainda sim é preciso realizar investimentos para que as pessoas e processos possam se desenvolver e gerar resultados para o negócio.

Assim, a realização de investimentos inteligentes é essencial.

4. Não focar na experiência do cliente

Você já pode estar cansado de ouvir isso, mas grande parte do sucesso de empreendimentos digitais se baseia no quão satisfeitos os seus clientes estão com as entregas feitas.

Assim, o principal ponto é desenvolver um modelo que esteja sempre focando em oferecer uma solução de qualidade e que supere as expectativas. 

Para isso, o empreendedor que trabalha com a gestão de negócios digitais deve estar sempre buscando responder a uma pergunta:

O que nós podemos fazer para deixar o nosso cliente ainda mais satisfeito?

Como você conseguiu perceber, uma boa parte dos erros está relacionado a mentalidade do empreendedor. Assim, quando o empresário adota comportamentos que limitam a atuação da empresa, é bem provável que o negócio evolua até um determinado ponto, mas não consiga crescer.

Afinal, dentre os principais elementos que devem ser trabalhados na gestão de negócios digitais, está a flexibilidade.

Lembrando, flexibilidade não é perda de controle, mas a abertura para que a melhoria contínua possa ser feita.

Pilares da gestão de negócios digitais

A gestão de negócios digitais deve ser baseada em 4 pilares essenciais:

  1. Pessoas;
  2. Processos;
  3. Clientes;
  4. Finanças.

Para facilitar a visualização de como cada pilar está conectado, algumas metodologias desenvolveram estruturas que facilitam esta percepção. E uma delas é o Balanced Scorecard.

Também conhecido como BSC, esta metodologia dispõe as principais áreas da empresa através do formato de uma pirâmide agrupada em perspectivas, que possui como base as pessoas e com o objetivo principal de atingir os resultados financeiros.

E no que isso impacta na gestão de negócios digitais?

Por mais que os objetivos da sua empresa estejam relacionados ao aumento de indicadores financeiros como lucro e faturamento, você precisa entender como desenvolvê-los. Afinal, existem diversas engrenagens envolvidas no funcionamento de uma empresa.

Dessa forma, você precisa entender a empresa através desse esquema:

  • Os seus objetivos financeiros são importantes, mas eles nunca serão alcançados se você não satisfaz os seus clientes e entrega uma proposta de valor com excelência;
  • Para satisfazer os seus clientes, você deve trabalhar com processos internos eficientes que possam entregar mais resultados com menos esforço;
  • Os seus processos só podem ser melhorados quando as pessoas da empresa são capacitadas e percebem como podem agregar na empresa;
  • E para ter uma equipe de alta performance, você precisa investir em pessoas.

Manter a gestão de negócios digitais de forma eficiente não é tarefa simples, mas também não é impossível! E agora que você entendeu quais pilares deve abordar, é preciso investir em mais conhecimentos sobre como trabalhar cada um.

Então dá uma olhada nesses outros temas:

Deixe seu comentário: