Proposta comercial para infoprodutores: como fazer?

Uma proposta comercial é um documento usado para vender produtos ou serviços aos clientes. Quando isso é bem feito, as chances do potencial cliente confiar em você e adquirir a sua oferta são bem maiores.

Se você está procurando obter um “sim” na sua próxima proposta comercial como infoprodutor é importante escrever de forma persuasiva e entregar uma boa proposta de valor.

Continue a leitura do artigo e, ao final, você saberá exatamente o que é preciso para criar uma proposta vencedora!

Para que serve uma proposta comercial?

A proposta comercial é um documento enviado para um potencial cliente. Ele é usado para mostrar como a sua empresa pode resolver o problema de alguém por meio de um produto ou serviço ofertado.

Nele, o fornecedor deve concentrar todas as informações que auxiliarão o possível comprador em uma tomada de decisão. Apesar do nome, essa proposta é o famoso “orçamento” que conhecemos e recebemos na maioria das negociações.

Sendo assim, é importante caprichar na confecção da proposta comercial, a fim de evitar muitas objeções por parte dos clientes. Além disso, quando o documento é atraente, os clientes enxergam mais valor naquilo e ficam mais propensos a pagar mais caro.

Como criar uma boa proposta comercial?

Não é tão difícil desenhar uma proposta comercial. No entanto, é preciso estar atento a detalhes que fazem a diferença para conseguir convencer seu contato.

Lembre-se de que as primeiras impressões contam. Então, certifique-se de que sua proposta cause uma boa impressão desde o início.

Para isso, confira um passo a passo que preparei.

1.    Faça sua pesquisa e conheça seu público

Faça uma lista do que você precisa incluir

Antes de começar a escrever sua proposta, é importante dedicar algum tempo para fazer sua pesquisa e se preparar. Isso significa fazer uma lista de tudo que você precisa incluir em sua proposta.

Pense em quais informações a pessoa ou empresa para a qual você está fazendo o pitch precisará para tomar uma decisão. Você deve incluir, por exemplo:

  • Uma descrição detalhada do produto ou serviço que você está oferecendo;
  • Informações sobre sua empresa e equipe;
  • Análise de mercado e público-alvo;
  • Objetivos esperados com o projeto;
  • Plano detalhado com cronograma e orçamento.

Saiba o que você está pedindo e seja realista

Parte de fazer sua pesquisa é entender exatamente o que você está pedindo. Seja claro sobre o que você quer e seja realista sobre o que eles podem oferecer.

Se você está pedindo algo fora do escopo ou orçamento, há uma boa chance de sua proposta ser rejeitada. Mas se você puder mostrar que o que está pedindo é viável e faz sentido para as partes, é mais provável que obtenha uma resposta positiva.

2.    Seja claro, conciso e persuasivo em sua redação

Vá direto ao ponto

O primeiro passo para escrever uma proposta clara e concisa é ir direto ao ponto. Não encha sua proposta com informações desnecessárias ou tente “vender” um mundo de flores ao leitor.

Em vez disso, concentre-se em fornecer explicações claras e concisas do que você está propondo e por que é uma boa ideia.

Apoie seus argumentos em dados

Ao fazer reivindicações em sua proposta, certifique-se de apoiá-las com dados e pesquisas. Isso ajudará a tornar seu caso mais convincente e dará ao leitor confiança em sua capacidade de cumprir suas promessas.

Use uma linguagem persuasiva sem ser insistente

Sua linguagem deve ser forte e persuasiva, mas não insistente ou agressiva. Seja confiante no que você está propondo, mas também respeitoso com a pessoa ou empresa que você está apresentando.

Eles estarão mais propensos a ouvir se você parecer razoável e confiável.

3.    Prepare-se para as objeções dos clientes

Tenha um plano de backup caso sua primeira proposta seja rejeitada

Pedir o que você quer pode ser difícil, e às vezes as pessoas vão tentar negociar. É importante estar preparado para isso tendo uma resposta bem pensada para quaisquer objeções potenciais.

Se você puder antecipar o que alguém pode dizer e tiver uma resposta sólida pronta, isso fará com que você pareça mais confiante e persuasivo.

Ter dados ou pesquisas para reforçar seus argumentos também ajudará a convencer as pessoas dos méritos de sua proposta.

Quais os pontos de uma proposta comercial?

Uma proposta comercial deve ser clara e concisa, com foco nos pontos-chave que o cliente precisa saber. Existem vários elementos que devem ser incluídos em uma proposta comercial:

1. Um resumo executivo

Esta é uma breve visão geral dos principais pontos da proposta, destacando o que torna seu produto ou serviço único e por que ele é a melhor solução para as necessidades do cliente.

2. Descrição do problema

É aqui que você descreve o problema ou desafio que o cliente está enfrentando e como seu produto ou serviço fornecerá uma solução.

3. Solução proposta

Este é o espaço para falar sobre seu produto ou serviço em detalhes, incluindo seus recursos e benefícios. Certifique-se de se concentrar em como ele resolverá o problema do cliente ou atenderá às suas necessidades.

4. Orçamento

É aqui que você fornece detalhes sobre preços, descontos, condições de pagamento, etc.

Seja ser claro e direto sobre todos os custos envolvidos para que não haja surpresas mais tarde.

5. Plano de implementação

Neste ponto você vai descrever como e quando o produto ou serviço será entregue, incluindo quaisquer marcos ou prazos que precisam ser cumpridos.

É interessante fazer a inclusão de um cronograma realista para que ambas as partes possam planejar adequadamente.

6. Chamada para ação (CTA)

Esta é a sua última oportunidade de argumentar os motivos que farão com que o cliente escolha seu produto ou serviço em detrimento de outros. Inclua um forte apelo à ação que obrigue o leitor a dar o próximo passo.

Se você deseja aumentar suas chances de obter um “sim” para sua proposta de negócios, a preparação é fundamental.

Conheça seu público, faça sua pesquisa e seja claro, conciso e persuasivo em sua escrita.

Apresente um plano detalhado com cronograma e orçamento e resolva quaisquer possíveis objeções. Ao seguir essas dicas, você estará defendendo fortemente os motivos para que a sua proposta comercial seja aceita.

Quer aprender mais sobre este tema? Confira os seguintes artigos:

Rafael Carvalho

Rafael Carvalho é empreendedor digital há mais de 20 anos e desenvolveu dezenas de negócios na internet. É criador de diversos treinamentos online, com destaque para o método Lançamento Enxuto e a Mentoria Imparáveis, que são considerados os melhores treinamentos para quem deseja possuir um negócio lucrativo, honesto e saudável na internet.

Deixe seu comentário:

Este post tem um comentário

  1. Grasi

    Gostaria de ter um contato de uma empresa que elabore uma proposta comercial.